Restaurantes no bairro Buritis em BH: conheça 10 opções que vão de culinária tradicional à vegana

O crescimento do número de restaurantes no bairro Buritis em BH tem feito da região um importante polo de lazer e gastronomia para os moradores e frequentadores da Zona Oeste de Belo Horizonte. Mas não é só a quantidade de opções que chama a atenção, a variedade gastronômica também tem atraído a atenção dos belorizontinos.

Uma coisa é certa, os moradores e frequentadores do Buritis não precisam sair do bairro para encontrar uma culinária que vai de A a Z. Da cozinha tradicional mineira a restaurantes veganos e de comida japonesa.Tem opções para todos os tipos de público! 

Pare um segundo e pense na sua comida favorita! Pensou? Provavelmente você vai encontrá-la em um dos 10 restaurantes no Buritis que separamos nesta lista, confira!

10 opções de restaurantes no bairro Buritis em BH para se conhecer

  1. Chalé da Mata

  2. Mercado da Boca

  3. Madero 

  4. Piu Braziliano 

  5. Boi Werneck

  6. Canto de Mainha

  7. Rancho Fundo

  8. Kinoko

  9. República da Esbornia 

  10. Vila Tropical 

Só de dar uma olhada na lista já dá para perceber que no bairro tem um pouquinho de tudo, né? Agora que você já sabe quais são as opções de restaurantes no Buritis, é hora de conhecer mais detalhes sobre cada um e escolher onde comer no Buritis no final de semana!

1- Chalé da Mata 

O Chalé da Mata foi um dos primeiros restaurantes a chegar no Buritis. Na verdade, há quem diga que ele foi o primeiro! Em seu começo, lá em 1972, o Chalé da Mata era bem diferente da forma como é conhecido hoje. Foi por muito tempo a única opção gastronômica para os operários que trabalhavam nas construtoras que começaram a erguer o bairro Buritis do zero. 

Naquela época ele funcionava como um bar, mas foi o Chalé da Mata foi crescendo e adquirindo características de restaurante de culinária tradicional mineira. Hoje é referência em Belo Horizonte nesse ramo e já conquistou o coração de várias gerações de moradores do bairro Buritis. 

Mas não são só os pratos do Chalé da Mata que remetem à Minas Gerais e à fazenda, a vasta área verde e a decoração do local também ajudam a oferecer a sensação de que os clientes estão em um verdadeiro sítio. Além da decoração rústica, o restaurante ainda conta com um pequeno riacho, viveiro de pássaros e playground.

Onde: Av. Engenheiro Carlos Goulart, 1123 Buritis - Belo Horizonte/MG

Funcionamento: Almoço de segunda a sexta, das 11h às 16h e happy hour de terça a sexta, a partir das 17h.

2- Mercado da Boca

O Mercado da Boca, por outro lado, é uma das últimas novidades gastronômicas do bairro Buritis. O espaço tem um conceito diferente de um restaurante tradicional, pois reúne vários nomes da culinária, confeitaria e coquetelaria em um mesmo lugar. 

Confira quais restaurantes fazem parte do Centro Gastronômico Mercado da Boca: 

  • Adega Guga Buritis: o espaço é comandado pelo sommelier Guga Souza, uma ótima opção para quem gosta de fazer harmonizações com os pratos dos demais restaurantes. 

  • Doce Carol Ateliê Buritis: o ateliê Doce Carol oferece um cardápio de sobremesas gourmet repletos de tortas e bolos. Também é possível realizar encomendas!

  • Lolita Bubble Gin Buritis: Essa coquetelaria fica localizada bem ao centro do espaço. O cardápio promete agradar aos amantes de bebidas quentes, pois há várias opções de drinks com gin, vodka e whisky.

  • Parilla Tapa Buritis: Esse restaurante oferece a mistura perfeita entre a culinária argentina e espanhola. Seu cardápio é composto pelas tapas, como petisco, e diversas carnes preparadas na parrilla. 

  • Popolare Pizza Buritis: A Popolare traz os ares da cozinha italiana através de suas pizzas salgadas e doces.

  • Rotisseria Central Buritis: O forte da Rotisseria Central é a culinária mineira, mais precisamente na “cozinha mineira de raiz”. Seu cardápio está sempre variando, pois acompanha a sazonalidade dos ingredientes.  

  • Uluru Cafe Brunch Buritis: O café serve pratos super coloridos, inspirados na gastronomia australiana. Além dos bowls e smoothies, o espaço também marca presença no menu executivo.

Onde: Av. Prof. Mário Werneck, 1973

Funcionamento: de segunda a sábado, de 11h às 19h.

O Mercado da Boca Buritis possui como diferencial um espaço kids com playground. Esse espaço não está presente em outras unidades, como no bairro Santa Tereza e Savassi. A novidade faz do espaço ainda mais atrativo para passeios em família.

3 - Madero
Restaurantes no bairro Buritis em BH

O Madero no Buritis é a última novidade gastronômica no bairro Buritis e mais uma das ótimas opções de onde comer no Buritis. O prestigiado restaurante de hambúrgueres artesanais construiu unidade na avenida mais movimentada do bairro. O espaço é amplo e de fácil acesso. 

O Jerônimo Burger é outro dos restaurantes do grupo Madero que está operando no mesmo local. O espaço garante a facilidade e a comodidade de um estacionamento com capacidade de 15 carros, para acesso dos clientes. 

Tanto o Madero, quanto o Jerônimo são restaurantes do mesmo grupo. Ambos oferecem “the best burger in the word”, slogan pela qual o grupo Madero se tornou conhecido. O foco é oferecer uma linha completa de sanduíches gourmet, feitos com ingredientes de alta qualidade e sem conservantes.  

Onde: Av. Professor Mário Werneck, 1080 - bairro Buritis.
Funcionamento Jerônimo Buritis: domingo a quinta, das 7h às 23h. Sexta e sábado, das 7h às 00h.
Funcionamento Madero Buritis: 
domingo a quinta, das 11h às 23h. Sexta e sábado, das 11h às 00h.

4 - Piu Braziliano

Já ouviu falar na melhor parmegiana de Belo Horizonte? Se já ouviu, com certeza você já conhece o Piu Braziliano. O filé à parmegiana, coberto de queijo presunto e molho é o principal prato servido no restaurante inspirado na cozinha italiana.  

A casa é comandada pelo Ricardo, conhecido carinhosamente pelos clientes e moradores do bairro Buritis como Piu. Ele montou o espaço em 2003 e, desde então, permanece no mesmo ponto na Av. Prof. Mário Werneck, a principal via do bairro Buritis. 

O Piu sempre está por lá, servindo pessoalmente os pratos do cardápio. Cardápio esse que vai muito além do filé à parmegiana. Além dos tradicionais pratos italianos que podem ser perdidos à lá carte, o lugar oferece uma variedade enorme no serviço self-service, no horário do almoço.   

Se você gosta de culinária e ambiente aconchegante e tradicional, pode ter certeza que vai encontrar tudo isso para curtir um almoço ou um happy hour dentro do restaurante Piu Braziliano.
OndeAv. Professor Mário Werneck, 1441, Buritis.
Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 19h.

5 - Boi Werneck

É claro que os amantes do bom churrasco também seriam contemplados nesta lista! O Boi Werneck é uma casa especializada em carnes na brasa. Antes ele era chamado de Boi Vaca, mas em 2013 passou por uma grande reforma e acabou ganhando alguns diferenciais, como a roda d’água, típicas das fazendas de Minas. 

O churrasco está por todo o cardápio, das peças de picanha e costela, até as porções para duas ou mais pessoas e os espetinhos. Além disso, o cardápio também oferece guarnições, massas, saladas e pratos individuais. 

As crianças também se divertem! O espaço possui um playground com labirinto, saco de box e simulador de fórmula 1, para distrair os pequenos enquanto os pais podem relaxar em um espaço aconchegante. 
Onde: Av. Professor Mário Werneck, 678, Buritis
Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 19h.

6- Canto de Mainha

O Canto de Mainha pode ser descrito como um pedacinho de Olinda dentro do bairro Buritis. Basta adentrar o lugar para começar a se sentir no Nordeste do Brasil. As sombrinhas do frevo e a decoração colorida com tecido de chita são elementos que ajudam a compor o espaço.

O restaurante chegou recentemente ao bairro Buritis, pelas mãos do casal metade mineiro, metade pernambucano: Fernanda e Diogo. Os dois trouxeram para o Buritis um cardápio repleto de comidas típicas do nordeste. Por lá você encontra acarajé, moquecas de peixe e camarão, baião de dois e, até mesmo, caranguejo!

Mas não é só a comida que lembra o nordeste, o Canto de Mainha oferece música ao vivo em determinados dias da semana. O repertório também vem diretamente do nordeste e fica por conta do Diogo. 

Que tal dar um pulinho em Pernambuco, sem precisar sair de Belo Horizonte? Visitando o restaurante Canto de Mainha você pode viver essa experiência!
Onde: Rua Heitor Menin, 115, Buritis.
Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 19h. Sábado das 11h30 às 16h30. Domingo, das 11h30 às 16h30.

7 - Rancho Fundo

O Rancho Fundo é mais um dos tradicionais restaurantes de comida mineira presente dentro do bairro Buritis. Mas ele tem uma curiosidade: está localizado em uma área verde, onde antes ficava a fazenda dos Tebaidas, família responsável pela construção do bairro Buritis. 

O amplo espaço do Rancho Fundo permite que o restaurante seja palco para eventos, como confraternizações, aniversários, formaturas e reuniões empresariais. Além disso, também é uma ótima opção para se divertir com a família, já que possui playground para crianças. 

Seus pratos agradam a qualquer um que aprecie a velha e tradicional comida mineira. De galinhada a feijão tropeiro e leitoa a pururuca. O espaço oferece mais de 80 pratos típicos de Minas Gerais, servidos no buffet de comida a quilo. A experiência fica ainda mais completa com o happy hour e as pizzas assadas no forno a lenha. 
Onde: Av. Professor Mário Werneck, 1160, Estoril
Funcionamento: de segunda a quinta no horário do almoço, sextas e sábados à noite, 

8 - Kinoko

O Kinoko Kaisen é um restaurante japonês que vem para provar que no bairro Buritis realmente existe um pouquinho de tudo. Explicamos o porquê: ele é o único espaço em Minas Gerais que oferece “gastronomia japonesa em movimento”. 

A gente explica! O Kinoko possui uma esteira rolante, onde os sushimans disponibilizam os pratos e os clientes podem se servir. Essa é uma modalidade muito comum nos restaurantes de Tóquio, e o Kinoko foi o primeiro a trazer essa novidade para Minas Gerais, mais precisamente, para o bairro Buritis!

Além do rodízio tradicional, com peças como uramaki e hot philadelphia, o restaurante também oferece o rodízio gourmet, com pratos mais elaborados, como ceviche, sashimi e outras dicas do chef. O Kinoko ainda oferece condições de rodízio especiais para casais.

Bateu a curiosidade de comer comida japonesa na modalidade de rodízio em movimento? Agora você já sabe que existe uma opção bem no bairro Buritis! 
Onde: R. José Rodrigues Pereira, 1274, Buritis.
Funcionamento:
 domingo a domingo 11h às 23h.

9 - República da Esbórnia

Comida afetiva e grelhados, essa é a mistura que dá liga ao República da Esbórnia. A Sheila e o Bruno formam o casal que montou o espaço para ser um restaurante perfeito para curtir com a família e os amigos. 

O forte da casa são as carnes grelhadas e os pratos típicos da culinária mineira. Mas o cardápio fica ainda mais completo com os pescados, pratos quentes e porções variadas. Não poderíamos deixar de falar da famosa sobremesa banana esborneada: um prato montado com banana assada, sorvete, leite condensado e canela. 

O menu executivo também é uma opção para a hora do almoço durante o dia de semana. Quem opta pelos pratos do menu tem acesso livre ao buffet de saladas. O espaço é perfeito para se sentar com os amigos e a família em qualquer momento do dia!
Onde: Av. Professor Mário Werneck, 789, Estoril.
Funcionamento:
de seguda a sábado das 11h às 15h e 18h às 00h30. Domingo das 11h às 18h.

10 - Vila Tropical

Também tem opção para você que não consome nenhum alimento de origem animal! No bairro Buritis existem restaurantes veganos para aqueles que seguem esse tipo de restrição alimentar. O Vila Tropical é um deles, o exemplo perfeito de comida saudável e saborosa. 

O conceito de “comer com os olhos” é seguido à risca por lá! Os pratos veganos da casa são repletos de cor e pensados para ser esteticamente bonitos. Não só bonitos, como também deliciosos.

O cardápio do Vila Tropical oferece smoothies, sanduíches, tortas, massas e strogonoff de cogumelos, além de um menu de sobremesas composto por cookies, brownies, bolo de banana e bolo de cenoura com calda de chocolate. 

O Vila Tropical está aí para provar que comida vegana pode ser saborosa, variada e, sobretudo, saudável! Ótima dica para compartilhar com os amigos e familiares veganos, né?
Onde: R. Eli Seabra Filho, 510 - loja 4, Buritis. 
Funcionamento:
de segunda a sábado, das 10h às 20h.

Já decidiu onde comer no Buritis ou ficou com mais dúvida diante de tantas opções boas de restaurantes no bairro Buritis BH? Aproveite para conhecer mais uma opção de lazer e gastronomia na região, veja nosso guia bares com música ao vivo e playground no Buritis!

Perguntas Frequentes

Quais as medidas contra a Covid-19 foram adotadas pelos restaurantes no Buritis?
Os restaurantes no bairro Buritis, em BH, adaptaram seu funcionamento aos protocolos sugeridos pela Prefeitura de Belo Horizonte, de modo a oferecer mais segurança aos frequentadores. O uso de máscara é obrigatório, máximo de 4 pessoas por mesa, música ao vivo paralisada e espaçamento nas áreas comuns.