Doação de cachorro em BH: conheça o projeto Buri Dogs

A doação de cachorros em BH tem sido a principal meta do projeto Buri Dogs, um grupo que nasceu no bairro Buritis com o objetivo de amparar os cãezinhos abandonados da região. Hoje, com mais de 50 participantes, a iniciativa realiza importantes ações de adoção de cães e outras atividades de amparo animal.  

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses de Belo Horizonte, houve um aumento de 53,1% no número de cachorros resgatados das ruas pela entidade. O dado, fruto de um comparativo realizado entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021, mostra que a pandemia teve influência no número de animais abandonados em BH.

Diante de dados tão preocupantes, o trabalho de grupos comunitários que trabalham em prol da doação de cachorros em BH, têm feito de tudo para mudar esse cenário. E o Buri Dogs é um ótimo exemplo disso. O projeto nasceu em 2019, por iniciativa de moradores do bairro Buritis que resolveram fazer o que estivesse ao alcance para ajudar os cãezinhos abandonados na região.

A iniciativa deu tão certo que o grupo que começou no WhatsApp, com cerca de 30 pessoas, hoje já conta com a participação de mais de 50 integrantes, os quais cedem lar temporário para os cães, realizam ações de doação de cachorro em BH e reúnem fundos para ajudar animais machucados que vivem nas ruas. 

Como surgiu o Buri Dogs?

O Projeto Buri Dogs surgiu quando Fernanda Castro, moradora do bairro Buritis, em BH, resolveu tomar uma iniciativa simples para diminuir a fome dos cãezinhos que ela encontrava pelo caminho. A jornalista comprou um saco de ração e deixou dentro de seu carro. Assim, sempre que avistasse um animalzinho abandonado, o alimentava com um punhado de ração.

Fernanda postou a simples ideia nas redes sociais, a fim de incentivar que outros moradores do Buritis fizessem o mesmo. Mas o resultado foi melhor do que ela esperava. Os moradores se interessaram em montar um grupo de moradores que atuassem em prol dos animais abandonados na região. E assim foi feito!

Os 50 integrantes do grupo contribuem mensalmente com ao menos R$10. Contudo, essas doações não são suficientes para sustentar todos os custos tidos com resgate de cães da região, por isso, vaquinhas, sorteios e rifas são organizadas, a fim de cobrir com todas as despesas. 

Adoção de cães em BH: como adotar com o Buri Dogs?

Inúmeros animais já passaram pelos cuidados do Buri Dogs e, até agora, 95 cãezinhos já foram colocados para adoção pelo projeto. Mas de acordo com Fernanda, o projeto não possui estrutura física. Desse modo, os animaizinhos em recuperação vivem em lares temporários, cedidos pelos próprios voluntários.

Por esse motivo, a doação de cachorros em BH, realizada pelo Buri Dogs, acontece sempre que um cãozinho resgatado é vacinado, medicado, castrado e se encontra em plenas condições de saúde

Para realizar a adoção é super fácil, basta ficar de olho nas redes sociais do Buri Dogs, sobre o Facebook e o Instagram. É através de postagens na internet que o projeto informa se algum cachorrinho está a procura de um lar. Para ajudar, o Buri Dogs divulga foto, peso, idade e tamanho aproximado dos animais.   

Depois disso, os interessados devem entrar em contato com o número informado na postagem. Após isso, os voluntários do projeto realizam uma espécie de entrevista para entender um pouquinho do perfil do adotante. Afinal, o objetivo do Buri Dogs é mediar adoções responsáveis e entregar os cãezinhos para lares cheios de amor.  

Feiras de adoção de cachorro em BH, do Buri Dogs

As feiras de adoção do Buri Dogs são uma das iniciativas mais eficazes para encontrar novos lares para os cãezinhos que estão sob o cuidado dos voluntários do grupo. A última delas aconteceu em julho de 2021 e foi essencial para que filhotinhos e cãezinhos mais velhos encontrassem novos tutores. Foi um verdadeiro sucesso!

A doação de cachorros em BH, realizada pelo Buri Dogs, teve parceria da UniBH, a qual cedeu espaço para a realização de um encontro que reuniu marcas de produtos pets e pessoas de todos os bairros de Belo Horizonte, as quais estavam em busca de um novo melhor amigo. 

Mas os planos não param! O Buri Dogs já está pensando nas próximas feiras de adoção. As quais serão divulgadas pela página do projeto no Facebook. 

Casinhas de madeira do projeto Buri Dogs

Os recursos do projeto Buri Dogs são bastante limitados e dependem totalmente de doações financeiras realizadas pelos moradores do bairro Buritis e demais apoiadores. Foi dessa limitação que uma ideia surgiu como forma de ajudar os cãezinhos abandonados do Buritis, mesmo com poucos recursos. 

Desde 2020, o projeto Buri Dogs tem instalado casinhas de cachorro feitas de madeira, as quais foram doadas por apoiadores e empresários do bairro Buritis. A ideia da ação é simples: os animais procuram as casinhas para se proteger do frio, da chuva ou do sol, e por lá encontraram ração e água fresca.

Os refúgios são colocados em pontos estratégicos do bairro, próximo às casas de apoiadores do projeto. Afinal, esses locais precisam de atenção diária, já que as vasilhas de água e comida precisam ser constantemente abastecidas. 

Endereços das casinhas do projeto Buri Dogs

  • Praça Stella Hanriot;

  • Praça na saída para o anel Rodoviário;

  • Av. Protásio de Oliveira Pena;

  • Rua Alessandra Salum Cadar;

  • Praça Ernani Agrícola;

  • R. Raul Mourão.

Está procurando projetos que façam doação de cachorro em BH? Acabamos de te mostrar que vale à pena conhecer o Buri Dogs. Esperamos que até aqui você tenha ficado com ainda mais vontade de adotar seu mais novo melhor amigo e, quem sabe, começar a participar do projeto. Ah! Que tal conhecer outras iniciativas comunitárias que acontecem aqui pelo Buritis? Boa leitura!