Restaurante vegano BH: veja 4 opções de espaços + dica extra

Encontrar restaurantes veganos em BH está ficando cada vez mais fácil. Se antes os veganos eram obrigados a procurar itens sem ingredientes de origem animal dentro dos cardápios, hoje eles podem contar com estabelecimentos especializados nesse tipo de alimentação!

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), 9% dos Belo Horizontinos se declaram vegetarianos em 2018. Quanto aos veganos, ainda não existe uma estimativa. Mas uma coisa é certa, a filosofia cruelty free tem se espalhado cada vez mais pela cidade, já que muitos restaurantes veganos em BH estão surgindo com a proposta de popularizar a alimentação livre de produtos de origem animal.

É claro que não poderíamos deixar de falar sobre a variedade de alimentos oferecidos nos cardápios dos restaurantes especializados em comida vegana em Belo Horizonte. A variedade é tanta que você vai se surpreender com as diferentes sobremesas, petiscos, almoços e jantares feitos à base de legumes e vegetais.

Além disso, os restaurantes veganos de Belo Horizonte vêm para reafirmar que comida vegana pode ser muito saborosa, e quebrar o tabu de que alimentos sem ingredientes de origem animal são caros e difíceis de encontrar. 

Para te apresentar algumas das opções com cardápio mais variado e surpreendente da cidade, nós montamos uma lista com os 5 principais restaurantes veganos em BH. Depois dessa lista, você nunca mais vai precisar optar, obrigatoriamente, pelas opções de saladas quando sair para comer. Vem ver!

Restaurante vegano BH

  • San Ro Restaurante;

  • Vila Tropical;

  • Las Chicas Vegan;

  • Camaraderia.

San Ro Restaurante

Esse é o estabelecimento perfeito para quem quer se aventurar por novos tipos de gastronomia. O San Ro é um restaurante vegano em BH, criado por um chefe tailandês, por isso, é muito comum também encontrar pratos influenciados pela culinária japonesa e chinesa (países que fazem fronteira com a Tailândia). 

Para aqueles que não comem nenhum tipo de alimento derivado de animais, o espaço serve o famoso sushi vegano. Mas, por se tratar de um restaurante self service, é comum que novas opções sejam oferecidas diariamente.

Além disso, o espaço possui características bem específicas em relação aos demais restaurantes. O San Ro trabalha exclusivamente com o modelo no qual os próprios clientes se servem, e segue a tradição budista de não utilizar alho e cebola como temperos dos pratos. 

Endereço do San Ro Restaurante: Rua Professor Morais, 651, Funcionários.

Vila Tropical Buritis

O Vila Tropical Buritis é um restaurante especializado em comida vegana, inspirado nas culinárias da Indonésia e da Austrália. Por isso, seu cardápio é recheado de cor, smoothies e outros pratos muito típicos nesses dois países.

Se você ainda está se adaptando ao mundo vegano e descobrindo com calma todas as possibilidades de uma cozinha livre de ingredientes de origem animal, o Vila Tropical é uma ótima opção, já que muitos produtos de seu cardápio lembram pratos que, tradicionalmente, contém carne na receita. 

Um dos principais atrativos do cardápio do Vila Tropical são os pratos tipicamente brasileiros, como o tutu mineiro e a feijoada. Mas o melhor é saber que eles não levam nenhum ingrediente de origem animal em sua receita, pois a cozinha do restaurante segue o “plant based”, ou seja, produzido essencialmente por vegetais, hortaliças e legumes.

Endereço do Vila Tropical: Rua Eli Seabra Filho, 510 - loja 4 - Buritis

Las Chicas Vegan

Não poderíamos falar sobre restaurantes veganos em BH e deixar de fora um dos primeiros estabelecimentos neste segmento na cidade. O Las Chicas Vegan é um restaurante vegano, inspirado no empoderamento feminino. Mulheres inspiradoras da sociedade aparecem estampadas nas paredes e, além disso, ainda dão nome aos pratos do espaço.

O cardápio do Las Chicas Vegan é um dos mais variados da cidade, já que na hora do almoço o restaurante serve “pratos do dia”, ou seja, é bem comum você encontrar receitas diferentes a cada vez que visitar o espaço. 

Mas, além da parte do cardápio que é variável, o Las Chicas Vegan também oferece uma série de pratos fixos, como porções, pizzas e variados drinks. Vale lembrar que o espaço também é bastante frequentado por quem gosta de happy hour, já que o restaurante fica localizado no edifício mais boêmio de BH, o Maleta.

Endereço do Las Chicas Vegan: Av. Augusto de Lima, 233 - Centro

Camaradería

O Camaradería é um restaurante vegano em BH, conhecido por oferecer releituras de tradicionais pratos da culinária brasileira e mineira, capazes de acreditar até quem come carne. Intitulado de gastrobar, o espaço ainda conta com uma excelente carta de vinhos, drinks e cervejas. 

Além da feijoada, tropeiro, moqueca e risoto livres de ingredientes animais, o Camaradería também conta com pratos que mudam a cada dia, no horário do almoço. Além disso, também é possível encontrar uma boa variedade de sanduíches veganos. 

Mas como não apenas de comida salgada vivem os veganos, os amantes de doce também estão bem servidos neste restaurante. O Camaradería oferece opções bem chamativas de sobremesas veganas, como cheesecakes, ganaches e gelattos.

Endereço Camaradería Gastrobar: Rua Cláudio Manoel, nº 555 - Funcionários

Onde encontrar produtos veganos em BH?

Como vimos, foi-se o tempo em pessoas veganas tinham dificuldade de encontrar opções de produtos e espaços voltados para o público que não pode ou opta por não comer carne, ovos, leite, mel e todos aqueles ingredientes que parecem insubstituíveis na cozinha.

Se ao invés de ir até um restaurante, você quiser preparar a sua comida vegana favorita no conforto de sua casa, saiba que isso é mais do que possível! A maioria dos ingredientes de origem animal já foram substituídos por outras mercadorias. Por isso, aqui vai nossa dica extra: armazéns especializados em produtos veganos e naturais em BH.

Venne Vegan

O Venne Vegan é uma fábrica de produtos à base de planta. Além disos, a marca é bastante conhecida como açougue vegano, já que seu carro chefe são os hambúrgueres, linguiças e outros embutidos produzidos sem ingredientes de origem animal, sem conservantes.

Provavelmente você já deve ter esbarrado com algum produto da Venne Vegan em alguns supermercados de Belo Horizonte. Mas o que talvez você não saiba é que eles mantêm um armazém repleto de produtos veganos.

A loja do Venne Vegan oferece uma variedade bem grande de carnes veganas, como carne de soja moída, frango vegetal, presunto de soja e bacon de cogumelos. Mas não para por aí! Além disso, o espaço também comercializa marmitas congeladas, salgadinhos veganos, espetinhos, pastel e, até mesmo, pratos feitos no horário do almoço.

Endereço da Venne Vegan: Rua Gregório de Matos, 228 - Santa Efigênia

Fito Alimentos Orgânicos

A Fito Alimentos Orgânicos não é necessariamente uma loja de produtos veganos em BH, mas oferece diversas opções de ingredientes naturais, os quais ajudam a compor pratos da culinária vegana. 

A Fito Alimentos é conhecida por oferecer tudo o que há de mais variado quando o assunto é vegetais sem agrotóxicos. Mas não é só isso! A loja de produtos orgânicos também faz parceria com outras produtoras de alimentos naturais. Por isso, o espaço conta com uma grande variedade de chás, farinhas, biscoitos, sementes, barrinhas de cereal e outros snacks veganos.

Endereço da Fito Alimentos: R. Rio Grande do Norte, 982 - Funcionários

A essa altura você já deve ter escolhido qual restaurante vegano em BH vai visitar primeiro, né? Mas não deixe de ir em cada um, pois eles oferecem propostas muito diferentes dentro do mundo vegano, por isso, vale experimentar todos! Aproveite para acompanhar outras dicas sobre Belo Horizonte em nosso blog!