Onde almoçar em BH: 6 locais com playground e área verde

Está decidindo onde almoçar em BH? Então vai gostar de saber que a cidade oferece a opção certa para todos os tipos de confraternizações, bolsos e preferências culinárias. Aqui você encontra restaurantes ao ar livre, pratos fixos e sazonais e locais preparados para receber crianças ou grandes grupos de pessoas. Vem ver!

Aniversários, confraternizações profissionais, encontrar amigos e a família ou simplesmente aproveitar a boa gastronomia. Todas essas situações são ótimas oportunidades de se reunir em volta de uma mesa com pessoas queridas para almoçar e jogar conversa fora, não é mesmo? 

Motivos para procurar lugares onde almoçar em BH é o que não faltam. Por isso, melhor ainda é saber que Belo Horizonte conta com uma diversidade enorme de restaurantes, nos quais é possível encontrar desde a tradicional culinária mineira, até restaurantes temáticos, veganos e contemporâneos.

Restaurantes para almoçar em BH

Mas não é apenas pela diversidade gastronômica que os principais restaurantes onde almoçar em BH se destacam. Esses locais ainda contam com algumas facilidades e diferenciais, capazes de atrair todo os tipos de público. Já avisamos que é quase impossível sair daqui sem encontrar um perfil que mais te agrada!

Por isso, separamos 6 restaurantes onde almoçar em BH, para você aproveitar um almoço ao ar livre, levar as crianças para se divertir ou simplesmente aproveitar um domingo ao lado de quem gosta. Confira a lista:

Restaurantes para almoçar em BH

  • Mercado da Boca Buritis

  • Chalé da Mata 

  • Xapuri

  • República da Esbórnia

  • O Italiano 

  • Porcão

Restaurantes com playground em BH

Mercado da Boca Buritis

O Mercado da Boca Buritis é um dos principais restaurantes do bairro Buritis. Considerado um centro gastronômico, o espaço conta com sete diferentes opções de restaurantes e bares, dentro de um mesmo espaço. Além disso, ainda é possível experimentar a culinária de várias partes do mundo, como as parrillas da Espanha, as pizzas da Itália, a confeitaria da França, os sabores naturais da Austrália e, é claro, a tradicional culinária mineira.

Mas o principal diferencial do Mercado da Boca Buritis fica por conta de seu playground. O espaço, criado especialmente para as crianças, conta com a supervisão de monitores infantis. Assim, os pequenos ficam entretidos, enquanto os pais apreciam os drinks e a gastronomia do espaço. 

Para completar, o Mercado da Boca ainda oferece o menu executivo, um cardápio especialmente criado para a hora do almoço. Nele, aparecem pratos de todos os restaurantes da casa. Uma ótima opção para quem visita o espaço pela primeira vez.

Endereço do Mercado da Boca Buritis: Avenida Professor Mário Werneck, 1973 - Buritis.

República da Esbórnia

Esse local fica no bairro Buritis e pode ser considerado como mais um dos locais onde almoçar em BH com a família. O restaurante República da Esbórnia é conhecido por suas carnes nobres grelhadas e suas cervejas artesanais

Além disso, as crianças têm diversão certa por lá! O República da Esbórnia conta com um dos playgrounds mais completos da cidade. O espaço é completamente coberto e oferece distração para crianças de variadas idades. Mas a melhor parte é que os pais podem aproveitar cada segundo sem preocupação, porque as crianças são assessoradas por monitores infantis. 

No horário do almoço, as opções são bastante variadas. O República da Esbórnia oferece tantos a opção a la carte, quanto refeições executivas. Atualmente, é possível encontrar cerca de doze pratos fixos diferentes. Para completar, o restaurante ainda conta com um buffet de salada livre para o período do almoço.

Endereço República da Esbórnia: Av. Professor Mário Werneck, 789 - Buritis.

Restaurantes ao ar livre em BH

Chalé da Mata 

Essa dica vai para os apaixonados por comida mineira! O Chalé da Mata é um restaurante famoso por seu buffet de pratos típicos de Minas Gerais. No horário de almoço, o espaço funciona no modelo self service e chama atenção pelas vastas opções de saladas e sobremesas. Além disso, também é muito procurado para realização de almoços empresariais. 

Localizado no bairro Buritis, a estrutura rústica do Chalé da Mata lembra o interior de Minas Gerais, já que seu espaço mantém uma pequena reserva aos fundos, onde é possível atravessar um pequeno riacho sob uma ponte de madeira. 

Bem ao lado desse riacho, ficam dispostas algumas mesas ao ar livre, para aqueles que gostam de contemplar a natureza, enquanto desfrutam de boa gastronomia. Além disso, também vale a pena conhecer o viveiro de pássaros que o restaurante mantém.

Endereço do Restaurante Chalé da Mata: Av. Eng. Carlos Goulart, 1123 - Buritis.

O Italiano

Encontrar espaços inspirados na culinária italiana em BH não é uma tarefa difícil. Mas este, em específico, possui qualidades muito atrativas. Quem visita o restaurante O Italiano consegue perceber a Itália nos mínimos detalhes: da decoração aos tradicionais pratos que compõem o cardápio, repleto de massas, carnes, peixes e frutos do mar.

O cardápio com certeza é um atrativo, mas não poderíamos deixar de destacar uma das melhores partes desse restaurante: seus ambientes sofisticados e aconchegantes. O Italiano possui uma pegada rústica industrial, algo que pode ser percebido tanto nas partes internas, quanto externas.

Aliás, as mesas ao ar livre do O Italiano são um espetáculo à parte. O restaurante oferece um contato bem próximo com a natureza, já que possui uma espécie de jardim, com uma árvore central e um paisagismo de tirar o fôlego ao redor das mesas. Além da experiência, o espaço também rende belas fotos para as redes sociais!

Endereço O Italiano: Rua São Vicente, 155 - Olhos D’água.

Almoço de domingo em BH

Restaurante Xapuri 

Almoço de domingo, combina com passeio em família, né? Por isso, esse espaço não poderia ficar de fora da nossa lista. O Xapuri é um restaurante premiado por sua tradicional comida mineira. Mas apesar de os pratos servidos a la carte serem o grande destaque, não é apenas por isso que o restaurante chama a atenção.

O Xapuri foi construído dentro de uma casa que lembra uma fazenda do interior de Minas Gerais. As raízes mineiras podem ser notadas desde a entrada rústica, até as cardas de ferro no fogão a lenha, onde os pratos são feitos. 

Além disso, o Xapuri conta com uma área kids e um centro de equitação, onde as crianças podem se divertir andando à cavalo ou de charrete. Mas as atrações ficam ainda mais completas por conta de sua localização, na região da Pampulha. 

O Xapuri fica há poucos metros de pontos turísticos de Belo Horizonte, como a Igrejinha de São Francisco de Assis e a Casa do Baile. Por isso, uma boa ideia para completar o passeio, é fechar o domingo fazendo um tour pelo Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Endereço do Restaurante Xapuri: Rua Mandacaru, 260 - Trevo.

Porcão

Para alguns, domingo é dia de comer churrasco. Por isso, uma das principais churrascarias de Belo Horizonte marca presença em nossa lista. O restaurante Porcão oferece tanto peças de carnes avulsas, quanto o tradicional rodízio com cortes como angus, ancho, picanha, cupim, costela, paleta de carneiros e vários outros cortes. 

E é claro que para acompanhar os belo cortes de carne, os acompanhamentos não poderiam faltar. No Porcão, os demais pratos são servidos em formato de rodízio e buffet. Neste último, é possível encontrar uma variedade enorme de frios, saladas, comida japonesa e frutos do mar. 

Além disso, domingo também é dia de acordar mais tarde, né? Então nada melhor do que sair de casa para almoçar sem ter que se preocupar com que horas o restaurante fecha. Por isso, a churrascaria Porcão funciona das 12h às 18h em todos os domingos

Endereço Porcão: Avenida Raja Gabaglia, 2671 - São Bento.


Já decidiu onde almoçar em BH ou ficou com ainda mais dúvida diante de tantas opções boas de restaurantes em Belo Horizonte? Pois aqui vai mais uma dica: como separamos opções tão diferentes entre si, vale a pena almoçar em cada uma delas. Aproveite para conhecer também as principais opções de restaurantes veganos em BH!