Eventos gratuitos em BH: veja 5 opções de atividades culturais

Os eventos gratuitos em BH estão por todos os lados da cidade. Por aqui, é possível encontrar feiras de rua, atividades de ocupação urbana, cinemas gratuitos, mostras de teatro, oficinas de esporte e, até mesmo, oficinas agroecológicas em meio ao espaço urbano. E o melhor é que você não precisa gastar nada para participar. Vem ver! 

Belo Horizonte é uma cidade com cultura efervescente. Todas as semanas, novas programações movimentam as regiões da cidade, por meio de atividades voltadas para variados tipos de públicos. Sejam adultos, crianças, idosos ou, até mesmo, pets, por meio dos eventos pet friendly. O fato é que todos aqui encontram algo interessante para aproveitar durante a semana, ou aos sábados e domingos. 

Nós separamos uma lista de eventos gratuitos em BH que acontecem com certa frequência dentro da cidade. Eles podem apresentar programações fixas ou uma agenda que se altera semanalmente. O que importa é que sempre tem uma atividade cultural nova para se aproveitar com os amigos, a família ou, até mesmo, sozinho. 

Conheça 5 eventos gratuitos em BH

  • BH é da gente;

  • Feiras em BH;

  • Academia do Skate;

  • Cine Santa Tereza;

  • Projeto CEMAR.

Agora que você já tem uma prévia do que vai encontrar por aqui, é hora de conhecer cada um desses eventos gratuitos em BH, entender quais são os tipos de atividades desenvolvidas por eles e como fazer para participar. Vem ver nossa lista!

BH é da Gente

Para muitos, domingo é o dia oficial de juntar a família e os amigos para se divertirem juntos. Por esse motivo, desde 2017, a Prefeitura criou o “BH é da Gente”, um programa que interdita quatro importantes vias de Belo Horizonte, a fim de reunir moradores que queiram praticar esportes, atividades ou, simplesmente, ocupar o espaço público.

O BH é da Gente acontece tradicionalmente aos domingos. Começa bem cedinho, às 9h e vai até o começo da tarde, às 13h. Por lá, o incentivo é que os belorizontinos frequentem o espaço para realização de atividades espontâneas, como andar de bicicleta, skate ou promover atividades interativas. 

A Prefeitura de Belo Horizonte, além de interromper o trânsito de veículos nessas vias e oferecer toda sinalização necessária, também promove uma série de oficinas, aulas e eventos gratuitos e brincadeiras de rua. Além disso, pessoas físicas e jurídicas também podem promover atividades, por meio de cadastro no site da Prefeitura. 

Veja onde acontece o BH é da Gente

  • Região Oeste: Avenida Silva Lobo (entre as ruas Xapuri e Garret);

  • Região Centro-sul: Savassi (Cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo);

  • Região Noroeste: Rua Araribá (entre as ruas Marcazita e Carmo do Rio Claro);

  • Região da Pampulha: Avenida Guarapari (entre as avenidas Portugal e Rua das Canárias).

Domingo a Rua é Nossa

Além do BH é da Gente, a Prefeitura de BH também realiza o Domingo a Rua é Nossa, um evento que também tem o objetivo de incentivar a ocupação de espaços públicos ao redor da cidade. Contudo, esse programa acontece em vias menores ou praças ao redor de Belo Horizonte, e em um intervalo de tempo diferente: das 7h às 12h. 

A ideia é a mesma: a BHTRANS impede a circulação de automóveis nas vias, a fim de que os frequentadores tenham mais segurança para realizar atividades físicas, esportivas e brincadeiras interativas. Nesses locais, a própria população também pode se inscrever para promover atividades que sejam do interesse do público frequentador.

Veja onde acontece o Domingo a Rua é Nossa

  • Região Centro-sul: Avenida Bandeirantes, Avenida Prudente de Morais e pista central da Praça Raul Soares;

  • Região Oeste: Avenida Henrique Badaró Portugal, na altura da pista de cooper do bairro Buritis.

Feiras em BH

As feiras em BH já fazem parte da cultura dos belorizontinos. Por isso, elas não poderiam ficar de fora da nossa lista de eventos públicos em BH. As feirinhas de rua acontecem em várias regiões de Belo Horizonte e são responsáveis por movimentar e incentivar o trabalho de pequenos produtores e empreendedores locais.

Aqui, nós separamos feiras de rua organizadas pela Prefeitura, associações de bairros ou coletivos de incentivo ao artesanato. Por isso, se prepare para encontrar um pouquinho de tudo: arte, produtos orgânicos, atividades infantis, bebidas, gastronomia e muito artesanato. Vem conhecer 2 opções!

Feirinha do bairro Buritis

A Feirinha Buritis é uma iniciativa da própria comunidade de moradores do bairro. Ela foi criada através de um movimento de artesãos locais, que estavam em busca de um local adequado para expor seus produtos aos próprios vizinhos. Hoje em dia, a feirinha do Buritis ganhou maiores proporções e já atrai moradores de todos os bairros de Belo Horizonte. 

A Feirinha acontece dentro do maior campus do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), no Buritis. Ela é realizada, tradicionalmente, aos sábados e possui uma das programações mais completas da cidade. Por lá é possível aproveitar apresentações musicais, gastronomia, oficinas para crianças e pets e, principalmente, artesanato. 

Endereço da Feirinha do bairro Buritis: UniBH - Líbero Leone 259, Buritis.

Funcionamento da Feirinha do bairro Buritis: somente aos sábados, das 9h às 15h.

Feirinha da Savassi

Como todo belorizontino sabe, a Savassi é uma das regiões mais boêmias da cidade, já que é conhecida por seus bares e restaurantes, os quais agitam a vida noturna de BH. É lá também que acontece a Feirinha da Savassi, um evento que vem para complementar a vida noturna da capital, oferecendo bebidas artesanais, gastronomia e produtos de hortifruti.

A Feirinha da Savassi acontece, tradicionalmente, às quintas-feiras, em pleno horário de happy hour. Por isso, um de seus grandes atrativos são as barraquinhas gastronômicas, as quais oferecem petiscos, doces, biscoitos e todos os tipos de bebidas. 

Além disso, o local é uma ótima opção para quem tem o dia a dia mais agitado e precisa ir às compras depois do trabalho. A Feirinha da Savassi também comercializa frutas, verduras e legumes frescos. Boa dica, né?

Endereço da Feirinha da Savassi: Rua Tomé de Souza, s/n Savassi.

Funcionamento da Feirinha da Savassi: quinta-feira, das 17h às 21h30. 

Academia do Skate
Eventos gratuitos em BH. Academia do Skate. Divulgação Instagram.

Para os amantes de esporte, aqui vai uma ótima dica! A Academia do Skate é um evento gratuito de incentivo ao esporte, promovido pelo Instituto Natividade. Mesmo com poucos anos de atuação, o projeto já é visto como um dos principais programas infantis em BH, já que conta com equipamentos e profissionais treinados para dar suporte às crianças. 

A Academia do Skate oferece oficinas e promove competições que incentivam crianças e adolescentes a aprenderem a teoria e a prática deste esporte olímpico. E o melhor: os participantes não precisam pagar nada por isso. 

A Academia do Skate é itinerante, por isso, a cada temporada ela é instalada em um espaço público de Belo Horizonte. O projeto já passou por shopping, a esplanada do Mineirão e agora vai ocupar os lugares ao ar livre ao redor da cidade. Ao final de cada temporada, os alunos participam de uma competição e recebem prêmios!

Endereço da Academia do Skate: o projeto é itinerante, mas a localização da pista sempre é divulgada através do Instagram.

Funcionamento da Academia do Skate: de quarta a domingo.

Cine Santa Tereza

É claro que os amantes do cinema também teriam vez em nossa lista de eventos gratuitos em BH! O Cine Santa Tereza é um dos poucos cinemas de rua que ainda resistem em Belo Horizonte. Hoje, ele é administrado pela Prefeitura da cidade, por esse motivo, todos os eventos promovidos por lá têm entrada gratuita.

A programação de filmes do Cine Santa Tereza privilegia curtas e longas metragens de cinema independente. Além disso, é possível conferir tanto obras nacionais, quanto internacionais. As crianças podem contar com uma agenda especial, repleta de filmes infantis.

Os ingressos podem ser retirados através do site da Prefeitura de Belo Horizonte.

Endereço do Cine Santa Tereza: Rua  Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza

Funcionamento do Cine Santa Tereza: de quarta-feira a domingo, das 16h30 às 19h.

CEMAR BH
Eventos gratuitos em BH. CEMAR. Divulgação Instagram.

Você já pensou na possibilidade de colocar a mão na terra, plantar e fazer compostagem em uma das maiores metrópoles do Brasil? O Centro Municipal de Agroecologia e Educação Ambiental para Resíduos Orgânicos (CEMAR) veio para mostrar que isso é possível em Belo Horizonte. 

O CEMAR é um espaço de educação e implantação agroecológica criado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em um local onde funcionava a Estação de Reciclagem de Entulho da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). A ideia foi transformar o espaço uma agrofloresta comunitária, onde possa haver ocupação pública, através de oficinas e projetos de educação ambiental.

A organização do CEMAR criou um coletivo que hoje conta com a participação de moradores de diversos bairros de Belo Horizonte, os quais participam das atividades e debatem possíveis melhorias para o espaço. No futuro, a ideia é que o CEMAR possa contar com diversos espaços e equipamentos públicos, como por exemplo:

  • Pista de caminhada e cooper;

  • Academia a céu aberto;

  • Pomares;

  • Jardins;

  • Estufas e viveiro de mudas.

Endereço do CEMAR: Nilo Antônio Gazire, 147, Estoril

Funcionamento do CEMAR: reunião do coletivo sempre aos sábados, a partir das 9h.


Gostou de conhecer esses eventos gratuitos em BH? A essa altura você já deve ter decidido qual deles quer conhecer primeiro, né! Mas antes de começar a se programar para aproveitar esses eventos, que tal seguir aqui no blog e conhecer os parques de Belo Horizonte? Eles também são ótimas opções gratuitas de passeio pela cidade. Boa leitura!