Conheça a pista de cooper Buritis: lazer e saúde em um só lugar

A pista de cooper Buritis é um dos locais mais queridos pelos moradores do bairro. E o que não faltam são motivos para isso! O local nasceu por iniciativa da própria comunidade e, hoje, já se tornou palco de eventos, encontros entre os moradores, e, sobretudo, é o principal espaço para prática de exercício ao ar livre no bairro Buritis.

Quem vive na região do bairro Buritis não precisa ir muito longe para encontrar locais para se exercitar de forma gratuita. E a pista de cooper, localizada na Avenida Henrique Badaró, é o espaço mais procurado para isso. O local possui ótima infraestrutura para quem gosta de praticar corridas e caminhadas em local aberto. 

Além disso, os visitantes podem contar com um espaço seguro, já que a pista de cooper do bairro Buritis é totalmente sinalizada com faixas e placas de alerta aos motoristas. Por se tratar de uma área de grande movimentação diária, o local recebe manutenções frequentes em toda sua extensão - uma iniciativa da Prefeitura de BH e da Associação de Moradores do Bairro Buritis. 

E tem mais! A pista de cooper da Avenida Henrique Badaró Portugal ainda é uma ótima opção para se frequentar com as crianças, já que, bem ao lado da pista, fica uma pequena espaço com brinquedos, aparelhos de ginástica e até uma estação higienizadora pública, onde as pessoas podem lavar as mãos ou pegar um pouco de água para os pets que acompanham a caminhada.  

Como surgiu a pista de cooper Buritis?

Mas nem sempre foi assim! Toda essa estrutura pública que hoje atrai visitantes para esse trecho da Avenida Henrique Badaró Portugal foi construída aos poucos e, com o apoio da comunidade

Inclusive, a construção de uma via, onde os moradores pudessem realizar exercícios físicos com segurança, só foi possível graças às demandas e à pressão que a população do bairro Buritis fez junto aos órgãos públicos.  

O primeiro passo foi realizar a pintura de uma faixa exclusiva para pedestres, depois foram colocadas placas informativas. Anos mais tarde, a pista de cooper do bairro Buritis, finalmente, recebeu iluminação pública, o que passou a viabilizar caminhadas e corridas noturnas

A maioria das melhorias realizadas na pista de cooper Buritis foram fruto de parcerias entre a Associação do Bairro Buritis e a Prefeitura de Belo Horizonte. Mas, o cenário realmente mudou quando os próprios moradores decidiram colocar a mão na massa para transformar a pista de caminhada em um local mais convidativo para os frequentadores.    

Comunidade se mobiliza para fazer manutenção na Pista de Cooper do bairro Buritis

Em 2018, as moradoras do bairro Buritis Cristina Reis e Meg Marques notaram que a pista de cooper poderia ficar ainda melhor. Na época, o local se encontrava com grama alta e muito lixo acumulado ao longo de toda pista e, como ambas desfrutavam daquele espaço, tiveram a ideia de elas mesmas tornarem dele um local mais agradável.

As duas vizinhas mobilizaram outros moradores através das redes sociais e marcaram de se reunir na pista de cooper, levando ferramentas para a manutenção da área. Foram dois finais de semana de muito trabalho, mas a turma conseguiu concluir o projeto com apoio dos comerciantes locais, que cederam água, energia para ligar as máquinas de limpeza e sacos de lixo.

Mas o apoio foi ainda além! Ao observar o trabalho pesado dos moradores que se reuniram na pista de cooper para cortar a grama e limpar toda a região, o proprietário de um restaurante situado na Avenida Henrique Badaró resolveu ajudar de alguma maneira. Convidou os voluntários para almoçar gratuitamente em seu estabelecimento, após o fim das atividades. Uma verdadeira corrente de solidariedade, não é mesmo? 

Pista de cooper Buritis é palco de eventos

Se engana quem pensa que esse espaço é somente um local frequentado para a prática de exercícios físicos. Desde que o espaço foi criado, a comunidade passou a ocupar a pista de cooper do bairro Buritis para a realizar eventos movimentados pelos próprios moradores

A pista de cooper Buritis é muito visada para a realização de eventos da região porque sua localização é bastante privilegiada. Ela fica situada na Av. Henrique Badaró Portugal, uma via conhecida por concentrar uma variedade incrível de bares e restaurantes, e que fica bem perto de uma das saídas do bairro Buritis. Conheça alguns dos eventos realizados na pista de cooper Buritis!

Festa junina na Avenida Henrique Badaró Portugal

A primeira e maior edição do Arraiá do Buritis aconteceu na Pista de Cooper do bairro. O evento aconteceu em 2017 e foi totalmente aberto ao público. Contou com apresentações de bandas de forró, muitas barraquinhas de comida, e concurso de melhor noiva caipira infantil! A festa junina deu tão certo que começou à tarde, mas acabou só à noite, com direito a muitos fogos.

Domingo a Rua é Nossa 

A Prefeitura realiza o programa “No domingo, a rua é nossa” em seis vias ao redor de Belo Horizonte, as quais são interditadas para que a população possa realizar atividades físicas, de lazer e recreação, exclusivamente nesse dia da semana. E a boa notícia é que a Avenida Henrique Badaró Portugal está entre as vias cadastradas no programa

Antes da pandemia, a Av. Henrique Badaró era interditada na altura da pista de cooper Buritis, aos domingos. Os visitantes podiam ocupar o espaço das 8h às 13h e a diversão era principalmente voltada aos pequenos. Veja algumas das atividades organizadas na rua de lazer do bairro Buritis:

Atividades realizadas na rua de lazer do bairro Buritis

  • Jogos de tabuleiro;

  • Brincadeiras na grama;

  • Pula-pula;

  • Cama elástica.

Outros locais para caminhar no bairro Buritis

Além da pista de cooper da Avenida Henrique Badaró Portugal, o bairro Buritis ainda possui outros locais bastante utilizados para a prática de corridas e caminhadas. Essas vias não possuem a mesma infraestrutura oferecida pela pista de cooper oficial do bairro, mas, chamam atenção pelo amplo espaço e pela proximidade com a natureza. 

Parque Aggeo Pio Sobrinho 

O Parque Aggeo Pio Sobrinho é um dos locais mais frequentados do bairro Buritis, quando o assunto é atividade física. Logo perto da entrada do espaço está localizada uma pista de caminhada, a qual atravessa toda a área aberta do parque. 

A pista é bastante utilizada por visitantes e moradores que gostam de caminhar em locais abertos e bem próximos à natureza, isso porque o Parque Aggeo Pio é um espaço repleto de árvores e possui um belo paisagismo. Além disso, é bastante comum se deparar com variadas espécies de pássaros e miquinhos em meio à caminhada pela pista. 

Vale lembrar que, atualmente, para acessar o Parque Aggeo Pio Sobrinho, é necessário realizar um agendamento de visita no site da Prefeitura de Belo Horizonte. O parque pode ser acessado a partir de terça-feira. 

Avenida Engenheiro Carlos Goulart

A Avenida Engenheiro Carlos Goulart é mais um dos locais de caminhada no bairro Buritis que permite uma proximidade com a natureza. No local não existe propriamente uma pista de cooper, mas ela é conhecida como local de caminhada graças à amplitude e extensão de sua via. 

A natureza pode ser percebida de diversas formas durante a caminhada pela pista da Av. Engenheiro Carlos Goulart, desde a reserva conhecida como Mata da Copasa, até a presença de pequenos animais silvestres, como quatis e tucanos. 

Uma dica para fazer da caminhada na Av. Engenheiro Carlos uma atividade ainda mais completa é visitar o mirante que fica nessa região do Buritis. Para acessá-lo, basta percorrer a via até o final, quando a avenida se transforma na rua Gurupi. O local é uma via sem saída, de onde é possível ter uma vista panorâmica do bairro. 

Gostou de conhecer melhor a pista de cooper Buritis e outros locais para realizar caminhada dentro do bairro? Agora é só pegar a garrafinha de água e partir para a caminhada! Mas antes, que tal conhecer outro parque na região do Buritis, conhecido por oferecer ótima estrutura para prática de exercícios físicos e eventos? Boa leitura!