Parque Jacques Cousteau: de lixão ao 1° bike parque de BH

O Parque Jacques Cousteau tem poucos anos de existência, porém, muita história acumulada! Nos anos 1970, o espaço era utilizado como lixão, se transformou no primeiro jardim botânico de Belo Horizonte e, finalmente, tornou-se o famoso parque do Betânia, local que está ficando conhecido por suas trilhas de bicicleta. 

O Parque Municipal Jacques Cousteau é considerado uma das pérolas da Região Oeste de BH, área conhecida por guardar também o segundo maior parque da capital. Seus 335 mil m² de área preservada o colocam na lista de uma das maiores áreas verdes de Belo Horizonte. Aliás, seu paisagismo é o que mais chama atenção em seu espaço. 80% de toda área do Parque do Betânia é composta por vegetação. Isso explica a quantidade de trilhas encontradas no Jacques Cousteau. 

O espaço de lazer foi inaugurado oficialmente em 1999, mas sua história começa muito antes disso. O Parque Municipal Jacques Cousteau foi considerado um dos maiores lixões de Belo Horizonte por 20 anos. Na época recebia metade dos resíduos produzidos em toda a cidade. Já na década de 1970, o depósito de lixo foi desativado e o espaço foi transformado em um horto, responsável pelo cultivo de árvores que foram replantadas em toda BH. 

Ah, você conhece o Jardim Botânico de Belo Horizonte, que hoje fica localizado dentro do Zoológico da cidade? Até 2001, esse espaço ficava dentro do Jacques Cousteau. Hoje, o jardim botânico funciona em outro lugar, mas o Parque do Betânia continua sendo um importante viveiro. Todos os meses são produzidas cerca de 8 mil mudas, as quais continuam sendo destinadas a outras partes da capital mineira

Opções de lazer dentro do Parque do Betânia

Mas se engana quem pensa que o Parque Jacques Cousteau encanta apenas por seu paisagismo. O espaço é amplamente visitado pelos moradores do entorno do parque, já que possui infraestrutura para prática de exercícios físicos, brincadeiras infantis e, até mesmo, realização de eventos de menor porte.

Atividades para a família

Mas não são apenas os vizinhos do Parque Jacques Cousteau que desfrutam da área de lazer, pessoas de todas as partes de Belo Horizonte procuram o espaço para aproveitar um final de semana no parque com a família, e bem pertinho da natureza. 

O Parque Jacques Cousteau possui uma série de atrações para as crianças, já que além dos brinquedos do parquinho, também oferece amplas áreas verdes para prática de atividades de recreação ao ar livre, como soltar pipa e jogar bola. 

Atrações para crianças no Parque Municipal Jacques Cousteau

  • Escorregador;

  • Escalada;

  • Balanço;

  • Gramado aberto.

Esporte e eventos no Parque Jacques Cousteau

Há quem frequente o parque diariamente para realizar caminhadas ou ginástica nos aparelhos de academia da cidade, mas também há quem goste de reunir os amigos e os familiares para praticar jogos de grupo nos diversos ambientes de prática esportiva do Parque do Betânia. O que importa é que o espaço de lazer oferece opções para todo mundo!  

Espaços esportivos do parque  

  • Aparelhos de ginástica;

  • Quadra de basquete;

  • Pista de caminhada;

  • Teatro de arena.

A administração do parque é bem flexível quanto às práticas de atividade física dentro do espaço, contudo, algumas regras são divulgadas, a fim de zelar pelo bom funcionamento dos espaços comuns dentro do parque. 

Regras para prática de atividades esportivas dentro do Parque Jacques Cousteau

  • Jogar bola: a administração recomenda que os visitantes levem bolas leves, de plástico e que as brincadeiras não perturbem o bom funcionamento do parque;

  • Andar de bicicletas de aro 12, 14 e 16, somente nas áreas delimitadas para o exercício da atividade;

  • Uso de patins, patinetes ou similares é recomendado para crianças de até 12 (doze) anos de idade;

  • Soltar pipas: recomenda-se o uso de pipas de papel, somente nas áreas autorizadas, longe da rede elétrica e sem perturbar os demais usuários. Além disso, é proibido o uso de fios cortantes (cerol ou similares).

Plantar uma muda no Jacques Cousteau

Como falamos acima, o Parque Jacques Cousteau continua realizando um importante papel como viveiro de mudas. Por esse motivo, uma das atividades mais incentivadas pela própria administração do parque é que os visitantes possam marcar sua presença no espaço ao plantar novas mudas de árvores!


O Parque Jacques Cousteau movimenta um projeto no qual os aniversariantes são presenteados com uma muda cultivada pelos próprios jardineiros. Com a ajuda da administração, essas pessoas são convidadas a plantar a muda em uma área específica do espaço. Uma ótima atividade para entreter a criançada através de práticas ambientais. 

Primeiro bike parque de BH

Outro dos principais motivos pelos quais o parque é procurado por visitantes é a quantidade de trilhas de caminhada e de bike. Os 334m² de extensão do Jacques Cousteau proporcionam caminhos incríveis por dentro da mata, onde é possível ter um contato maior com as espécies da fauna e da flora do parque e, principalmente, praticar exercício físico ao ar livre. 

Foi fazendo uma dessas trilhas que o ciclista Ronan Bruzzi percebeu o potencial do espaço de lazer em se tornar o primeiro bike parque de Belo Horizonte. Com a ideia em mente, o passo seguinte foi reunir outros ciclistas que já frequentavam o lugar para criar um grupo de força tarefa para manutenção das trilhas.

E assim foi feito! Ronan criou o grupo Ciclismo Jacques Cousteau que, como o nome já diz, reúne outros apaixonados pelo esporte, que querem botar a mão na massa para recuperar as trilhas de bike que atravessam o local. O sucesso do grupo tem sido tanto que a própria administração do parque tem apoiado as ações.

Melhorias realizadas pelo Ciclismo Jacques Cousteau no Parque do Betânia

  • Confecção e implantação de placas de aviso;

  • Limpeza e manutenção das trilhas;

  • Plantio de novas mudas de árvore no parque.

Como acessar as trilhas do Parque Jacques Cousteau?

Outra incrível tarefa do grupo de voluntários conduzido por Ronan Bruzzi, foi realizar o mapeamento de cerca de 15 trilhas no Parque Jacques Cousteau. As trilhas variam de 1 km a 61 km de duração, e possuem diferentes graus de dificuldade. Além disso, as trilhas foram classificadas quanto ao tipo de atividade possível de ser realizada em cada um dos caminhos.

Tipos de trilhas dentro do Parque Jacques Cousteau

  • Mountain bike;

  • Trail Running;

  • Hike;

  • Multi utilidade. 

Para realizar o mapeamento das trilhas do Jacques Cousteau, o grupo utilizou o aplicativo Trailforks, no qual é possível acessar outras informações, como o nível de descida e escalada de cada caminho mapeado pelos ciclistas voluntários. 

Agendamento de visita ao Parque Jacques Cousteau 

A fim de regular essa quantidade e evitar aglomerações, o Parque Jacques Cousteau funciona apenas de quarta-feira a domingo, das 8h às 17h. Além disso, as visitas estão sendo marcadas mediante agendamento no site da PBH. 

O agendamento de visita aos parques de BH acontece de forma on-line, seguindo uma dinâmica específica: 

  • Os interessados devem acessar o site da Prefeitura e procurar por “Agendamento de visita aos parques”;

  • Cada pessoa pode retirar no máximo 5 convites;

  • O agendamento deve ser realizado 48 horas antes do dia de visita. Por exemplo: se você pretende visitar o parque no domingo, seus convites devem ser retirados na sexta-feira.

Esperamos que tenha encontrado todas as informações que precisava para conhecer o Parque Jacques Cousteau! O que acha de visitar outros parques da região Oeste de BH? O Parque Bandeirante Silva Ortiz é mais uma das opções para quem gosta de estar perto da natureza, sem precisar sair da capital. Boa leitura! 

Perguntas Frequentes

Como acessar as trilhas do Parque Jacques Costeau?
As trilhas do Parque Jacques Cousteau podem ser acessadas tanto a pé, quanto por bicicleta. Todas as trilhas mapeadas pela direção do parque possuem sinalização com placas, e passam por manutenção constantemente, a fim de evitar acidentes.
Como agendar visita ao Parque Jacques Cousteau?
Por conta da pandemia, a Prefeitura liberou a visitação aos parques de BH mediante reservas. Para vistar o Parque Jacques Costeau é necessário realizar agendamento por meio do site da Sympla. A reserva é gratuita e cada pessoa pode retirar até quatro ingressos.