Região Oeste de BH: conheça seus 4 principais bairros

A Região Oeste de BH é conhecida por oferecer mais calma e tranquilidade do que as regiões da parte mais central da cidade e, além disso, ainda se destaca por oferecer muitos recursos aos moradores, já que possui as principais instituições educacionais de Belo Horizonte e diversificadas opções de lazer.  

A região oeste de BH possui mais de 308 mil habitantes, distribuídos em 63 bairros. Diante dessa vasta quantidade de opções, fica fácil entender que a região é capaz de agradar os mais diversos perfis de moradores, não é mesmo? 

Na Zona Oeste de BH, você encontra desde bairros mais verticalizados, com edifícios modernos e comércio variado, até locais mais tradicionais, com construções que revelam uma arquitetura da época em que a capital mineira começou a ser criada. 

A palavra de ordem dos principais bairros da região oeste de BH é qualidade de vida, isso pode ser observado através do próprio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região, o qual chega a 0,853. Esse dado é usado para medir o nível de educação, saúde e renda de determinado local. Quanto mais próximo de 1, melhor é a situação socioeconômica. Isso significa que os bairros da região oeste possuem ótima condição de desenvolvimento.  

E para te ajudar a conhecer melhor essa parte de Belo Horizonte, nós destacamos os bairros mais procurados da região oeste de BH. Vamos te apresentar uma lista com quatro opções bem diferentes entre si, mas capazes de agradar aos mais diversos perfis de moradores. Quer saber qual dos bairros da zona Oeste de Belo Horizonte é o mais adequado para você? Siga a leitura! 

Quais são os principais bairros da região oeste de BH?

  • Buritis;

  • Estoril;

  • Prado;

  • Gutierrez.

Bairro Buritis

Quem vive no bairro Buritis não precisa sair do local para quase nada! Isso é o que os próprios moradores da região defendem. O bairro foi criado na década de 1990 e, desde então, tem sido uma das regiões com maior desenvolvimento de Belo Horizonte. Ele pode ser considerado um prolongamento da zona centro-sul de Belo Horizonte, já que possui características semelhantes, e o acesso entre ambas as regiões é bastante facilitado. 

O Buritis esteve no topo dos bairros mais procurados de BH por cinco anos consecutivos. E esse título pode ser facilmente explicado. Ele possui uma ótima infraestrutura pública e ampla diversidade de comércios, serviços e áreas de lazer. Todos esses fatores ajudam a explicar porque o bairro está entre os mais valorizados de Belo Horizonte.  

Além disso, as ruas do bairro Buritis possuem características muito diversas. É possível encontrar desde vias mais sossegadas, bem próximas das áreas verdes do bairro, até ruas e avenidas com supermercados, farmácias e pontos de ônibus a poucos passos de casa. 

Vantagens de se morar no Buritis 

  • Parque Aggeo Pio Sobrinho: a segunda maior área verde de Belo Horizonte está localizada dentro do bairro Buritis. O parque é amplamente visitado pela comunidade, que ocupa os espaços realizando eventos e atividades esportivas.  

  • UniBH: a sede do Centro Universitário de Belo Horizonte atrai diversos moradores que chegam em busca de ter fácil acesso ao ensino superior. 

  • Av. Henrique Badaró Portugal: um dos principais polos boêmios de BH fica no Buritis. A Av. Henrique Badaró Portugal concentra diversos bares e restaurantes, oferecendo ótimas opções para quem procura por lazer perto de casa.

Bairro Estoril

Assim como o vizinho Buritis, o Estoril também é considerado uma extensão da região centro-sul de Belo Horizonte, já que faz fronteira com os bairros Santa Lúcia e São Bento e possui características semelhantes com a parte mais central da cidade. E tem ainda mais um benefício em comparação com os demais bairros vizinhos: o Estoril é conhecido por sua tranquilidade.

Os bairros Buritis e Estoril são tão próximos, que até mesmo os moradores acabam confundindo seus limites. Isso mostra que ambos têm características muito semelhantes entre si. Um ponto positivo, afinal, os comércios e instituições de referência do bairro Buritis, como o Shopping Paragem e a UniBH, acabam se tornando muito acessíveis para os moradores do Estoril.

Mas isso não significa que o Estoril não tenha seus próprios atrativos, viu? O bairro é dotado de amplos espaços de lazer que são capazes de unir boa infraestrutura e proximidade com a natureza em um só lugar. O Centro Municipal de Agroecologia e Educação Ambiental para Resíduos Orgânicos (Cemar) é um forte exemplo disso. No espaço são realizadas ações de plantio e oficinas, conduzidas pela própria comunidade.

Vantagens de morar no Estoril

  • Fácil mobilidade: O bairro Estoril tem acesso privilegiado a duas importantes avenidas de Belo Horizonte. A Av. Raja Gabaglia e a Av. Barão Homem de Melo são responsáveis por ligar a região oeste ao centro e a parte noroeste de BH.

  • Parque Bandeirante Silva Ortiz: Também conhecido como Parque Ecológico do Buritis, esse local de lazer está na fronteira entre o bairro Buritis e o Estoril. O espaço é dotado de área verde, equipamentos de ginástica e áreas de convivência.

Bairro Prado

Antigos casarões do século passado e modernos edifícios recém construídos. O bairro Prado é conhecido por conter a perfeita mistura entre prédios de arquitetura do início de 1900 e a modernidade das novas construções que chegam à região. E isso tem um porquê: o Prado é um dos bairros mais antigos de Belo Horizonte, já que suas ruas foram usadas para transporte dos primeiros materiais de construção da capital mineira. 

Além disso, o bairro Prado é considerado um dos mais tradicionais de Belo Horizonte. Ele é bastante conhecido por sua tranquilidade, já que muitas casas com quintais e jardins sobrevivem firmes e fortes em meio ao desenvolvimento do bairro. 

Nos últimos anos, ele tem sido visado pela indústria da moda, o que tem transformado o Prado em um dos principais polos de moda atacadista de Belo Horizonte. Além disso, o bairro Prado ainda abriga referências culturais para os belorizontinos, já que abriga a Academia de Letras João Guimarães Rosa, um espaço de cultura que abriga uma importante biblioteca, repleta de títulos mineiros e filosóficos. 

Vantagens de morar no Prado

  • Opções de educação básica e superior: O bairro Prado possui duas instituições de nível superior, a Faminas e a Faculdade Estácio de Sá. Além disso, também abriga uma das unidades do Colégio Tiradentes em BH.

  • Espaço boêmio: O bairro Prado também é conhecido por seus tradicionais bares, sendo que a maioria deles está localizada na Avenida Francisco Sales.

Bairro Gutierrez

O Gutierrez é mais um dos bairros que podem ser considerados como extensões da Zona Sul e Centro-sul de BH. Além disso, pode ser considerado o bairro mais extenso da região oeste, totalizando mais de 100 mil m². Toda essa proporção concede ao local uma ótima distribuição entre os edifícios comerciais e residenciais. 

Aliás, a combinação entre a área de comércio e moradia é um dos pontos fortes do bairro Gutierrez. Ele é um local majoritariamente residencial, mas em suas principais vias, como a Avenida Francisco Sá, se concentram inúmeras empresas dos segmentos de entretenimento, gastronomia e serviços.

Vantagens de morar no Gutierrez

  • Saúde: no bairro Gutierrez está localizado o Hospital Madre Tereza, centro de saúde bastante conceituado em Belo Horizonte.

  • Proximidade com polos boêmios de BH: uma das qualidades do bairro Gutierrez é a proximidade com grandes polos boêmios, localizados no

  • Praça Leonardo Gutierrez: a Praça Leonardo Gutierrez traz um clima de interior ao bairro, já que lá se concentra uma das igrejas mais antigas da região e boa parte dos comércios e serviços que o bairro oferece. 

Áreas verdes na região Oeste de BH

Os bairros da Zona Oeste de BH são conhecidos pela quantidade de ruas arborizadas e por concentrar importantes parques ecológicos da capital mineira. Ao todo, a região oeste possui mais de 11 áreas verdes. Elas possuem infraestrutura adequada para passeios em família e para prática de atividades físicas. 

Veja quais são os parques da Região Oeste de BH

  • Parque Aggeo Pio Sobrinho;

  • Parque Bandeirante Silva Ortiz;

  • Parque Halley Alves Bessa (Praça Márcio A Menin);

  • Parque Bairro Havaí;

  • Parque Estrela Dalva;

  • Parque Jacques Cousteau;

  • Parque da Vila Pantana;

  • Parque da Vila Santa Sofia;

  • Parque Ecológico Nova Granada;

  • Parque Ecológico Pedro Machado.

O que achou de conhecer os principais bairros da região oeste de BH? Esperamos que a essa altura você tenha tirado suas dúvidas sobre as vantagens de se viver nesse cantinho da capital mineira. E que tal conhecer mais a fundo o dia a dia no Buritis? Ele é um dos bairros mais procurados da parte Oeste de BH, e o Buritis Juntos divulga no Instagram notícias e dicas sobre a região, todos os dias.