Conheça 7 mirantes em BH para ver a cidade do alto

Os mirantes em BH são conhecidos por oferecerem as melhores vistas dos belos horizontes que formam a cidade. A quantidade de morros e serras não deixam faltar espaços onde os visitantes podem contemplar a paisagem pertinho da natureza, ou até mesmo próximo às áreas urbanas. Vem conhecer cada uma das opções e saber qual delas mais te agrada!

Basta visitar um dos mirantes de BH para entender o porquê da cidade ter recebido um nome tão compatível com as paisagens vistas dos pontos mais elevados da capital! Inclusive, o ponto mais alto de Belo Horizonte fica há 1506 metros de altitude e pode ser acessado através de um dos inúmeros mirantes espalhados por aqui. Mas, se não é amante das alturas, não se preocupe, pois existem opções para você também!

Diferente das cidades que guardam seus mirantes apenas nos topos dos arranha-céus, Belo Horizonte oferece vistas maravilhosas da metrópole em lugares ao ar livre, onde é possível estar pertinho da natureza. Contudo, também é possível encontrar mirantes dentro do espaço urbano, uma ótima opção para aliviar a correria do dia a dia.  

Aqui você vai encontrar aqueles mirantes famosos pela infraestrutura e bastante visitados por moradores e turistas, mas também vai conhecer espaços que ficam escondidos dentro dos bairros, são menos frequentados, mas oferecem vistas surpreendentes, de tirar o fôlego! Veja a lista que preparamos:

Conheça 7 mirantes em BH

  • Mirante do belvedere BH

  • Mirante do vista do sol 

  • Serra do Curral

  • Mirante do bairro Buritis

  • Praça do Papa

  • Rua Sapucaí

  • Mirante Mangabeiras em BH

Agora que já sabe quais são os principais locais para se apreciar o pôr do sol de Belo Horizonte, ou simplesmente espairecer depois de um dia agitado de trabalho, veja mais detalhes sobre cada um deles e escolha qual mirante de BH vai conhecer primeiro!

Mirante do Belvedere BH

Aqui vai mais uma dica de um mirante não oficial, mas conhecido por muitos belorizontinos que gostam de ver a cidade do alto! Esse espaço fica no Belvedere, um dos bairros mais altos de Belo Horizonte. Isso, com certeza, já explica a vista incrível que é possível ver desse pedacinho de BH. 

Para chegar até o Mirante do Belvedere não tem erro! Apesar de não ter estrutura, nem comércios por perto, o local fica localizado em uma rua asfaltada e de fácil acesso para quem está de carro. Ou seja, é o mirante perfeito para quem não quer caminhar, nem percorrer trilhas para apreciar uma vista maravilhosa da cidade.

Onde: Avenida José Maria Alkimim

Funcionamento: visita gratuita, sem restrição de datas ou horários. 

Mirante do vista do sol

Esse é um daqueles pontos de BH que, aparentemente, não têm nada que chame atenção, mas basta olhar ao redor para perceber que é possível encontrar uma visão panorâmica de Belo Horizonte! O bairro Vista do Sol fica na zona Nordeste de BH, e pelo próprio nome que a região leva, já dá para perceber o que o mirante tem de mais especial: o pôr do sol!

O espaço não é de fato um mirante em BH, é apenas um ponto alto da região que proporciona uma vista ampla do próprio bairro e das regiões vizinhas. Se você tem medo de altura, não precisa se preocupar, pois para acessar o Mirante Vista do Sol, basta alguns minutos de caminhada pela Rua Arthur de Castro Cunha. Mas, mesmo assim, se você decidir visitá-lo durante o dia, vale a pena levar boné e água, porque o espaço é totalmente aberto e não tem abrigo para o sol.

Onde: Rua Arthur de Castro Cunha - bairro Vista do Sol.

Funcionamento: gratuito e sem restrição de datas ou horários.

Serra do Curral 

Além de cartão postal de BH, a Serra do Curral é o ponto mais alto de Belo Horizonte. Nela, ficam localizados três mirantes, os quais contam com toda estrutura para receber os visitantes que pretendem se aventurar pela maior área verde da cidade. O local conta com banheiros e, além disso, alguns dos mirantes podem ser acessados por pessoas com necessidades especiais. 

Os três mirantes da Serra do Curral são acessíveis apenas por meio de trilhas, por isso, o trajeto pode durar cerca de 40 minutos. Mas uma coisa é certa, viu? Basta chegar ao topo e observar a vista privilegiada para perceber que a caminhada vale super a pena! Os mirantes da Serra do Curral proporcionam uma visão panorâmica da cidade. Do alto dos mais de 1300 metros de altitude é possível avistar importantes pontos turísticos de Belo Horizonte, como o estádio Mineirão e a Lagoa da Pampulha. 

Onde: Praça Estado de Israel - Avenida José do Patrocínio Pontes, 1951 - Mangabeiras 

Funcionamento: Quinta a domingo, das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h), visita gratuita. 

Mirantes do bairro Buritis

O Buritis é um local conhecido por seu lazer gastronômico e área boêmia, mas o que muitos não sabem é que algumas regiões do bairro, além de proporcionar um forte contato com a natureza, também permite com que os moradores e visitantes descubram paisagens incríveis de Belo Horizonte. Além disso, dizem que o pôr do sol visto do bairro é inconfundível! 

Essas belas paisagens podem ser vistas de dois pontos do bairro. Ambos não são mirantes oficiais, mas são de fácil acesso. Tem opção para quem gosta de caminhar, mas também para quem deseja apreciar as vistas em um passeio de carro. Confira:

Mirante da Rua Gurupi: bairro Buritis

O mirante da Rua Gurupi fica em um dos pontos mais altos do bairro Buritis, mas seu acesso é facilitado, já que pode ser feito de carro. Ele fica em uma rua sem saída e recebe todos os cuidados da Associação de Moradores Canto da Mata. Por isso, é difícil encontrar o local sujo, por exemplo. Além disso, fica bem pertinho de uma reserva florestal, então não é difícil topar com algum animal silvestre no caminho até lá!

Onde: Rua Gurupi, sem número (rua sem saída) - Buritis

Funcionamento: gratuito e sem restrição de data e horário

Mirante da Rua Henrique Furtado Portugal

mirantes em bh - buritis

O mirante da Rua Henrique Furtado Portugal já é o tipo de mirante que se torna uma ótima opção para os aventureiros que gostam de uma caminhada. O espaço também não tem a estrutura de um mirante e deve ser acessado por meio de uma trilha, que fica localizada bem no final da rua. 

A trilha faz parte de um pedacinho da Serra do Curral, que pode ser acessada a pé, por meio do Buritis. De certo ponto da caminhada é possível chegar a um espaço aberto, de onde é possível ter uma visão privilegiada do pôr do sol na cidade! A trilha é considerada leve, já que as pessoas costumam levar até mesmo crianças, mas o ideal é não percorrer a trilha desacompanhado!

Onde: Rua Henrique Furtado Portugal - Buritis

Funcionamento: gratuito e sem restrição de data e horário

Praça do Papa 

Esse é um dos pedacinhos de BH mais visitados pelos belorizontinos. E o que não faltam são motivos! A visão que se tem desse ponto da cidade é incomparável, já que mistura um pouco dos prédios da área central e centro-sul, com a enorme área verde que faz parte da Serra do Curral. Mas não é só isso! O aspecto de praça, com pátio amplo e aberto, acaba sendo um ótimo atrativo para as famílias que gostam de levar as crianças para brincar. 

O real nome do espaço é Praça Governador Israel Pinheiro, mas foi batizado de Praça do Papa após o religioso ter realizado uma missa no local, na década de 1980. Ela fica localizada no Mangabeiras, bairro que está na lista dos mais altos de Belo Horizonte. Por isso, o local também é conhecido como mirante, já que está localizado a cerca de 1100 metros. 

Onde: Av. Agulhas Negras, s/n - Mangabeiras

Funcionamento: gratuito e sem restrição de data e horário

Rua Sapucaí BH

Essa dica vai para quem é fã de paisagens urbanas! A Rua Sapucaí fica localizada bem ao lado da parte central de Belo Horizonte, onde há a maior concentração de edifícios na cidade. Alguns desses prédios são muito conhecidos por servirem de tela para pinturas gigantes, as quais trazem muita cor para a infinidade de concreto. É nesse ponto que o espaço entra! A Rua Sapucaí é considerada um verdadeiro mirante de arte urbana em BH.

O mirante de arte urbana da Rua Sapucaí oferece uma vista privilegiada de seis murais coloridos, pintados na lateral de edifícios do centro de Belo Horizonte, com tamanhos que variam de 450 a 1700 m². Por lá, é possível avistar obras de Priscila Amoni, Milu Correch, Thiago Mazza, Marina Capdevila, Dms e Acidum Project. O melhor disso, é que você pode apreciar as obras e a gastronomia belorizontina ao mesmo tempo, já que nessa rua ficam inúmeros barzinhos com pratos e bebidas variadas. 

Onde: Rua Sapucaí - Floresta

Funcionamento: gratuito e sem restrição de data e horário

Mirante Mangabeiras em BH

Esse é mais um dos mirantes em BH que proporcionam uma boa estrutura para receber visitantes. O Mirante fica localizado no Mangabeiras, por isso leva o nome do bairro. Por se tratar de uma das regiões mais altas de Belo Horizonte, o espaço oferece uma vista panorâmica de toda a cidade. O local é equipado com dois decks de madeira que, juntos, somam 250m² de extensão e garantem um charme especial ao mirante.

Mas a aventura não para por aí! O Mirante Mangabeiras em BH possui uma tirolesa, atração garantida para adultos e crianças. Os visitantes saltam de 800 metros de altura e podem atingir uma velocidade de até 100 km/h. O trajeto termina na praça de esportes do Parque das Mangabeiras. O local funciona de 10h às 18h e os ingressos são vendidos a partir de R$50. 

Onde: R. Pedro José Pardo, 1000 - Mangabeiras

Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h, entrada gratuita.

Depois de conhecer os mirantes em BH mais famosos por sua estrutura e aqueles que ficam escondidos, mas reservam experiências surpreendentes, já escolheu qual deles vai visitar primeiro? Aqui vai a última dica! Depois de apreciar as vistas dos mirantes, aproveite para conhecer os parques de Belo Horizonte!