Conheça 6 lugares para andar de bike em BH

Os lugares para andar de bike em BH são tão variados que agradam tanto aqueles que só querem pegar um ventinho do rosto em um passeio tranquilo pela cidade, quanto aqueles que gostam de se desafiar e fazer percursos mais longos ou em meio à natureza. Vamos te mostrar 7 espaços dentro ou bem pertinho de BH para pedalar!

Que tipo de ciclista você é? Aquele que tira a bicicleta da garagem aos finais de semana para pedalar por espaços de lazer da cidade, o tipo que gosta de andar de bike como atividade física, ou aquele que já considera o ciclismo como um hobby e gosta de percorrer trajetos desafiadores?

Seja qual for o seu estilo de pedalada, saiba que os lugares para andar de bike em BH são tão diversificados que atendem a todos os tipos de passeio de bicicleta. E é bem fácil entender o porquê de tantas possibilidades! Belo Horizonte é uma cidade repleta de espaços de lazer abertos, bem estruturados e espaçosos, os quais permitem a prática de diversas atividades físicas, sobretudo a pedalada. 

Os lugares para andar de bicicleta em Belo Horizonte vão desde parques com pistas de bicicleta e trilhas mais elaboradas, ciclovias, até pontos turísticos da capital, conhecidos por possuírem amplo espaço e boa infraestrutura para os que querem andar de bike em BH. Uma coisa é certa: seu passeio vai ter como pano de fundo belas paisagens!

Onde andar de bike em BH?

Chegou a hora de conhecer quais são os lugares para andar de bike em BH, onde é possível fazer uma pedalada mais tranquila, conhecer os pontos turísticos da capital mineira e aproveitar as paisagens maravilhosas de Belo Horizonte! Aqui vamos te mostrar 4 pontos de acesso gratuito para se andar de bicicleta em BH.

Lugares para andar de bike em BH

  • Parque Aggeo Pio Sobrinho;

  • Parque Ecológico da Pampulha;

  • Lagoa da Pampulha;

  • Estádio Mineirão.

Parque Aggeo Pio Sobrinho

O Parque Aggeo Pio Sobrinho fica no bairro Buritis e é considerado a segunda maior área verde de Belo Horizonte. Dentro de tanto espaço, o que não falta é lugar para andar de bicicleta! Sua área é composta predominantemente por gramado, mas também existe uma pista de caminhada, onde o passeio de bike é permitido. Por conta da pandemia, o acesso ao parque deve ser feito mediante agendamento no site da Prefeitura de Belo Horizonte. 

Onde: Av. Prof. Mário Werneck, 2691, Bairro Buritis. 

Funcionamento: quinta a domingo, das 8h às 17h. Agendar horário no site da Prefeitura.

Parque Ecológico da Pampulha

O Parque Ecológico da Pampulha é uma espécie de ilha, situado bem na orla da Lagoa da Pampulha. Ele possui cerca de 30 hectares de área verde aberta, isso significa que, se você tiver fôlego, consegue percorrer todo o espaço! Por isso, um passeio de bike é perfeito para quem quer conhecer o espaço de lazer e passar um final de semana bem pertinho de um dos principais pontos turísticos da capital mineira

Onde: Av. Prof. Mário Werneck, 2691, Bairro Buritis. 

Funcionamento: quinta-feira a domingo, das 8h às 17h. Agendar horário no site da Prefeitura.

Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha é o lugar ideal para ciclistas de todo perfil! O local possui uma pista de caminhada que contorna quase toda a orla, uma opção mais segura para quem é iniciante e se sente inseguro de pedalar perto dos carros e motos. 

Os mais corajosos topam percorrer os 18 km totais que formam o trajeto, mas as paisagens fazem valer todo o esforço. Se quer uma dica, não deixe de dar uma pausa na pedalada para conhecer e apreciar os quatro pontos turísticos que fazem parte do conjunto arquitetônico da Pampulha, considerado patrimônio histórico tombado pela Unesco.

Onde: Av. Otacílio Negrão de Lima, s/n - São Luiz

Funcionamento: livre

Estádio Mineirão

Pode parecer estranha a ideia de andar de bike em um estádio de futebol, não é mesmo? Mas nós te explicamos! No entorno do Estádio Mineirão há uma esplanada, um espaço aberto, com banheiros, iluminação e bancos, onde as pessoas costumam frequentar para andar de bicicleta e praticar outros esportes, como skate e patins. 

O espaço é muito atrativo por conta de sua infraestrutura. Por lá, é possível dar uma pausa na pedalada e fazer um lanche nas opções de restaurantes que ficam dentro e no entorno do Estádio Mineirão. E tem mais! O espaço soma cerca de 80 mil m², e é bastante plano, perfeito para quem está aprendendo a andar de bicicleta

Onde: Av. Presidente Carlos Luz - São Luiz, Belo Horizonte - MG

Funcionamento: De segunda a domingo, das 7h às 22h. 

Trilhas de bike em BH

É claro que não íamos esquecer das opções de lugares para andar de bike em BH para aqueles que já são apaixonados pelo ciclismo, e querem conhecer novas possibilidades de trilhas em Belo Horizonte. A capital é rodeada de parques com densa vegetação, e é exatamente nesses espaços onde ficam as principais trilhas de mountain bike

Parque Jacques Costeau

O Parque Jacques Cousteau fica localizado no bairro Betânia e possui uma história muito interessante. Ele já foi considerado um dos maiores lixões de Belo Horizonte, e hoje é conhecido pelas incríveis paisagens e diversas opções de trilhas para caminhada e ciclismo. 

Em 2021, uma turma de frequentadores do espaço de lazer resolveu se unir para tornar as trilhas ainda mais atrativas. A iniciativa deu tão certo que o parque está começando a ser reconhecido como o primeiro bike parque de BH. E o melhor, as 14 trilhas do parque Jacques Cousteau foram mapeadas e disponibilizadas no aplicativo Trailforks

Tipos de trilhas dentro do Parque Jacques Cousteau

  • Mountain bike;

  • Trail Running;

  • Hike;

  • Multi utilidade.

Onde:  R. Augusto José dos Santos, 366 - Estrela do Oriente/ Betânia

Funcionamento: quarta a domingo, das 8h às 17h. Agendar horário no site da Prefeitura.

Aluguel de bicicleta em BH
lugares para andar de bike em bh

Em Belo Horizonte, não ter bike não te impede de pedalar! Além de lojas de locação de bicicletas próximo aos pontos turísticos, BH possui alguns serviços de compartilhamento de bicicleta espalhados pela Lagoa da Pampulha, onde é possível alugar o veículo por minutos ou até horas. Para utilizar esse serviço, basta ter acesso a uma loja de aplicativos. Veja abaixo como realizar o aluguel de uma bicicleta pelo aplicativo BH Bike.

Como alugar bike Unimed BH?

O BH Bike é um projeto de bicicletas públicas, que tem como objetivo incentivar a utilização de veículos não poluentes. É uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, da empresa Serttel, e possui patrocínio da Unimed BH. O serviço disponibiliza 14 estações de aluguel de bicicleta na Orla da Pampulha.

Veja onde alugar bicicletas da BH Bike

  • Avenida Francisco Negrão de Lima;

  • Mirante do Sabiá;

  • Parque Ecológico da Pampulha;

  • Mirante do Bem-te-vi;

  • Rua Versília;

  • Iate Tênis Clube;

  • Mineirinho;

  • Mineirão;

  • Avenida Chafir Ferreira;

  • Centro de Referência Turística Álvaro Hardy;

  • Praça Olavo Kafunga Bastos;

  • Museu de Arte da Pampulha;

  • Mirante do Biguá;

  • Mirante das Garças. 

Agora que você já sabe onde é possível encontrar as estações, onde as bicicletas da BH Bike ficam disponíveis, é hora de entender como fazer para alugar um veículo. O valor de locação é bem acessível, você pode pagar um valor mensal, ou R$1 a cada 15 minutos de uso. Outra das facilidades é o processo de retirada da bike. Basta que você tenha em mãos um celular com internet e siga esses passos:

Como alugar bike Unimed BH?

  • Baixe o aplicativo BH Bike: ele é gratuito e está disponível para Android e IOS. Nele você poderá cadastrar um cartão de crédito, no qual o valor do serviço será cobrado; 

  • Digite o número da Estação que deseja retirar a bicicleta;

  • Digite o número da posição da bicicleta escolhida;

  • Confirme a operação e puxe a bicicleta quando a luz estiver acesa. 

Agora que você já conhece variados lugares para andar de bike em BH, ficou fácil escolher qual deles quer conhecer primeiro, não é mesmo? Ah, e se quiser aliar a pedala com uma boa caminhada e banhos de cachoeira, aproveite para seguir a leitura e conhecer outras trilhas em BH para se percorrer a pé!