Parque Aggeo Pio Sobrinho: saiba tudo sobre a segunda maior área verde de BH

O Parque Aggeo Pio Sobrinho é simplesmente o segundo maior parque municipal de Belo Horizonte. Seus 600 mil metros quadrados de extensão são considerados uma enorme fonte de lazer e ecologia para os moradores e frequentadores do espaço. 

O mais curioso é que tamanha reserva ecológica fica localizada bem no coração do Buritis, um dos bairros mais populosos e edificados de Belo Horizonte. Os moradores e frequentadores da região têm a oportunidade de ter o Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho como o quintal de casa. Um verdadeiro privilégio, não é mesmo? 

Mas as curiosidades não param por aí! Além de ser considerado a segunda maior área verde da cidade, esse parque no Buritis possui uma peculiaridade. Sua área preservada é maior do que seu espaço de convivência, o que permite aos visitantes realizarem uma trilha guiada por dentro da reserva do parque.

Agora que você já entendeu que o Parque Aggeo Pio é um verdadeiro refúgio verde para aqueles que desejam entrar em contato com a natureza sem precisar sair da cidade, vamos te mostrar como você pode aproveitar ao máximo esse parque no Buritis.

Como o Parque Aggeo pio foi criado?

O Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho é relativamente jovem. Ele foi implantado em 1996, mas a delimitação de sua área foi definida durante o processo de loteamento que deu origem ao bairro Buritis. 

Sua reserva ecológica pertencia à Fazenda Tebaidas, posse do químico industrial Aggeo Pio Sobrinho. O que explica o nome com o qual o parque foi batizado.

Em entrevista ao Jornal Daqui, Aggêo Lúcio, um dos filhos do químico industrial, explicou que durante o processo de loteamento, foi exigido que a família preservasse terrenos para que fossem mantidas áreas verdes de reserva. Assim foi feito, mas com um detalhe. A família destinou à preservação uma parte muito maior do que a exigida pela legislação.

Anos mais tarde, por volta do começo da década de 1990, veio a decisão de cercar a área que futuramente se tornaria o Parque Aggeo Pio Sobrinho. 

O que você deve saber antes de chegar a esse parque no Buritis 

Ao todo, os belorizontinos têm acesso a mais de 70 parques em BH, os quais possuem suas normas e exigências. Por isso, para não correr o risco de receber uma notificação já na portaria do parque e ser obrigado a mudar os planos do passeio, é importante saber o que é ou não permitido dentro do espaço. 

Veja quais são as normas definidas pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica:

  • Antes de mais nada, é necessário realizar o agendamento. Conforme explicaremos mais adiante. 

  • Por conta da quantidade de animais silvestres presentes dentro do Parque, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os visitantes apresentem na portaria: carteira de identidade com foto e cartão de vacina, comprovando a imunização contra a febre amarela.

  • Levar animais domésticos ao parque não é permitido. Com exceção para os cães-guias. Esses podem circular na companhia dos portadores de necessidades especiais. 

  • Levar aparelhos de som e equipamentos de lazer como bicicleta, skate e bola é permitido, desde que seu uso aconteça nas áreas destinadas a esse fim e não coloquem em risco a segurança ou o bem-estar de outros visitantes. 

  • Soltar pipa é permitido, desde que não seja feito o uso de cerol ou outros fios cortantes.

  • O acesso ao parque é totalmente gratuito.

Qual é a infraestrutura do parque?

Agora que você já sabe quais são as normas para visitação do parque, é hora de conhecer melhor seus espaços e infraestrutura, a fim de programar quais atividades pode realizar durante a visitação. 

Veja quais são os espaços que o Parque Aggeo Pio Sobrinho oferece:

  • Pista de caminhada;

  • Área com equipamentos de ginástica;

  • Quadra poliesportiva;

  • Brinquedos infantis; 

  • Áreas de convivência;

  • Trilha em meio a reserva.


Mas atenção! Durante o período de pandemia, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica acabou bloqueando o acesso a alguns espaços que podem causar aglomerações, como área de ginástica, quadra poliesportiva e brinquedos.

Quais atividades podem ser feitas no espaço?

Uma coisa é fato, esse parque no Buritis pode ser considerado um local de lazer para toda a família! Além disso, sua infraestrutura garante diversão para aqueles que buscam descansar próximos à natureza, e para aqueles que gostam de praticar algum tipo de atividade em seu tempo livre! Veja alguns exemplos de atividades:

Contemplação da natureza

Respirar ar puro, ler um livro deitado na grama, ou simplesmente caminhar pelas áreas verdes. Todas essas são atividades possíveis de se fazer em contato com a natureza dentro do Parque Aggeo Pio Sobrinho. 

Basta chegar na entrada do parque para observar que a natureza é um dos elementos que mais se destacam no local. Além da enorme reserva com características de Mata Atlântica e Cerrado, o parque ainda possui aspecto de vale, isso porque o terreno é atravessado por três nascentes que formam o córrego Ponte Queimada.   

Piquenique

Se aquele tradicional piquenique com toalha estendida na grama é o tipo de atividade de lazer que te agrada, então já pode ir separando o lanche, porque o que não falta no parque aggeo pio é espaço.

O espaço possui uma extensa área de gramado, onde os visitantes costumam se sentar com os amigos ou a família e estender toalhas na grama, seja para tomar sol ou para poder lanchar em companhia.

Exercício Físico

A infraestrutura do Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho é um atrativo para aqueles que buscam praticar atividades em lugares ao ar livre em BH. A pista de caminhada, a quadra poliesportiva e a área de ginástica atraem de crianças a adultos. 

Por conta da pandemia, apenas a pista de caminhada se encontra disponível para ser utilizada pelos visitantes, já que não oferece risco de aglomeração por parte dos frequentadores do parque.

Soltar pipa

Durante o inverno, as pipas soltadas dentro do Parque Aggeo deixam o céu do bairro Buritis até mais colorido. Isso porque o local se torna bastante procurado pelos amantes dessa atividade.

Aos fundos do parque, existe um vasto pedaço de gramado destinado àqueles visitantes que desejam soltar pipa. O local é o mais indicado para a prática da atividade porque fica longe da rede elétrica. 

Vale lembrar que a organização do parque proíbe o uso de cerol e outros fios cortantes que podem colocar a segurança dos frequentadores em risco.  

Aniversário

Em períodos pré-pandemia, os moradores do bairro Buritis e demais frequentadores do Parque Aggeo Pio Sobrinho costumavam procurar o local para realizar festas de aniversário.

Tornou-se comum que aniversariantes se juntassem com seus amigos e familiares em torno de uma mesa de piquenique ao ar livre. Contudo, essa atividade deve comunicada e organizada de acordo com os critérios do Departamento Sudoeste da Fundação de Parques Municipais

Trilha do Parque Aggeo Pio Sobrinho

A enorme área preservada de Mata Atlântica e Cerrado é um dos principais diferenciais desse parque no Buritis. A reserva começa no fundo do vale. Basta dar uma olhadinha para entender de onde vem a quantidade de animais silvestres presente no local.  

Melhor do que poder estar lado a lado com esses animais, é poder caminhar pela área onde eles vivem. A administração do local realiza visitas guiadas pela mata responsável por ocupar a maior parte da área que pertence ao parque.

Essa é uma das trilhas em BH que leva os visitantes a conhecerem um pedacinho da Serra do Curral. Além de poder conhecer a flora do parque de perto, os aventureiros também acabam encontrando alguns animais pelo caminho. Veja algumas das espécies que compõem a fauna local:

  • anu;

  • quatis;

  • tatus;

  • gambás;

  • preás;

  • cuícas;

  • ouriços-cacheiros;

  • micos;

  • esquilos;

  • siriemas;

  • juritis. 


As trilhas de ecoturismo começa dentro do parque e acaba na nascente do córrego Ponte Queimada, no bairro Olhos D’água. Por isso, os interessados em caminhar pela trilha, deve entrar em contato com a zeladoria do parque. 

Parque Aggeo Pio Sobrinho agendamento

Por conta da pandemia do coronavírus, o acesso aos parques de BH está sendo regulado pela Prefeitura. Atualmente, 200 pessoas dentro do parque é a quantidade máxima de visitantes permitida. 

A fim de regular essa quantidade e evitar aglomerações, o Parque Aggeo Pio Sobrinho funciona apenas de quinta-feira a domingo, das 8h às 17h. Além disso, as visitas estão sendo marcadas mediante agendamento no site da PBH. 

O agendamento de visita aos parques de BH acontece de forma on-line, seguindo uma dinâmica específica: 

  • Os interessados devem acessar o site da Prefeitura e procurar por “Agendamento de visita aos parques”. 

  • Cada pessoa pode retirar no máximo 5 convites

  • O agendamento deve ser realizado 48 horas antes do dia de visita. Por exemplo: se você pretende visitar o parque no domingo, seus convites devem ser retirados na sexta-feira. 


Além disso, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica divulgou uma cartilha com medidas de prevenção a serem seguidas pelos frequentadores do parque. Confira os principais cuidados:

  • Usar máscara e levar objetos pessoais, como garrafinha de água;

  • Não realizar eventos ou atividades em grupo;

  • Os bebedouros devem ser utilizados apenas para encher garrafas e copos.


A essa altura já deve ter batido a vontade de visitar o Parque Aggeo Pio Sobrinho pessoalmente, né? Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a planejar essa visita da melhor forma! Aproveite para acompanhar mais notícias sobre esse parque no Buritis no Instagram do Buritis Juntos.

Perguntas Frequentes

É necessário agendamento para visitar o Parque Aggeo Pio?
Não é necessário realizar agendamento para visitar o Parque Aggeo Pio Sobrinho. Contudo, só é permitido entrar mediante a apresentação de comprovante de vacinação contra a febre amarela.
Pode entrar com cachorro no Parque Aggeo Pio Sobrinho?
Atualmente, a Fundação Municipal de Parques não permite que os usuários do Parque Aggeo Pio entrem com cãe ou outros animais domésticos dentro do local.