Parques em BH: diversão e sossego dentro da cidade

Fazer um piquenique, andar de skate, praticar exercício físico ou simplesmente descansar à sombra das árvores. Essas são apenas algumas das opções para se aproveitar um dia de férias, folga ou final de semana nos parques em BH

Antigamente, Belo Horizonte era conhecida como “cidade jardim”. Agora, as paisagens mudaram e o apelido não tem a mesma força que já teve um dia, mas mesmo assim, diversas áreas verdes resistiram e permanecem por aqui. Esses espaços foram dotados de infraestrutura de lazer e agora dão forma aos parques de BH.

Basta uma visitinha a esses lugares ao ar livre para entender esse apelido. Ao todo, Belo Horizonte possui mais do que 70 parques distribuídos pela cidade. De pista de skate a tirolesa, além de oferecerem diversão para todas as idades, os parques em BH também proporcionam um contato bem próximo à natureza.

Confira a lista de parques em Belo Horizonte que preparamos e encontre o que fica mais perto de você.

Parques em BH na região Oeste

A região oeste de Belo Horizonte hoje possui 63 bairros e cerca de doze espaços verdes, dentre esses, dez já são parques que combinam área verde preservada e infraestrutura de lazer. Confira alguns deles:

Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho

Quem conhece o Parque Aggeo consegue vislumbrar a fazenda a qual o espaço já fez parte um dia. Ele surgiu do processo de parcelamento de solo que criou o bairro Buritis. Hoje, é o segundo maior parque de BH e ainda possui características da época em que foi originado. O seu paisagismo mistura área verde e nascentes de água, que se juntam e formam o Córrego Ponte Queimada. Mas se engana quem pensa que ele é rico apenas em áreas verdes.

Quem visita esse parque em BH, pode se deparar com siriemas, preás e inúmeros pássaros. Aos amantes de atividade física, o que não falta no Parque Aggeo é infraestrutura para prática de esportes. O parque conta com pista de caminhada, quadra poliesportiva, brinquedos infantis e trilha ecológica. Se você está procurando um parque em BH onde se pode fazer um pouquinho de tudo, esse parque é o
Aggeo Pio Sobrinho!
Funcionamento: terça-feira a domingo, de 8h às 18h.

Localização: Av. Professor Mário Werneck, 2691 - Buritis

Parque jacques cousteau

Esse é um dos parques em BH que despertam surpresas aos seus visitantes. Quem o conhece não imagina que um dia ele já foi um lixão a céu aberto. Nos anos 1980, o espaço se transformou em um horto, onde mudas de árvores eram plantadas para depois compor o paisagismo de Belo Horizonte. Foi assim que o parque começou a se formar e hoje virou local de lazer aos moradores do bairro Betânia e demais visitantes.

O Jacques Cousteau tem cerca de 335 mil m² de extensão, sendo que 80% dessa área é composta por vegetação. Mas se além de passear em meio a natureza você quiser praticar outras atividades, também pode! O parque possui uma infraestrutura de brinquedos, áreas de convivência e academia a céu aberto. Tem opção pra todo mundo!

Funcionamento: terça a domingo, de 7h às 18h

Localização: Rua Augusto José dos Santos, 366, Bairro Betânia. 

Parque do Conjunto Estrela Dalva

Foram os moradores do bairro Havaí que trabalharam para a criação do Parque do Conjunto Estrela Dalva. Ele foi construído por meio de orçamento participativo - quando a população decide o que será feito com o dinheiro público. Por esse motivo, ele é considerado uma conquista aos moradores da região. Seu grande destaque são seus jardins. Por lá, os ipês, azaleias, flamboyants e outras espécies da flora roubam a cena! Mas além disso, os seus 12 mil m² de extensão também comportam espaços para prática de atividades físicas, culturais e um belo playground.

Funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h às 18h

Localização: Rua Costa do Marfim, 400 - Bairro Estrela dalva

Parques em BH na Região Nordeste

A regional Nordeste de Belo Horizonte é a segunda com maior quantidade de parques, perdendo apenas para a região Centro-sul de BH. Ao todo, são 16 espaços de lazer espalhados pelos bairros que formam a regional, e um deles é bastante recente. Veja: 

Parque Ecológico Renato Azeredo

Imagina ler um livro à sombra de uma árvore? O Parque Renato Azeredo oferece isso aos seus visitantes. O espaço conta com uma biblioteca comunitária criada por moradores em parceria com a Prefeitura. É só chegar e escolher um livro! Mas o lazer do parque não para por aí, lá também tem opções como mirantes, quadra poliesportiva, pista de caminhada, e espaços de convivência. Conhecido como refúgio verde pelos moradores do bairro Palmares, esse é um dos parques em BH com mais opções de lazer aos visitantes. 

Funcionamento: Segunda a segunda, das 7h às 18h.

Localização: Av. José Cleto, entre os números 152 e 300 - Bairro Palmares. 

Parque real

Esse é um dos parques mais novos de Belo Horizonte. Foi inaugurado no início de 2019 pela Prefeitura e fica bem próximo aos bairros Paulo VI, Jardim Vitória, Vista do Sol, Acaiaca, Capitão Eduardo e Beira Linha. Com a abertura do parque, os moradores da região ganharam um local de lazer com cerca de 73 mil m², com mirante de 770 metros de altitude, pista de skate street, quadras de areia e poliesportivas, brinquedos, aparelhos de ginástica e pista de caminhada.

Uma de suas principais vantagens é a infraestrutura adaptada aos visitantes de baixa mobilidade. Além disso, o parque Real é para a família toda, até os pets! É permitida a entrada de animais domésticos de variados tamanhos, desde que estejam usando coleira.

Funcionamento: terça a domingo e feriado, das 7h às 18h

Localização: Rua Três Mil e Setenta e Quatro, 201 - Bairro Paulo VI

Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni

Mais conhecido como Parque do Cidade Nova, esse local de lazer é mais uma das conquistas da comunidade da região. Implantado em 1990, hoje o parque divide os seus 14 mil m² de extensão entre área verde - que ocupa cerca de 70% do espaço - e diversas opções de lazer, como brinquedos, teatro de arena e aparelhos de ginástica. Se você gosta de parar o tempinho para observar a natureza, conhecer esse parque em BH vale a pena, já que sua vegetação é uma mistura de espécies exóticas, plantas ornamentais e cerrado.

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18horas.

Localização: Rua Dep. Bernardino de Sena Figueiredo, 1.022 - Bairro Cidade Nova. 

Parques em BH na Região Norte

A Região Norte de BH possui cerca de 124 áreas verdes, desse total, as maiores delas estão contidas dentro de parques municipais. Ao todo são três, juntos eles somam mais de 117 mil m² de espaço para recreação e lazer da comunidade da regional Norte. Confira alguns deles:

Parque Primeiro de Maio

O parque Primeiro de Maio é mais um dos exemplos positivos de espaços de convivência reivindicados pela comunidade de Belo Horizonte. Antes de sua construção, o espaço estava sendo foco de acúmulo de lixo e ocupação desregular. Hoje, ele é um dos parques mais novos da região e consegue entregar aos visitantes uma infraestrutura que atrai eventos e outras manifestações culturais, por conta de sua arena e sala multimeios.

Mas além disso, também oferece pista de caminhada, mesa de  jogos, brinquedos, equipamentos de ginástica. Quem o visita, garante diversão nos espaços de convivência e ainda consegue contemplar a natureza, já que, além de vasta área verde, o parque também conta com cinco nascentes visíveis. 

Funcionamento: Todos os dias, das 7h às 17h45.

Localização: rua Joana D’Arc, 190 – Primeiro de Maio

Parque Nossa Senhora da Piedade

Impossível visitar o Parque Nossa Senhora da Piedade e não ficar encantado com o lago localizado logo na entrada. Não é permitido nadar, mas a contemplação é mais do que liberada. Esse é mais um dos espaços de lazer recuperados pela PBH graças ao apelo dos moradores e frequentadores da região. Em 2008, os 58 mil m² que eram utilizados como depósito de lixo foram transformados em um espaço de lazer que agrada todas as idades. Aos mais animados, o espaço oferece uma trilha ecológica, pista de skate, brinquedos, quadras esportivas e academia ao ar livre. Aos menos agitados, os caramanchões e áreas verdes para contemplação são boas opções.

Funcionamento: Todos os dias, das 7h às 17h45.

Localização: Rua Rubens de Souza Pimentel, 750, Bairro Aarão Reis. 

Parques em BH na região Centro-sul

Atualmente, a região centro-sul concentra a maior quantidade de parques em BH. De acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, essa regional de BH possui 19 espaços de lazer públicos para o proveito dos moradores. 

Parque Municipal Julien Rien

O Julien Rien é mais um dos espaços que compõem o cordão de parques da região Centro-sul. Localizado no bairro Anchieta, o parque oferece opção de lazer aos mais radicais, como a pista de skate localizada dentro do espaço, mas também não deixa a desejar aos que preferem atividades mais tranquilas, como praticar ginástica nos equipamentos disponíveis e aproveitar as áreas de convivência.

Apesar de seu pequeno porte em relação aos parques mais conhecidos da cidade - cerca de 14.000m² de extensão - sua área verde ocupa cerca de 80% da área total. Além disso, o paisagismo é outro ponto forte do parque. Por isso, se seu plano é descansar à sombra das árvores ou fazer manobras de skate, o parque Julien Rien é o lugar certo!

Funcionamento: terça a domingo, 8h às 18h

Localização: entrada pela Av. Francisco Deslandes ou entrada pela Av. Bandeirantes, 911, bairro Anchieta.

Parque da serra do curral

Esse é um dos parques mais recentes de BH. Criado em 2012, o objetivo dele é preservar e proteger a Serra do Curral, um dos patrimônios do Brasil. Ele é um dos maiores parques em BH,  com cerca de 400.000 m² de extensão e mais de 1000 metros de altitude. Isso significa que o que não falta no parque é espaço para os mais diversos fins de lazer.

O destaque fica para as dez tirolesas instaladas ao longo do espaço, cujas trilhas para alcançá-las podem ser feitas sozinho(a) ou acompanhadas pelos guias do parque. No final, toda a caminhada é recompensada pela vista, de onde é possível ver outros pontos turísticos da cidade. Se diversão para você é caminhar e contemplar a natureza, o parque da Serra do Curral é perfeito para aproveitar um dia livre.

Funcionamento: terça a domingo, de 8h às 17h. 

Localização: Av. José do Patrocínio Pontes, 1.951 - Mangabeiras

Parque Municipal das Mangabeiras

O Mangabeiras é o maior parque municipal de Belo Horizonte. Com 2,4 milhões de m², o parque é um dos mais completos da cidade, quando o assunto é lazer. Projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, o parque oferece recantos naturais, quadras de peteca, de tênis e poliesportivas, além de pista de skate, brinquedos para as crianças e atividades culturais para todas as idades. 

Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h.

Localização: entrada pela Av. José do Patrocínio Pontes, 580. Entrada pela Praça Cidade do Porto, 100, Bairro Serra e entrada pela Rua Caraça, 900, Bairro Serra.

Parque em BH na região da Pampulha

Essa região de BH se destaca pela quantidade de áreas com vegetação preservada. Em sua maioria, eles ficam organizadas dentro de parques municipais, os quais vamos destacar abaixo:

Parque Ecológico da Pampulha

O Parque Ecológico da Pampulha na verdade leva o nome de Francisco Lins do Rego. Ele é um dos parques mais extensos da capital, somando 300 mil m² de área verde. A paisagem é bastante privilegiada, porque o espaço fica localizado às margens da Lagoa da Pampulha. Por isso, a fauna e a flora estão presentes em qualquer direção que você olhar. O Parque Ecológico da Pampulha não oferece infraestrutura de lazer, como brinquedos e quadras, mas o amplo espaço é bastante utilizado pelos visitantes para andar de bicicleta, fazer piquenique e soltar pipa. O que não dá pra negar é que os visitantes vão se sentir livres com tamanha área verde!

Funcionamento: terças, domingos e feriados, das 8h30 às 17h.

Localização: entrada pela Av. Otacílio Negrão de Lima, Portaria I, nº 6061 (Marco Zero), e entrada pela Portaria II, nº 7111 (Toca da Raposa) - Pampulha.

Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado

O nome desse parque é uma referência ao Córrego do Nado, uma lagoa que fica dentro do espaço e tem cerca de 22 mil m². Os patos e pequenas tartarugas que ficam em sua margem são atrações que agradam aos visitantes. Seus 300 mil m² de extensão combinam área verde, uma vasta estrutura para prática de esportes e até mesmo bibliotecas.  Além de ser o pulmão dos bairros Itapoã e Planalto, o lugar também é referência para esportistas e famílias, já que possui sala multimeio, biblioteca pública, quadras poliesportivas, pista de skate e teatro de arena.

Funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h às 18h

Localização: Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 - Bairro Itapoã 

Esses são alguns dos mais de 70 parques em BH que estão disponíveis para visitação pública. Gostou das dicas? Agora é só escolher um deles e aproveitar o final de semana, as férias, ou a folga com a família ou amigos! Aproveite também para conhecer outros lugares ao ar livre em BH!


Perguntas Frequentes

Como agendar visita aos parques de BH?
Para melhorar regular a quantidade de pessoas dentro dos parques de BH, durante a pandemia, a Prefeitura criou um sistema de agendamento, onde os interessados podem retirar os ingressos de visita através do site da prefeitura. O agendamento deve ser feito dois dias antes do dia da visita, que acontece de quinta a domingo. 
Quais parques de BH estão abertos?
Por conta da pandemia, a Prefeitura está regulando o acesso aos parques de BH, até então, apenas 9 desses espaços permanecem abertos. Veja quais são eles: Parque Municipal Roberto Burle Marx, Parque Municipal Renato Azeredo, Parque Ecológico da Pampulha, Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho, Parque da Serra do Curral, Parque das Mangabeiras, Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, Parque Municipal Jacques Costeau e Parque Nossa Senhora da Piedade.