Trabalho voluntário BH: conheça 5 projetos e como participar

O trabalho voluntário em BH é algo muito praticado pelos moradores já que, além das iniciativas privadas e públicas, a capital conta com projetos sociais que acontecem por atitude de cidadãos comuns. Aqui, você vai conhecer projetos que tentam mudar a realidade do esporte, das pessoas em situação de rua e dos animais abandonados.

O trabalho voluntário pode ser caracterizado por toda e qualquer atividade não remunerada, prestada para entidades públicas e privadas, com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social. Dada essa definição, fica fácil visualizar a quantidade de causas que podem ser defendidas e, consequentemente, o quão diversas podem ser as formas de atuação como voluntário.

Como fazer trabalho voluntário em BH?

Existem inúmeras formas de realizar trabalho voluntário em BH. Empresas, órgãos públicos, ONGs e projetos sociais movimentados por cidadãos que buscam fazer a diferença são algumas das opções. 

Maneiras de realizar trabalho voluntário em BH

  • Doar insumos para projetos que já existem e precisam de apoio;

  • Prestar algum tipo de serviço gratuito que tenha relação com sua atividade profissional;

  • Atuar na distribuição de doações;

  • Se tornar ponto de coleta para projetos que recolhem insumos.

De acordo com levantamentos da Irradie, mais de 560 ONGS em BH já foram registradas. Mas além delas, existem outras inúmeras associações, institutos e projetos sociais que surgem por iniciativa de moradores que desejam fazer a diferença no local onde moram e acabam atraindo a atenção de outros que também querem ajudar. 

Conheça 5 Projetos Sociais em BH

Se você é uma dessas pessoas que está em busca de tomar atitudes que possam ajudar a melhorar a realidade dos que estão à sua volta, vai gostar de saber que separamos aqui 5 projetos sociais em BH que oferecem solidariedade às pessoas carentes, realizam resgate e dão apoio aos animais abandonados ou movimentam ações educativas através do esporte

Projetos sociais em BH

  • Buri Dogs;

  • Bom na Bola, Bom na Vida;

  • Asprami;

  • Castração Ecológica;

  • Banho de Amor BH.

Agora que você já tem uma ideia do que vai encontrar por aqui, é hora de continuar a leitura e entender mais detalhes sobre cada um dos principais projetos sociais que contam com serviços de trabalho voluntário em BH. Vamos lá!

1 - Buri Dogs
Trabalho voluntário em BH: participante do projeto Buri Dogs.

O Buri Dogs é um projeto de doação de cachorros que surgiu por iniciativa de moradores do bairro Buritis. Tudo começou com um simples ato: andar com um saco de ração dentro do próprio carro e oferecer um punhado do alimento sempre que um animal abandonado fosse visto no bairro. 

A ideia deu tão certo que aquele mesmo grupo que, inicialmente, oferecia apenas ração, começou a resgatar, buscar lares temporários e organizar feiras de adoção para os cãezinhos que ficam sob os cuidados do projeto.

Atualmente, o projeto conta com cerca de 50 voluntários, os quais atuam como protetores  independentes de animais. Esses integrantes se subdividem entre diversas demandas: movimentar as redes sociais, resgatar animais abandonados pelas ruas do bairro Buritis, organizar ações ou simplesmente ceder um pedacinho do seu tempo para arrecadar fundos.

Com isso, o trabalho do Buri Dogs resulta em menos cãezinhos abandonados pelas ruas do bairro Buritis, e mais famílias felizes com a adoção de seus novos melhores amigos!

Principais atividades realizadas pelo Buri Dogs

  • Divulgação de animais perdidos;

  • Resgate e tratamento de animais abandonados;

  • Campanhas de adoção animal.

2 - Projeto Castração Ecológica
Trabalho voluntário BH: posto de coleta do Castração Ecológica na VPR Imóveis.

O projeto Castração Ecológica atua com dois principais objetivos: dar o destino correto para tampinhas plásticas e lacres de alumínio e castrar cães e gatos abandonados, que vivem nas ruas de BH. 

A princípio, as duas atuações do projeto parecem bem diferentes entre si, já que uma diz respeito à sustentabilidade e a outra à causa animal. Mas vocês vão entender que essas duas coisas podem ter mais relação do que você pensa!

O Castração Ecológica recolhe tampinhas plásticas e lacres de alumínio por Belo Horizonte e os vende para a reciclagem. Com isso, o dinheiro arrecadado com a venda dos materiais é utilizado para arcar com os custos das castrações de animais abandonados que estão sob o cuidado do projeto. 

O projeto foi criado oficialmente no início de 2020, e com menos de um ano de existência já conseguiu alcançar marcos muito importantes. Nesse período, já foram destinados à reciclagem mais de três toneladas de materiais poluentes e o objetivo é alcançar a marca de 300 castrações até o final de 2020. 

Para conseguir alcançar esses objetivos, o Castração Ecológica conta com trabalho voluntário em BH e cidades metropolitanas. Nós aqui do Buritis Juntos somos um exemplo de parceiro que acreditou na iniciativa e passou a atuar como ponto de coleta de materiais plásticos para o projeto Castração Ecológica. Tem tampinhas para doar aí? Basta trazer até nosso ponto de coleta, na VPR Imóveis

Principais atividades realizadas pelo Projeto Castração Ecológica

  • Coleta de materiais recicláveis: tampinhas plásticas e lacres de alumínio;

  • Reciclagem;

  • Castração de cães e gatos abandonados.

3 - Bom na Bola, Bom na Vida
Trabalho voluntário BH: Bom na Bola, Bom na Vida

O Bom na Bola, Bom na Vida é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é transformar a vida de crianças e adolescentes através do esporte. As ações do projeto começaram em 2009 e desde então faz cada vez mais sucesso em BH. 

Em 2019, o Bom na Bola, Bom na Vida foi reconhecido pelo prêmio “Cidadão Bom Exemplo”, realizado pela Rede Globo e o jornal O Tempo. Mas essa foi apenas uma das premiações já garantidas pelo projeto, o qual já ajudou a transformar a vida de dezenas de crianças por meio de oficinas de jogos, aulas esportivas, palestras e cursos de capacitação.

Principais atividades realizadas pelo Bom na Bola, Bom na Vida

  • Oficinas Esportivas de atividade física;

  • Capacitação de jovens para o mercado de trabalho;

  • Atividades de ressocialização junto ao SEFPIS;

  • Palestras.

As atividades do Bom na Bola, Bom na Vida são realizadas nos bairros Buritis, Salgado Filho, Vila Cemig e Conjunto Estrela Dalva. E justamente por abarcar diversos bairros, o projeto conta com trabalho voluntário para dar continuidade às ações. Esses apoiadores podem atuar como padrinhos das crianças assistidas pelo projeto, fazer doações financeiras ou prestar serviços nas atividades realizadas.

Endereço do Bom na Bola, Bom na Vida: Avenida Aggeo Pio Sobrinho, 261/ sala 305 - Buritis

Telefone: (31) 99791-2605

4 - Asprami

A Associação ao Projeto a Melhor Idade é uma iniciativa com dois propósitos principais: promover atividades que melhoram a saúde física e mental de moradores do bairro Buritis e destinar doações para pessoas carentes que vivem na cidade de Datas, zona rural do Vale Jequitinhonha.

A precursora do projeto Asprami é Mirian Vaschetto. Ela nasceu em Datas, por isso, conhece bem de perto as necessidades e privações vividas pelos moradores da região. Por isso, quando chegou a Belo Horizonte, resolveu fazer algo por seus conterrâneos. 

Hoje, a Asprami oferece aulas de dança, idiomas, culinária, atendimento psicológico e outras atividades para os moradores do bairro Buritis, em BH. Desse modo, cada aluno paga uma mensalidade para participar e todo o valor arrecadado é destinado à compra de fraldas geriátricas e cestas básicas para as pessoas carentes do Vale do Jequitinhonha, zona rural de Minas Gerais. 

O trabalho voluntário é muito bem-vindo ao projeto, já que a Asprami conta com a ajuda de professores e profissionais para conseguir oferecer as atividades aos moradores do bairro Buritis. Além disso, os alunos que frequentam as aulas do projeto também são importantes contribuintes, já que o dinheiro arrecadado pelos cursos e atendimentos é a principal fonte de renda da iniciativa.

Principais atividades realizadas pelo Bom na Bola, Bom na Vida

  • Aulas de dança, pilates, culinária, pintura, bordado, inglês, espanhol, francês e libras;

  • Atendimento psicológico e acupuntura;

  • Doação de fraldas geriátricas e alimentos para pessoas carentes da cidade de Datas.

Endereço do Asprami: Av. Professor Mário Werneck, 1712 - Buritis.

Telefone: (31) 99878-3245

5 - Banho de Amor BH

As atuações do projeto social Banho de Amor BH podem ser resumidas em um principal objetivo: devolver dignidade às pessoas em situação de rua que vivem no centro de Belo Horizonte. 

Desde 2017, o projeto atua de forma itinerante, já que percorre regiões específicas do centro oferecendo kits de higiene, tratamento médico, odontológico e estético, comida, roupa e atenção às mulheres e homens que vivem em situação de rua. 

Aliás, o próprio nome do projeto diz respeito a um dos cuidados oferecidos pelo Banho de Amor: o banheiro itinerante. O espaço conta com chuveiro, vaso sanitário e pia. Além disso, pequenos salões de beleza e consultórios são montados sempre às terças para atender essa população. 

A possibilidade de higiene e o oferecimento de cuidados com o corpo e mente fizeram com que o Banho de Amor, em parceria com empresas de Belo Horizonte, conseguisse reinserir no mercado de trabalho alguns dos assistidos pelo projeto.

Em 2018, a iniciativa contava com mais de 400 voluntários. Hoje, esse número já aumentou, porque o Banho de Amor sempre precisa contar com trabalho voluntário em BH para realizar suas ações. Por esse motivo, muitos profissionais e voluntários são bem-vindos! O projeto social conta com a colaboração de médicos, cabeleireiros, advogados, dentistas e qualquer pessoa que tiver disposição para levar carinho e atenção a essas pessoas. 

A essa altura você já deve ter se identificado com uma dessas causas de trabalho voluntário em BH, né! Que tal começar a atuar em alguma delas e ajudar a mudar para melhor nossa realidade? Aproveite para se inspirar com mais ideias do bem e conheça a ação de arrecadação de agasalhos realizada pelo Buritis Juntos. Boa leitura!