Bairro Buritis: Tudo sobre o bairro mais procurado de BH

O bairro Buritis se manteve no topo dos bairros mais procurados de BH por mais de 5 anos consecutivos, e motivos para esse título são o que não faltam! Sua boa infraestrutura pública e a diversidade de comércios, serviços e áreas de lazer estão entre os motivos que mais agradam os moradores. 

Há quem diga que o bairro Buritis é uma cidade dentro de Belo Horizonte. Quem não o conhece pode achar engraçado, mas basta fazer uma visitinha à região para entender o porquê dessa fama. O Buritis é um bairro misto, já que é possível encontrar edifícios residenciais e comerciais em um mesmo local. Mas ainda que esteja em constante desenvolvimento, a região chama atenção por sua arborização e por guardar a segunda maior área verde de BH.

Desde o boom imobiliário que movimentou a região na década de 1990, o Buritis não parou de crescer. Passados mais de 20 anos, o bairro continua sendo um dos mais procurados pelos belorizontinos, principalmente por ser considerado uma das áreas mais novas e modernas de BH. Tudo isso acaba atraindo os mais diversos perfis de moradores. 

No Buritis, a comunidade é a mais diversa possível. Os mais jovens são atraídos pelas opções de universidades, ofertas de trabalho e aluguéis em conta. Os recém chegados encontram tudo o que precisam para se adaptar facilmente. Já aqueles moradores mais antigos não trocam a tranquilidade do bairro por nenhum outro lugar. 

O mais curioso é que, apesar de tamanha diversidade, o Buritis é conhecido por conter um enorme senso de comunidade, responsável por movimentar importantes ações comunitárias com envolvimento dos moradores. Isso já mostra que o Buritis é uma mistura de uma metrópole bem estruturada, com o clima de cidade do interior

Assim fica fácil ter uma ideia sobre as razões pelas quais o bairro Buritis é considerado um dos mais valorizados de Belo Horizonte, não é mesmo? Agora é hora de ver mais detalhes sobre a região e entender quais as vantagens de se morar no Buritis!  

História do bairro Buritis

A primeira e maior curiosidade sobre o Buritis está ligada à história do bairro. Hoje em dia, ao se observar um local tão urbanizado e movimentado, fica até difícil de imaginar que toda essa região fazia parte de uma única propriedade: a Fazenda dos Tebaidas, cujas terras somavam cinco milhões de metros quadrados.

Todo esse terreno pertencia a uma única pessoa: o químico industrial Aggêo Pio Sobrinho. Mas tamanha era a proporção da Fazenda, que a tarefa de administrar a enorme propriedade se tornou difícil para a família Ribeiro. Foi assim que, em 1976, parte da Fazenda dos Tebaidas foi loteada e deu espaço ao que, hoje, conhecemos como o bairro Buritis

A localização do novo loteamento era tão promissora que em pouco tempo, já no final da década de 1980, começava o boom imobiliário na região. É aí que surge a principal curiosidade sobre o Buritis. Hoje, quem observa a quantidade de edifícios que dominam sua paisagem, jamais imaginaria que o bairro possuía perfil unifamiliar, ou seja, predominantemente de casas. 

Essa história mudou em 1992, quando a Prefeitura de BH mudou a lei de zoneamento de terra, permitindo a construção de prédios na região. Dessa data em diante, o bairro se tornou um dos mais visados por quem estava procurando um novo lar. Isso explica como o Buritis se tornou o segundo bairro mais populoso de Belo Horizonte, de acordo com o IBGE

Onde estão as árvores Buriti?

Apesar de o bairro Buritis ter sido batizado com o nome dessa palmeira que domina as paisagens do cerrado de Minas Gerais, nunca houve um pé de Buriti na região. Mas então de onde vem o nome? A resposta é a literatura mineira! O bairro foi batizado por uma amiga da família e responsável pela Secretaria de Planejamento Urbano de Belo Horizonte.

Dra. Smaília de Moura Nunes gostava tanto das obras de Guimarães Rosa que pediu ao amigo e proprietário das terras, Aggêo Pio Sobrinho, que o bairro fosse batizado com o nome das árvores preferidas do escritor mineiro: os Buritis. Mas os significados podem ir além! A espécie também é conhecida ao redor do Brasil como árvore da vida, já que dela se aproveita desde o fruto, até as folhas.

Infraestrutura do bairro Buritis

Agora que você já conhece a história do bairro, fica mais fácil entender a velocidade com que o Buritis se desenvolveu. Seu alto grau de crescimento não atraiu apenas moradores, a região promissora também chamou atenção dos comerciantes e empresários. O resultado disso não poderia ser melhor!

Hoje, o Buritis oferece os mais variados tipos de comércio e serviços. As possibilidades são tantas que os moradores costumam repetir uma frase que resume perfeitamente esse fato: “Não preciso sair do Buritis para nada!”. E não é difícil entender o motivo. Por ser considerado um bairro misto, o Buritis oferece uma completa área comercial

Empresas no bairro Buritis

Na principal avenida do Buritis, a Avenida Professor Mário Werneck, ficam localizadas as principais opções de supermercados, padarias, lojas, academias, pet shops, restaurantes, bares, salões de beleza e demais empresas prestadoras de serviço. Mas além de todas essas opções, o local ainda oferece dois centros comerciais, que reúnem inúmeras lojas em um só lugar.

Centros comerciais no bairro Buritis 

  • Paragem BH: O Paragem BH é o maior centro comercial do bairro Buritis. O espaço contém 2 mil metros quadrados, 5 salas de cinema, 2 andares com mais de 60 lojas e, ainda, proporciona uma praça de alimentação com opções de restaurantes, lanchonetes, bombonieres e confeitarias. O local fica ainda mais completo com o atendimento prestado na nova área de serviços do shopping.

  • Via Werneck: O Via Werneck tem aspecto de galeria e oferece lojas de prestação de serviço, além de uma praça de alimentação com ótimas opções para quem deseja almoçar fora, sem precisar se deslocar para longe de casa.

Acessibilidade de transporte em Buritis BH

O Buritis é a mistura perfeita para os que procuram estar longe da enorme agitação dos bairros da região central da cidade, mas com vias de acesso suficientes para chegar ao centro de Belo Horizonte com facilidade. Conheça as vias de acesso ao Buritis!

Principais vias do Buritis

  • Av. Raja Gabaglia: A Avenida Raja Gabaglia é uma das principais vias de acesso ao Buritis. Através do bairro Santo Agostinho, ela liga a região central de Belo Horizonte à zona Oeste de BH;

  • Av. Barão Homem de Melo: A Avenida Barão Homem de Melo é a via que interliga o bairro Nova Suíça ao bairro Estoril, região que faz fronteira com o Buritis;

  • Anel Rodoviário: O Buritis dá acesso direto ao Anel Rodoviário, uma via com tráfego intenso, já que faz parte da BR-381, responsável por interligar Minas Gerais com Espírito Santo e São Paulo;

  • Av. Dom João VI: A Avenida Dom João VI liga a Avenida Tereza Cristina, na altura do bairro Cinquentenário à Avenida Aggeo Pio Sobrinho, uma das principais ruas do bairro Buritis.

Além de facilitar o acesso a outras regiões de Belo Horizonte por meio de importantes avenidas, o Buritis também oferece inúmeras opções de meios de transporte público, tanto através de linhas de ônibus, quanto metrô. Confira!

Principais linhas de ônibus do bairro Buritis  

  • 205: A linha 205 tem em seu itinerário uma parada no metrô, mais especificamente na estação Calafate;

  • 5201: O 5201 é uma linha de MOVE que passa por toda a Raja Gabaglia. O itinerário do ônibus 5201 Buritis atravessa o Centro de BH e tem ponto final no bairro Dona Clara;

  • 4150: A linha 405 passa pelo BH Shopping e o Shopping Del Rey.

Lazer no bairro Buritis em Belo Horizonte

Você é o tipo de pessoa que aproveita as opções de lazer da cidade, mas dá preferência para aqueles bares e restaurantes que ficam pertinho de casa? Então vai gostar de saber que o bairro Buritis é considerado um dos principais pólos de lazer e gastronomia de Belo Horizonte! Conheça as principais opções de restaurantes no Buritis:

Chalé da Mata

O Chalé da Mata é considerado por muitos o restaurante mais tradicional do bairro Buritis! Ele foi um dos primeiros empreendimentos a chegar na região, e por aqui permanece até hoje. Seu foco é servir a clássica comida mineira e, junto a isso, oferece um ambiente super aconchegante. O local possui um pequeno riacho e extensa área verde. A sensação é de adentrar uma fazenda do interior de Minas Gerais. 

Piu Braziliano

A melhor parmegiana de Belo Horizonte fica no bairro Buritis! O Piu Braziliano também foi um dos primeiros restaurantes a surgir no bairro e, desde então, tem se consagrado por servir um filé à parmegiana muito conhecido entre os moradores e belorizontinos. Mas esse é apenas um dos inúmeros pratos da cozinha italiana, servidos diariamente no restaurante.

Mercado da Boca

Em uma visita ao Mercado da Boca, é possível ter uma visão bem expandida da cozinha belorizontina. O centro gastronômico chegou recentemente ao bairro, mas já se tornou uma das principais atrações gastronômicas do Buritis. O local abriga sete diferentes restaurantes e bares em sua dependência.

Madero Buritis

Dois restaurantes do Grupo Madero acabam de chegar ao Buritis. O Madero Container e o Jerônimo Burger foram instalados na principal avenida do bairro. Além de possuir modalidade drive-tru, o local também possui amplo estacionamento e fácil acesso para quem mora no bairro. 

Bairro Buritis é um dos bairros mais procurados da cidade 

A essa altura do artigo, ficou fácil entender porque o Buritis é um dos mais valorizados de Belo Horizonte, não é mesmo? Vastas opções de comércio e lazer, facilidade de se locomover para outras partes da cidade, variedade de transportes públicos.Todas essas razões ajudam a explicar a alta procura por imóveis nesta região. 

De acordo com levantamentos feitos pela Câmara do Mercado Imobiliário de MG, o Buritis é considerado o bairro líder em comercialização de imóveis em BH. E tem mais! Em locação ele não fica para trás. A rotatividade de apartamentos para alugar no Buritis é alta, já que muitas pessoas apostam em imóveis na região como oportunidade de investimento.

Imobiliária especializada no Buritis

Você é uma pessoa que gosta de estar perto da parte mais agitada do bairro, ou aquela que prefere o silêncio e a proximidade com a natureza? Se está pensando em fazer do bairro Buritis o seu novo lar, saiba que, com certeza, há um pedacinho dele que é perfeito para suas preferências. 

Com o boom imobiliário que movimentou a região durante os anos 1990, uma série de imobiliárias enxergaram o potencial de crescimento do bairro Buritis e, por esse motivo, vieram se instalar no bairro. Hoje, existem cerca de 30 imobiliárias instaladas na região. Contudo, apesar da diversidade, apenas uma delas trabalha exclusivamente com imóveis no Buritis e bairros vizinhos. 

A VPR Imóveis é uma empresa que nasceu no bairro e, hoje, é considerada a única imobiliária especializada no Buritis, somando mais de 20 anos de experiência na região, e contando com profissionais capazes de apresentar muito mais do que um novo imóvel. Os consultores de venda e locação da VPR apresentam uma nova comunidade e um bairro repleto de possibilidades para quem está chegando.

Buritis Juntos: um projeto para antigos e novos moradores

Mas a especialização da VPR no Buritis não é apenas um título! Como vimos acima, o compromisso vai muito além de oferecer imóveis na região. A ideia é trazer para o Buritis pessoas que queiram fazer do bairro um lar ainda melhor para se viver. Foi nesse contexto que surgiu o projeto Buritis Juntos. 

O Buritis Juntos é um projeto que veio para facilitar a aproximação entre quem já considera o bairro Buritis como o seu lar há muitos anos e aqueles moradores que estão de chegada. Por meio do Instagram e dos grupos do Buritis Juntos, a comunidade consegue acompanhar as notícias e dicas sobre o bairro, além de participar de ações que geram a aproximação entre os vizinhos e o constante desenvolvimento do Buritis! 


Gostou de conhecer mais detalhes sobre o bairro Buritis? Esperamos que agora tenha entendido as razões pelas quais ele é considerado um dos bairros mais procurados de Belo Horizonte. Aproveite para acompanhar dicas e novidades sobre o bairro pelo Instagram do Buritis Juntos!