Conheça as principais trilhas em BH para se aventurar!

As trilhas em BH são um atrativo acessível para os mais diversos tipos de aventureiros. A cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana oferecem opções gratuitas e pagas para aqueles que gostam de caminhadas mais pesadas, longas e cheias de aventura, mas também não deixa faltar possibilidades para aqueles que estão iniciando no turismo ecológico. Nesse artigo você vai conhecer quatro trilhas imperdíveis em BH!  

Se está pensando em fugir da rotina e fazer algo diferente das atividades físicas habituais, não deixe de considerar as trilhas em BH. Uma cidade rodeada de montanhas como Belo Horizonte, rende aos aventureiros e aos amantes da natureza uma mistura perfeita de belas paisagens e vida saudável. Lugares para fazer trilha em BH são o que não faltam! 

Mas não se engane ao pensar que para curtir as trilhas de BH é necessário um enorme preparo físico, viu? Tem opção para todo mundo! A cidade possui trilhas que levam até cachoeiras, trilhas que exigem de caminhadas mais leves a mais pesadas e, até mesmo, caminhos em meio às serras e reservas que podem ser percorridos durante passeios de motocross ou bike.

Nesse artigo vamos te mostrar onde fazer trilha em BH e de que forma esses lugares ao ar livre em BH podem ser percorridos. Confira os principais locais para se praticar essa atividade:

Lista de trilhas em BH

  1. Trilha do bairro Buritis
  2. Trilha da Serra do Curral
  3. Trilha da Cachoeira Grande 
  4. Trilha da Cachoeira de Santo Antônio 
Agora que você já sabe quais são os locais para se praticar trilhas em Belo Horizonte, veja mais detalhes sobre cada um deles. É hora de pegar o protetor solar e a garrafa d’água e acompanhar nossas dicas!

Onde Fazer Trilhas em BH 

Não precisa observar muito para notar a quantidade de serras que rodeiam Belo Horizonte. São nesses locais onde acaba havendo a maior quantidade de trilhas para se percorrer em BH e em suas proximidades. A maioria desses caminhos podem ser percorridos gratuitamente, outros exigem a presença de guias. Confira as principais trilhas perto de BH, e aquelas que podem ser feitas sem ser necessário sair da cidade. 

Trilha do Bairro Buritis 

trilhas em BH 
Se o que você busca é não ter que ir muito longe para poder curtir uma vista de tirar o fôlego, a trilha do bairro Buritis é a ideal. Como o bairro fica dentro de Belo Horizonte, nem mesmo pegar estrada é necessário. O acesso à trilha é muito fácil de encontrar, fica bem ao final da rua José Hemetério Andrade.
Essa trilha que dá acesso a um pedacinho da Serra do Curral é considerada íngreme, mas de fácil subida. Até mesmo crianças conseguem fazê-la. Mas o esforço é recompensado logo no topo, onde é possível ter uma vista panorâmica de toda a região Oeste de Belo Horizonte. Vale a pena percorrer!

Localização: Rua José Hemetério Andrade - bairro Buritis.
Duração: Cerca de 40 minutos.
Valor: Gratuito

Trilha da Serra do Curral 

Em seus 400 mil m² de extensão, a Serra do Curral reserva trilhas para todas as idades e condicionamentos físicos. Seu acesso não poderia ser mais fácil. Ela também está localizada dentro de Belo Horizonte e pode ser acessada facilmente por uma das principais avenidas do bairro Mangabeiras.

A Serra oferece diversas opções de trilha para se seguir. Em algumas delas os visitantes podem percorrer o caminho sem a presença de um guia, e em outras o acompanhamento se torna necessário. O que importa é que do topo de cada uma das trilhas é possível, até mesmo, identificar determinados pontos turísticos de Belo Horizonte, como a Lagoa da Pampulha e o Estádio Mineirão. 

Localização: Avenida José do Patrocínio 1951 - bairro Mangabeiras
Duração: A primeira trilha dura cerca de 40 minutos e as demais têm tempos de percurso mais estendidos.
Valor: Gratuito 

Trilha da Cachoeira Grande 

Essa é uma daquelas trilhas perto de BH. Fica localizada dentro do distrito da Serra do Cipó, local conhecido por suas cachoeiras e natureza. Ela fica há cerca de 80 km de Belo Horizonte e pode ser acessada através da MG-010. A trilha é bem tranquila de ser percorrida e dá acesso a um dos cartões postais da Serra do Cipó: a Cachoeira Grande. O caminho tem cerca de 1 km de trajeto e fica dentro de propriedade privada, por isso, algumas coisas não são permitidas, veja:


  • Não são permitidas bebidas alcoólicas
  • Não pode acender fogo
  • Não é permitido acampar 
  • Não são permitidos veículos ou animais. 

Localização: Serra do Cipó - BH
Duração: 20 minutos
Valor: R$35,00

Trilha da Cachoeira de Santo Antônio 

Quem está procurando uma aventura mais robusta para se fazer, a trilha da Cachoeira de Santo Antônio, também conhecida como Cachoeira do Morro Vermelho, pode atender às expectativas. Ela é feita através de uma estrada de terra, localizada na cidade de Caeté, há cerca de 50 km de Belo Horizonte. Os mais dispostos podem percorrê-la a pé, mas é comum ver pessoas de bike, moto e carro fazendo o caminho da trilha.

A cachoeira de Santo Antônio é bastante procurada como opção de lazer ao ar livre aos finais de semana. Isso porque, além da cachoeira, o local ainda possibilita a prática do rapel, uma vez que as rochas já estão pinadas. 

Localização: Estrada Real - Caeté - BH
Duração: 1 a 2 horas de trilha
Valor: Gratuito

Deu pra ver que Belo Horizonte tem trilhas para todo tipo de aventureiro, né? Agora é só escolher qual dessas você mais se identifica, pegar o protetor solar e a garrafa de água e partir pras trilhas em BH!

Grupos de Trilhas em BH

Agora que você já conheceu as principais trilhas em BH e escolheu quais delas quer percorrer, agora falta decidir com quem você quer realizar essa caminhada! Vale lembrar que alguns desses percursos não são sinalizados e podem ser pouco frequentados, por isso, ir em grupo é sempre a melhor opção! A boa notícia é que existem grupos de trilhas em BH que reúnem moradores apaixonados por explorar nossas serras e natureza. Veja os principais grupos de trilhas em BH:

Grupo Trilhas em BH 

O Trilhas em BH é um grupo que existe desde 2018, quando três amigos que se juntavam para fazer trilhas de byke, trekking e Hikking resolveram crescer a turma e criar um grupo que pudesse unir pessoas de qualquer lugar de Belo Horizonte que tinham o mesmo interesse: caminhadas por trilhas em Belo Horizonte e região. 

De acordo com o Marinheiro, líder do grupo, para participar da turma é preciso ter muita disposição, companheirismo e sorriso no rosto. Além disso, algum preparo físico também é importante. 

O grupo faz desde trilhas mais básicas, que exigem equipamentos simples como mochila para pequenos lanches e garrafa de água, até trilhas maiores e mais complexas, nas quais os aventureiros devem se equipar com mochila cargueira e barracas de camping. 

Hoje, o grupo se comunica através de grupo no WhatsApp, o qual reúne cerca de 60 apaixonados pelas caminhadas em pelas áreas verdes da cidade. Para participar, basta entrar em contato pelo direct do Instagram do Trilhas em BH e solicitar o acesso. 

Grupo Caminhada Mineira
grupo de trilhas em BH

O grupo Caminhada Mineira existe oficialmente desde 2006, mas foi em 1994 quando tudo começou. Os xarás Marcelo Máximo e Marcelo Pereira se conheceram em outro grupo de trilhas, o Caminhada do Lipa. Desde então, decidiram convidar outros amigos que gostam de caminhar e curtir a natureza de forma saudável. A turma cresceu tanto que se tornou o Caminhada Mineira. 

O grupo não tem fins lucrativos e o principal objetivo é reunir pessoas com diversas experiências em trilhas, a fim de popularizar as caminhadas ecológicas e o ecoturismo. Gostou da ideia? Então veja como o grupo funciona:

  • Os participantes mais experientes se voluntariam e compartilham um pouco de seu tempo e conhecimento para organizar as trilhas. 

  • Tem espaço para todo mundo: as caminhadas são classificadas em verde (leves), amarelo (moderadas) e vermelha (difíceis).

De caminhadas com a família para passar um tempo maior em contato com a natureza, até caminhadas de alto nível, indicadas para quem está se preparando para exercícios de Alta Montanha fora do país. As trilhas são estruturadas pelos organizadores do grupo e divulgadas pelo Facebook do projeto.

Normalmente, as trilhas são programadas para todo final de semana. Mas, em tempos de pandemia, a frequência das caminhadas diminuiu. De qualquer modo, todo evento é divulgado com bastante antecedência pelas redes sociais do Caminhada Mineira. 

Se interessou em participar? Basta acompanhar os eventos por meio do grupo no Facebook e solicitar a participação por meio do e-mail caminhadamineira@gmail.com.


Perguntas Frequentes

Existem grupos de trilhas em BH?
Em Belo Horizonte é possível encontrar pessoas que se reúnem constantemente para trocar experiências sobre percursos, por isso, existem dois principais grupos de trilha em BH, o "Caminhada Mineira" e o"Trilhas em BH".
Quais são as trilhas em BH com cachoeira?
A cidade de Belo Horizonte não possui trilhas com cachoeira, mas os municípios da região metropolitana, que ficam ao seu redor, oferecem várias opçõe de trilhas com cachoeira. Veja quais são as principais: trilha da Cachoeira Grande, na Serra do Cipó, e a trilha da cachoeira de Santo Antônio, em Caeté.