O que fazer em BH no domingo: 6 atividades gratuitas e pagas

Você está se perguntando o que fazer em BH no domingo? Pois senta que lá vem opções! A capital mineira não tem praia, mas está repleta de passeios gratuitos e pagos para pessoas de todas as idades se divertirem e saírem daquele famoso tédio que bate nesse dia da semana. Vem ver!

O que fazer em BH no domingo: conheça 6 dicas de passeio!

  • Chalé da Mata

  • La Vinícola Wine Bar

  • Circuito da Praça da Liberdade

  • Cinema Santa Tereza

  • Feira Hippie

  • Feira do Mineirinho

Passeios gastronômicos, estar perto da natureza, ou realizar alguma atividade esportiva ou radical? Seja lá qual for o seu tipo de programa favorito, saiba que Belo Horizonte tem uma opção certa para você que está procurando algo para fechar o final de semana com chave de ouro!

Na lista acima, separamos dicas de passeios que envolvem todo tipo de entretenimento. Tem dica para quem não dispensa um almoço em família no domingo, para quem gosta de tomar um vinho, para os amantes de atividades mais culturais e para os que gostam de bater perna e fazer compras. E o melhor é que a maioria dos passeios para se fazer em BH no domingo são gratuitos ou envolvem baixo custo. Vem ver!

Almoço de domingo em BH

Chalé da Mata

O Chalé da Mata é um dos restaurantes mais tradicionais do bairro Buritis. Localizado no lado Oeste de BH, ele surgiu na época em que o bairro era formado por árvores e nascentes. Por isso, ainda hoje mantém um pedacinho de natureza viva dentro de seu espaço. 

Aliás, esse é um de seus grandes diferenciais! O Chalé da Mata fica em um espaço bem arborizado, onde é possível encontrar até mesmo um pequeno riacho aos fundos, o qual pode ser atravessado por uma ponte. O restaurante é um verdadeiro refúgio verde em meio à urbanização de BH!

O restaurante Chalé da Mata é referência no ramo da tradicional culinária mineira, mas não são só os pratos do Chalé da Mata que remetem à Minas Gerais e à fazenda. A vasta área verde e a decoração rústica do local também oferecem a sensação de que os clientes estão em um verdadeiro sítio. Ah! Vale lembrar que o espaço conta até mesmo com playground kids.

Aos domingos, o forte do Chalé da Mata é o almoço self service. Por lá, é possível encontrar variedade de saladas, massas e pratos famosos na culinária mineira, como frango ao molho pardo, galinhada e galinha caipira.

Endereço:  Av. Engenheiro Carlos Goulart, 1123 Buritis.

Funcionamento: Domingo, das 11h às 17h.


La Vinícola Wine Bar

Vinho, conversa boa e mesinhas na calçada. Esse é o clima do La Vinícola Winebar! O espaço gastronômico fica em uma das avenidas mais queridas do bairro Buritis, a Av. Henrique Badaró Portugal, um local bastante frequentado por quem quer passear com o pet, levar os filhos para brincar, fazer uma caminhada ou, é claro, comer!

O La Vinícola funciona como winebar. Por lá, não tem essa de comprar uma garrafa de vinho e acabar tomando somente duas taças. Você só paga por aquilo que vai consumir! O espaço conta com diversos rótulos, nacionais e internacionais. Então pode ter certeza que você vai encontrar o seu gosto no La Vinícola.

Além disso, o La Vinícola possui uma pegada de gastrobar. Por isso, você vai encontrar um cardápio com pratos que caem muito bem para a hora do almoço. É possível encontrar iguarias que harmonizam bem com vinhos, como risotos, massas e carnes. 

Para completar, a hora de almoço no La Vinícola Buritis não tem hora para acabar. O espaço funciona em um horário bem flexível e fecha somente às 18h aos domingos.

Endereço: Av. Henrique Badaró Portugal, 143 - Buritis.

Funcionamento: domingos, das 12h às 18h.


Lugares para ir domingo à noite em BH

Circuito cultural da praça da Liberdade

Durante a semana, a Praça da Liberdade é tomada por moradores fazendo suas caminhadas, estudantes que vão para a praça no intervalo da aula e funcionários da região que procuram o espaço para descansar no horário do almoço. Já aos domingos, o espaço vira ponto de encontro para pessoas de todos os cantos de Belo Horizonte!

A Praça da Liberdade é mais do que um ponto turístico, ao redor dela estão centros culturais e museus que fazem parte de um circuito cultural super completo. Tem teatro, música, exposição, observatório e oficinas para todas as idades! E a boa notícia é que a maioria dos espaços de cultura que fazem parte do circuito também abrem aos domingos à noite!

Veja os principais espaços do Circuito Cultural da Praça da Liberdade 

  • Espaço do Conhecimento UFMG;

  • Academia Mineira de Letras;

  • Casa Fiat de Cultura;

  • Centro Cultural do Banco do Brasil;

  • Memorial Minas Gerais Vale.

Endereço: Praça da Liberdade

Funcionamento: cada espaço possui um horário de funcionamento.

Cine Santa Tereza

Se para você, domingo é dia de assistir filmes com os amigos ou a família, veja só essa dica! O Cine Santa Tereza é um dos poucos cinemas de rua que ainda resistem em Belo Horizonte. Hoje, ele é administrado pela Prefeitura da cidade, por esse motivo, todos os eventos promovidos por lá têm entrada gratuita. Basta retirar os ingressos no site da Prefeitura.

A programação de filmes do Cine Santa Tereza privilegia curtas e longas metragens de cinema independente. Além disso, é possível conferir tanto obras nacionais, quanto internacionais. As crianças podem contar com uma agenda especial, repleta de filmes infantis. Para completar, o espaço também realiza oficinas e outros tipos de evento dentro de suas dependências.

O horário de funcionamento do Cine Santê é bem flexível. Aos domingos é possível encontrar sessões à tarde e à noite. A programação das obras em cartaz podem ser conferidas dentro do site da Prefeitura.

Endereço: Rua  Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza

Funcionamento: Domingo, das 16h às 19h30.

Feira de Domingo em BH

Feira Hippie

Não há nenhum passeio mais tradicional em BH do que acordar cedo no domingo para bater perna na Feira Hippie e almoçar pastel ou medalhão na praça de alimentação do espaço! A feira, que acontece tradicionalmente aos domingos, já é quase um patrimônio para os belorizontinos, por isso, não poderia ficar fora da lista!

Na Feira Hippie é possível encontrar um pouquinho de tudo. Tem sapato, roupa, brinco, quadro, mesa, cadeira, cortina, pastel, espetinho e música! Tudo isso junto e misturado em um lugar só. Ao todo, são mais de 1300 barracas, divididas entre roupas, acessórios, decoração e gastronomia.

Para melhorar, é possível completar o passeio dando uma descansada dentro do Parque Municipal, espaço que também abre aos domingos. A Feira Hippie e o Parque Américo Renné Giannetti convivem juntos aos domingos na Av. Afonso Pena. Para ir de um lugar para o outro, basta um pulinho!

Endereço: Av. Afonso Pena, 1132 - Centro.

Funcionamento: domingo, de 7h às 14h.

Feira do Mineirinho

Gosta de samba? Então esse é o passeio de domingo perfeito! A Feira do Mineirinho também é um ícone para aqueles que procuram por produtos artesanais e gastronomia. Ela também funciona em outros dias da semana, mas o movimento mesmo acontece aos domingos!

Aliás, na Feira do Mineirinho o domingo começa cedo! Os mais de 400 expositores chegam ao espaço logo pela manhã. Já durante a tarde e à noite é hora dos shows. Normalmente, o local realiza apresentações de samba e pagode, as quais comportam mais de 2 mil pessoas sentadas.

Uma boa ideia para deixar o passeio ainda mais completo é tirar um tempinho para dar uma volta na Orla da Pampulha. Afinal, esse ponto turístico fica há poucos metros do Mineirinho.

Endereço: Avenida Antônio Abrahão Caram, 1000 - São Luís.

Funcionamento: domingo, das 8h às 18h.


O que achou de conhecer algumas opções do que fazer em BH no domingo? Esperamos que a essa altura você esteja com ainda mais vontade de experimentar todas as atrações que a capital mineira oferece no final de semana. Ah! Mas se você é fã da gastronomia mineira, aproveite para seguir a leitura e conferir 6 locais para almoçar em BH. Aproveite a leitura!