Tirolesa BH: confira 3 locais para se aventurar na capital e região

As tirolesas em BH garantem a dose de adrenalina dos belorizontinos que querem ver a cidade e seus pontos turísticos das alturas! Belo Horizonte e suas cidades metropolitanas contam com tirolesas que variam de 100 a 800 metros de extensão. Tem opção para todo mundo!

Você gosta de viver nas alturas ou tem medo de encarar as paisagens do alto? Seja lá qual for o seu estilo, saiba que as tirolesas em BH são tão diversas que oferecem oportunidade tanto para os aventureiros, quanto para quem quer apreciar as vistas incríveis de BH de forma mais tranquila.

Se além de viver um pouquinho de aventura, você quer aproveitar lugares ao ar livre ao redor de BH, ou quem sabe passar o dia todo com os amigos e a família em restaurantes com clima e aparência de campo, tenha certeza que vai encontrar ótimas opções de tirolesa há poucos quilômetros de Belo Horizonte, em plena região metropolitana. 

E o que acha da ideia de aliar a aventura com o turismo? A maior tirolesa de Belo Horizonte fica localizada no alto de um dos principais pontos turísticos da cidade e termina em um dos mais famosos parques de natureza de BH. E tem mais! Até mesmo o “gigante da Pampulha”, apelido dado ao Estádio Mineirão, conta com uma tirolesa que agrada de crianças a adultos.

E para juntar todas essas boas opções de tirolesa em BH e nas cidades metropolitanas em um lugar só, nós preparamos uma lista com quatro locais que oferecem a aventura, a todos os tipos de preço. Confira a lista!

Onde tem tirolesa em BH? Confira 3 locais dentro ou próximos da cidade

  • Tirolesa Parque das Mangabeiras BH;

  • Tirolesa do Mineirão;

  • Tirolesa Solar do Engenho.

Agora que você já tem uma ideia do que vai encontrar por aqui, é hora de conhecer todos os detalhes sobre cada uma das tirolesas em BH que destacamos nessa lista. Você verá que são ótimos programas para aproveitar com toda a família. Vamos lá! 

Tirolesa Parque das Mangabeiras BH

Uma descida com mais de 100km por hora e uma vista deslumbrante de uma das maiores reservas de Belo Horizonte. Esses são apenas alguns dos atrativos que os visitantes vão encontrar nesse local. A Tirolesa Parque das Mangabeiras BH é a maior do estado de Minas Gerais, já que conta com mais de 800 metros de extensão e possui 70 metros de altura.

Mas ela não se destaca apenas por ser uma das mais radicais de BH e região. Além da aventura, os visitantes também podem contar com uma visão panorâmica de Belo Horizonte em dose dupla, já que a maior tirolesa de Minas Gerais fica localizada no alto do Mirante do Mangabeiras e, além disso, também garante um ângulo único para se apreciar os 337 hectares da maior área verde da capital. 

A infraestrutura da Tirolesa Parque das Mangabeiras BH é bem completa. Conta com quatro banheiros, uma lanchonete e uma van para levar as pessoas do estacionamento do parque até o mirante.

A atividade acaba com um pouso em plena praça de esportes, situada dentro do Parque das Mangabeiras. Por esse motivo, uma boa ideia para complementar a atividade é fazer um passeio pelo parque urbano.

Funcionamento da Tirolesa Parque das Mangabeiras BH: temporariamente fechada atualmente. Em dias normais a tirolesa funciona de terça a domingo. Os ingressos são vendidos a partir de R$50,00 e podem ser adquiridos através do site da empresa Tirolesa BH.  

Endereço da Tirolesa Parque das Mangabeiras BH: Mirante do Mangabeiras – Rua Pedro José Pardo, 1.000 - Mangabeiras.

Tirolesa do Mineirão

Imagina visitar o maior estádio de futebol de Minas Gerais e poder sobrevoar boa parte do gramado de uma maneira radical? Essa é a proposta da Tirolesa do Mineirão, a nova atividade trazida para trazer um pouco de aventura ao tour histórico que já atrai muitas pessoas para conhecer o espaço.

E o melhor é que a Tirolesa do Mineirão é uma atividade que pode ser aproveitada por toda família, já que a estrutura permite que pessoas a partir de quatro anos possam sobrevoar o gramado por meio da tirolesa. 

E se você gosta de aventuras mais moderadas, ela também é uma boa opção! A Tirolesa do Mineirão possui 220 metros de extensão e pode chegar até 45 Km/h. Por ser mais curta, ela é uma diversão garantida para todos os tipos de aventureiros.

Para os apaixonados por futebol, a nova Tirolesa do Mineirão traz uma maneira muito mais emocionante de percorrer o estádio. A estrutura começa no elo superior, com mais de 35 metros de altura, atravessa o campo e termina ao lado do gramado. É ou não é uma experiência para contar para as próximas gerações?

Funcionamento da Tirolesa do Mineirão: a tirolesa funciona aos sábados e domingos, das 11h às 13h30. Os ingressos são vendidos a R$60,00 e podem ser adquiridos na recepção do Museu Brasileiro do Futebol ou pelo site do Meu Mineirão

Endereço da Tirolesa do Mineirão: Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 - São José.

Tirolesa Solar do Engenho

Mas se o que você procura é aliar a aventura a um passeio mais completo, esse é um ótimo programa. A Tirolesa Solar do Engenho fica dentro de um hotel e restaurante day use, o qual é conhecido por seu clima de fazenda e suas atrações em meio à natureza. Ele fica em Sete Lagoas, mas pode ser facilmente acessado pela BR 040.

Vale lembrar que a Tirolesa Solar do Engenho é uma atração disponível tanto para quem pretende passar mais dias no hotel, quanto para quem pretende passar o dia no restaurante de comida tipicamente mineira. 

O espaço é muito extenso e conta com diversas atrações em meio à natureza, por isso, os 400 metros de extensão da Tirolesa Solar do Engenho proporcionam uma visão panorâmica do lago, dos animais e de toda a área que faz parte do hotel e restaurante. 

Por se tratar de um ótimo lugar para se passar a manhã e à tarde, vale a pena conhecer as outras atrações do espaço. Além da Tirolesa Solar do Engenho e o buffet servido à vontade, o local também conta com um lago, onde pode ser praticado pesque e solte e passeios a cavalo com acompanhamento de um profissional.

Funcionamento da Tirolesa Solar do Engenho: a tirolesa funciona aos sábados e domingos, das 8h às 17h. 

Endereço da Tirolesa Solar do Engenho: Rodovia BR 040 , Km 479 - Sete Lagoas.


Até aqui já deu para perceber o quanto essas Tirolesas em BH são diferentes entre si, não é mesmo? Por esse motivo, aqui vai uma última dica: aproveite cada uma delas em dias diferentes, mas não deixe de conhecer todas! Afinal, além de ser uma atividade radical, elas ficam localizadas em espaços com outras atrações imperdíveis. 


Mas saiba que essa é uma pequena mostra do que Belo Horizonte pode oferecer para quem está em busca de aventuras, viu? Aproveite para conhecer 4 trilhas em BH e região que vão te deixar pertinho da natureza!


Perguntas Frequentes

A tirolesa do Parque Mangabeiras está funcionando?
A tirolesa do Parque Mangabeiras permanece com as atividades suspensas desde a criação das primeiras medidas de isolamento por parte da Prefeitura de BH.
Qual a maior tirolesa de Minas Gerais?
A maior tirolesa de Minas Gerais fica no bairro Mangabeiras e termina dentro do parque homônimo. No total ela conta com mais de 800 metros de extensão e possui 70 metros de altura.