Campanha de Agasalho do Buritis Juntos doa 200 kg de roupas

A 1ª Campanha de Agasalho do Buritis Juntos aconteceu em junho e contou com apoio de empresas locais. Em um mês foram arrecadadas mais de 200 kg de roupas, as quais foram destinadas às pessoas em situação de rua do centro de BH e às famílias carentes do interior de Minas Gerais. 

O inverno está apenas no começo, mas o Instituto Nacional de Meteorologia já registrou madrugadas com temperatura mínima de 7,6°C, em Belo Horizonte. Para aqueles que estão protegidos por um teto e agasalhos, o frio pode até ser aconchegante, mas existe uma parcela da população que sofre diretamente com o clima ameno: as pessoas em situação de rua. De acordo com a Prefeitura de BH, existem cerca de 4.600 pessoas vivendo nas ruas da capital. Um reflexo direto da pandemia. 

Esses dados acima são apenas alguns dos indicativos capazes de mostrar que algo precisa ser feito para ajudar essa população. Por isso, mais uma vez decidimos contar com o senso solidário do bairro Buritis e realizar a 1ª Campanha de Agasalhos do Buritis Juntos. Em um mês, conseguimos arrecadar mais de 200 kg de roupas e cobertores. E o resultado não poderia ser diferente, já que a campanha de natal de 2020 havia mostrado a força humanitária de nossa comunidade. 

Empresas parceiras da Campanha de Agasalho do Buritis Juntos

A campanha começou no dia 11 de junho, com a instalação de um ponto de coleta na casa do Buritis Juntos, a imobiliária VPR Imóveis. Mas é claro que não faríamos isso sozinhos! Contamos com a ajuda de empresas do Buritis que compartilham conosco esse senso colaborativo pelo qual o bairro é tão conhecido. 

Essa quantidade de roupas foi arrecadada graças aos pontos de coleta de agasalhos instalados dentro das empresas parceiras da ação. Seis locais de arrecadação foram espalhados pelo Buritis. Assim, os moradores e demais participantes da ação puderam deixar suas doações no ponto mais próximo de casa ou do trabalho. 

Veja quais empresas do Buritis foram ponto de coleta de agasalhos

  • Paragem BH;

  • Espaço DR;

  • Academia Blue Fit; 

  • Wizard Buritis;

  • Restaurante Chalé da Mata;

  • Farmácia Droga Raia.

O Shopping Paragem, um dos pontos de coleta da campanha, posicionou os materiais de divulgação da campanha em plena praça de alimentação, os quais despertaram a curiosidade dos clientes e dos próprios funcionários que frequentam o centro comercial. 

“Por sermos um local de grande fluxo e referência para os vizinhos e clientes foi de suma importância aqui ser um dos pontos de coleta da campanha. Ficamos muito felizes em poder coletar uma boa quantidade de itens, que certamente farão desses dias frios um pouco mais quentes para quem realmente necessita”, comenta o coordenador de marketing do Paragem, Brendon dos Santos. 

Para quem foram destinados os agasalhos?

Passado mais de um mês de arrecadação de peças de roupas, foi hora de destinar as doações para aqueles que mais precisam. Para isso, contamos com a ajuda de dois projetos apoiados por moradores do bairro Buritis, os quais lidam com pessoas em situação de rua e famílias extremamente carentes no interior de Minas. 

Rua que nos Salva

O Rua que nos Salva é um projeto que, há dois anos, presta assistência a homens em situação de rua que vivem no hipercentro de Belo Horizonte, já que esse é o público que predomina na parte central da cidade. A Iara Santos é moradora do bairro Buritis responsável por nos apresentar a iniciativa. Ela participa do grupo desde o começo e já presenciou situações bastante delicadas.  

“No último sábado, um amigo que vai sempre conosco, retirou a roupa do corpo e deu para um morador de rua. Outro colega também se sensibilizou e acabou oferecendo o próprio tênis. Enquanto isso, o morador de rua chorava e chorava!”, relata Iara. 
campanha de agasalho do buritis juntos

Cenas como essas são comuns no dia a dia das ações do Rua que nos Salva. O foco do projeto é distribuir cerca de 400 marmitas todos os sábados pela capital, mas o grupo acaba se deparando com outras demandas desse público que vive em situação de rua. Por esse motivo, todas as peças de roupas masculinas e cobertores arrecadados pela Campanha de Agasalhos do Buritis Juntos foram doados ao projeto

Asprami

Como visto acima, o público predominante nas ruas de BH é o masculino, por esse motivo, as peças femininas e infantis arrecadadas no projeto não foram destinadas ao Rua que nos Salva, mas terão um ótimo proveito para as famílias em extrema pobreza que vivem na cidade de Datas, interior de Minas.

Essas famílias são amparadas pela Asprami, projeto social que surgiu aqui no Buritis, criado e coordenado pela moradora Mirian Reis Vaschetto. Ela é natural de Datas, por esse motivo, entende a realidade vivida pela cidade natal e decidiu fazer algo pelos conterrâneos. Há mais de quatro anos ela arrecada todos os tipos de donativos para direcionar às famílias de Datas que são cadastradas no projeto.
campanha de agasalho do buritis juntos
Vimos que a 1ª Campanha de Agasalho do Buritis Juntos deu certo quando as doações foram suficientes para ajudar mais de um projeto. Algo que, inicialmente, não estava nos planos. Isso só reafirma, mais uma vez, a capacidade que a comunidade do Buritis tem, quando o assunto é colaborar. Quer acompanhar imagens do desenvolvimento da campanha de arrecadação? Acesse o Instagram do Buritis Juntos e veja os vídeos!