Se está buscando o que fazer em Belo Horizonte, se prepare para um mix de possibilidades que mistura passeios gastronômicos, boêmios, históricos e culturais. Se depender de nosso guia, sua agenda vai ficar repleta de experiências para se descobrir e o difícil mesmo será não ficar tentado a ir em todos. Vem ver!
Esteja você morando ou turistando por BH, saiba que o que não faltam são atividades para aproveitar sozinho, com os amigos ou com a família. A cidade oferece atrações para se aproveitar aos finais de semana, feriados, durante o dia, à noite, gastando muito, pouco ou quase nada.
Belo Horizonte é uma mistura perfeita de metrópole agitada e repleta de programações e uma cidade capaz de oferecer um contato inesquecível com a natureza, por meio de seus mirantes e paisagens. Por isso, selecionamos passeios que vão agradar tanto os que gostam de agitação, quanto os amantes da natureza. Veja abaixo!
Esporte, atividade física, passeio cultural ou aventura? Se você está procurando o que fazer em Belo Horizonte aos finais de semana, vai encontrar um mix de tudo isso. A cidade conta com espaços que abrem aos finais de semana e oferecem atrações para se aproveitar os dias de folga com toda a família. Veja abaixo as opções que separamos:
Quem pensa que o estádio mineirão, também conhecido como “Gigante da Pampulha”, serve apenas como palco de jogos de futebol está bem enganado. Além dos campeonatos esportivos, o espaço tem virado um verdadeiro ponto de lazer para os que gostam de aventura e esporte.
Um desses atrativos é a tirolesa do Mineirão. O equipamento foi instalado em 2021 dentro do campo de futebol, mas já tem atraído a atenção de famílias inteiras. Ela conta com cerca de 220 metros e permite a participação de pessoas a partir de 4 anos de idade.
Para completar, a estrutura do Mineirão ainda conta com o museu do futebol, um atrativo pago no qual os visitantes são convidados a conhecer a história do futebol e de situações marcantes que já se passaram no estádio. Além disso, o espaço ainda oferece uma esplanada. O local fica aberto gratuitamente aos finais de semana sem jogos e é um verdadeiro paraíso para quem gosta de andar de bicicleta e skate.
Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – São José.
Horário de funcionamento:
Se você nasceu em Belo Horizonte, já deve ter feito ao menos uma visita a esse local. Caso esteja de passagem por BH, com certeza já deve ter ouvido falar dessa atração. A Lagoa da Pampulha é um dos mais famosos pontos turísticos de Belo Horizonte, quiçá o principal deles!
A Lagoa da Pampulha reúne tantas atrações que somente uma visita não é suficiente para conhecer todas as experiências que esse pedacinho de BH nos reserva. Para começar, uma simples caminhada em sua orla, com direito a água de coco, já é um passeio e tanto. Mas além disso, vale também fazer uma parada em cada um dos pontos que formam o conjunto arquitetônico da Lagoa da Pampulha.
Além disso, a Lagoa também abriga outros espaços perfeitos para passar uma tarde com toda a família aos finais de semana. O Zoológico de BH é um desses pontos. Ele também possui um jardim botânico e fica localizado bem na orla da lagoa.
Para os que gostam de soltar pipa, andar de bike, caminhar ao ar livre ou simplesmente sentar na grama e fazer um piquenique, o Parque Ecológico da Pampulha é uma ótima opção! E para completar o passeio, uma visita ao Parque de Diversões Guanabara é parada também é parada obrigatória.
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima
Horário de funcionamento: Cada atração possui seu próprio horário de funcionamento.
Se você gosta de aventura, essa dica vai para você! A Serra do Curral é um dos cartões postais de BH que mais chama atenção pela presença da natureza. O espaço deu origem ao Parque da Serra do Curral, um local com mais de 400 mil metros quadrados que abriga trilhas e mirantes.
O Parque da Serra do Curral mantém um total de 10 mirantes, os quais podem ser acessados por meio de trilhas. Três delas podem ser percorridas sem a necessidade de guias acompanhantes. A caminhada pode até ser longa para chegar até os mirantes, mas as paisagens compensam qualquer esforço.
Do alto dos mirantes da Serra do Curral é possível avistar outros grandes pontos turísticos de Belo Horizonte, como a Lagoa da Pampulha, o Mineirão, O Parque Estadual da Serra do Rola Moça.
Endereço: Praça Estado de Israel – Av. José do Patrocínio Pontes, 1.951 / Bairro: Mangabeiras.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h).
As feiras de Belo Horizonte são verdadeiros pontos de encontro, já que nelas se reúnem pessoas de todas as idades e de todas as regiões da cidade. Se está procurando o que fazer em BH no final de semana, essa é uma atividade ideal! Prepare-se para um dia de compras ou, simplesmente, um tempinho para descansar e passear ao ar livre com os amigos e a família, já que algumas delas oferecem atividades de recreação infantil. Veja as feiras em BH que separamos para você conhecer!
A Feira Gastrô e Arte é um evento que acontece exclusivamente no bairro Buritis nessa reta final do ano. A iniciativa foi criada com objetivo de movimentar as vendas para os pequenos artesãos e produtores do bairro, além de criar um verdadeiro ponto de lazer para os moradores do Buritis e regiões vizinhas.
Hoje a Feira Gastrô e Arte já conta com cerca de 80 barracas de artesanato e gastronomia. Além disso, você vai encontrar um espaço kids super completo, com brinquedos infláveis e oficinas. A feirinha também é pet friendly, pois conta com um espaço recreativo especialmente montado para os cãezinhos que forem passear por lá.
As edições da Feira Gastrô e Arte acontecem todos os sábados, nos meses de novembro e dezembro, dentro de um dos galpões do UniBH, campus Buritis. Para melhorar, tem entrada gratuita e estacionamento liberado!
Endereço: Av. Professor Mário Werneck, 1685 – Buritis
Funcionamento: sábados, das 10h às 19h.
Procurando o que fazer em BH no domingo? Saiba que a Feira Hippie é uma excelente opção para se aproveitar pelas manhãs, afinal, você encontra de tudo por lá! Ela acontece, tradicionalmente, nesse dia da semana, quando mais de 1400 barracas são montadas ao longo da Avenida Afonso Pena. Essa quantidade de feirantes faz da Feira Hippie o principal mercado ao livre de Belo Horizonte.
A Feira hippie é dividida em 11 setores de artesanato e três de alimentação. Ou seja, haja fôlego para passear por todas as barracas. Mas uma coisa é certa, o passeio vale à pena! Principalmente porque, ao final dele, você pode descansar nas sombras das árvores do Parque Municipal, uma área verde que fica bem ao lado da feirinha.
Endereço: Av. Afonso Pena – Centro.
Funcionamento: domingo, das 7h às 14h.
É claro que em uma lista que fala sobre eventos e espaços para se aproveitar em Belo Horizonte, não poderia faltar um dos locais icônicos da cidade: o famoso Mercado Central! Ele surgiu ainda na década de 1920. A iniciativa era criar um ambiente que reunisse comerciantes que vendiam seus produtos em feirinhas menores pelo centro da cidade.
A ideia deu tão certo que hoje o Mercado Central é um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte. O espaço é super conhecido por suas bancas de queijo canastra, frutas exóticas do cerrado, doces em compota, artesanato e por aí vai! Hoje, o espaço conta com x lojas e uma praça de alimentação super conhecida entre os mineiros!
Além das bancas, o Mercado Central comporta barzinhos que acabam atraindo moradores de todas as idades e estilos! Por isso, uma dica imperdível é fazer um tour pelos bares que ficam localizados dentro do espaço. Ah! E não saia de lá sem experimentar o famoso bife de fígado com jiló!
Principais bares do Mercado Central
Endereço: Av. Augusto de Lima, 744 – Centro.
Funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 18h. Domingo, das 8h às 13h.
Gastronomia, boemia e cultura. Isso é um pouquinho do que você vai encontrar nas noites de Belo Horizonte. A cidade conta com uma série de restaurantes, bares e centros culturais que agitam os belorizontinos no período da noite. Se está procurando algo para fazer após os compromissos do dia a dia, veja abaixo!
Durante o dia, comércio de artigos artesanais, brechós e até lojas de fotografias. À noite, um espaço tomado por bares e restaurantes e um público para lá de descolado. Esse é o Mercado Novo. O espaço possui dois andares e corredores repletos de surpresas. É impossível conhecer todas as atrações de uma só vez. Por isso, a cada visita é uma nova descoberta.
Vinhos, chopps, sorvetes, pratos mineiros, drinks e petiscos. Isso é apenas uma provinha do que você vai encontrar por lá! O Mercado Novo hoje conta com 37 estabelecimentos, os quais se dividem em espaços para beber e espaços para comer. Veja abaixo alguns das principais lojas do Mercado:
Onde comer no Mercado Novo?
Onde beber no Mercado Novo?
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 505, Centro.
Funcionamento: quartas a sextas, das 17h às 22h. Sábado 11h às 22h. Domingo, 11h às 18h.
Boemia do bairro Buritis
Aos que preferem os bares, o bairro Buritis é parada obrigatória! A região passou por um boom de crescimento durante a década de 1990. Com isso, além de muitos moradores, o bairro também atraiu inúmeros estabelecimentos. Hoje, as principais avenidas do Buritis são conhecidas por reunirem diversas opções de bares que agitam as noites de BH.
Os playgrounds kids dentro do bares fazem sucesso na região. Afinal, nada melhor do que poder aproveitar a noite com toda a família, né! Outra grande atração dos bares do Buritis são as apresentações musicais. Por lá, é possível encontrar bar temático de rock, centros gastronômicos com diversos estabelecimentos dentro de um e espaços que aceitam pets.
O Circuito Cultural da Praça da Liberdade é uma ideia de passeio ideal para quem gosta de museus, centros culturais e apresentações artísticas. O circuito é composto por 27 espaços no total e cerca de oito deles ficam localizados bem ao redor da praça.
Nesse circuito, é possível visitar exposições de arte, teatros, apresentações musicais, museus de arte popular, sessões de filmes em um planetário e oficinas educativas voltadas para o público infantil. O fato é que existem atrações para todas as idades e a maioria das atividades funcionam em um período maior aos finais de semana.
Endereço: Praça da Liberdade, sem número – Funcionários.
O que achou de conhecer algumas opções do que fazer em Belo Horizonte? Esperamos que a essa altura você esteja com ainda mais vontade de experimentar todas as atrações que a capital mineira oferece. E que seguir a leitura sobre os bairros da região Oeste de BH? Aproveite a leitura!
Buritis
Tem agência dos Correios no Buritis? 6 sorveterias no Buritis para provar self service e gelatos Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis Padarias no Buritis: veja as 5 melhores opções do bairro Minas Tênis Clube e UniBH abrem a primeira escola de esportes do BuritisBelo Horizonte
Dia das crianças em BH 2024: veja 7 atrações culturais e de lazer! Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis 4 floriculturas de BH que oferecem de jardinagem à arranjos Novo hospital oncológico de BH pode abrir as portas no terreno do antigo Raja Grill 5 restaurantes temáticos em BH pra divertir adultos e crianças