Onde levar crianças em BH: veja 8 espaços de lazer e cultura

Decidir onde levar crianças em BH não é uma tarefa difícil, já que a cidade conta com diversos locais e programas pensados especialmente para os pequenos. Por aqui, é possível fazer passeios ao ar livre, atividades interativas e, até mesmo, programas que mesclam aprendizado cultural e diversão. Vem conferir!

Por conta das medidas de isolamento social, necessárias por conta da pandemia, muitas crianças passaram mais tempo do que o normal dentro de casa. Com isso, algumas situações se tornaram inevitáveis: horas e horas gastas em frente às telas e alguma dificuldade para socializar com outras pessoas. 

Nesse momento você deve estar se perguntando “mas como afastá-los das telas?”. É aí que vem a boa notícia: o que não faltam são lugares onde levar crianças em BH. Aqui você vai ver que Belo Horizonte conta com parques que proporcionam maior contato com a natureza e a prática de atividades ao ar livre, programações que combinam aprendizado e diversão e, até mesmo, locais gratuitos.

Por isso, nós separamos aqui 8 espaços onde levar crianças em BH. E se engana quem pensa que apenas os pequenos vão se entreter, viu? Você vai ver que será diversão garantida para toda a família. Confira a lista!

Onde levar as crianças em BH?

  • Feirinha Buritis;

  • Parques infantis em BH;

  • Planetário BH;

  • Academia do Skate;

  • Mineirão;

  • Parques ao ar livre.

Agora que você já tem ideia de como aproveitar Belo Horizonte com crianças, nós vamos te dar todos os detalhes sobre cada um desses programas e quais opções de espaços infantis você terá para conhecer dentro de cada um deles. Vamos lá!

Feirinha do bairro Buritis

A Feirinha do bairro Buritis é um mercado aberto de artesanato e gastronomia que atrai visitantes de todos os bairros de Belo Horizonte. E não é à toa, viu? As maiores edições da feira já chegaram a reunir mais de cem barracas, as quais mesclam produtos de decoração, moda e outros itens artesanais. 

Mas um dos principais atrativos da Feirinha Buritis é o espaço kids. A cada semana, um novo entretenimento passa a integrar o playground. Mas uma coisa é certa, as crianças podem contar com brinquedos infláveis, pula-pula e piscina de bolinha. Além disso, o espaço kids da Feirinha Buritis também oferece oficinas de artes, teatros e apresentações.

Para completar, enquanto os pais fazem um passeio mais tranquilo pelas barraquinhas, a Feira Buritis disponibiliza monitores, os quais prestam assessoria às crianças nos brinquedos e nas oficinas. É ou não um programa com atrativos para toda a família?

Endereço da Feirinha Buritis: Av. Professor Mário Werneck, 1685 - Buritis.

Funcionamento da Feira do Buritis: sempre aos sábados, das 8h às 15h. 

Entrada gratuita

Parques Infantis em BH

É claro que os parques infantis em BH não poderiam ficar de fora dessa lista, afinal, esses espaços reúnem brinquedos que além de agradar crianças de todas as idades, são capazes de garantir diversão até mesmo para os adultos. Vamos lá!

Parques infantis em BH

  • Parque Guanabara; 

  • Ita Park BH.

Parque Guanabara

O Parque Guanabara é o único parque de diversões fixo de Belo Horizonte. O espaço está na orla da Lagoa da Pampulha desde 1951, por isso, já marcou a infância de diversas gerações de belorizontinos. E promete marcar muito mais, já que continua sendo um dos principais locais onde levar crianças em BH.

O Parque Guanabara possui atrações para todas as idades. As principais atrações são voltadas para crianças de 2 a 12 anos. Mas também é possível encontrar brinquedos mais radicais, como a torre skyfall, que despenca das alturas, e o Cataclisma, capaz de deixar os corajosos de cabeça para baixo.

Para melhorar, o Parque Guanabara fica localizado em um local super privilegiado, na Orla da Lagoa da Pampulha. Por isso, uma ótima opção para complementar o passeio é fazer uma visita ao conjunto moderno de arquitetura, no qual é possível ver obras como a Igrejinha de São Francisco de Assis e a Casa do Baile.

Endereço do Parque Guanabara: R. Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 15 - São Luiz
Horário de funcionamento do Parque Guanabara: quinta-feira a sexta, das 14h às 22h. Sábados, das 11h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 21h. 

Entrada paga

Ita Park BH

Belo Horizonte tem apenas o Guanabara como parque infantil fixo, contudo, é muito comum que outros espaços de diversão itinerantes se instalem nos estacionamentos dos shoppings ou próximos a eles. O Ita Park é um bom exemplo disso. 

O Ita Park é um parque de diversões itinerante que já passou pela região metropolitana de BH e, hoje, está instalado entre a estação de metrô e o Minas Shopping. O espaço conta com 14 brinquedos diferentes, os quais são divididos em atrações para crianças e adultos, como o Evolution, que conta com 24 metros de altura, e o tradicional carrinho bate-bate, o queridinho de todas as idades.

Atual endereço do Ita Park: Rua Queluzita, sem número.

Funcionamento do Ita Park: segunda a sexta, das 16h às 21h45. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h45.

Entrada paga

Planetário BH

Para fechar nossa lista de lugares onde levar crianças em BH, resolvemos falar sobre um passeio cultural capaz de deslumbrar qualquer um: uma viagem pelo universo, sem precisar sair da Terra. O Planetário BH é uma atração do Espaço do Conhecimento, uma espécie de museu interativo, mantido pela Universidade Federal de Minas Gerais.

O Planetário BH é uma sala climatizada, com cadeiras reclináveis, onde projetores especiais lançam imagens em um teto abaulado. Muitos o descrevem como cinema com visão de 360 graus. Nele, é possível assistir a 19 filmes e sessões comentadas sobre o céu, o universo e a Terra. Vale a pena conferir!

Endereço do Planetário BH: Praça da Liberdade, 700. Dentro do Espaço do Conhecimento UFMG.

Funcionamento do Planetário BH: de terça a domingo, das 9h às 17h.

Entrada paga

Academia do Skate
Onde levar crianças em BH. Foto Thiago Fernandes.

Seu pequeno ou sua pequena gosta de aprender novos esportes? Então essa dica aqui é para você! A Academia do Skate é uma oficina prática que auxilia crianças e adolescentes de todas as idades a aprenderem técnicas da atividade que, recentemente, entrou para a lista de esportes olímpicos

A Academia do Skate já passou por diversos espaços públicos de Belo Horizonte, como shoppings, parques, praças e, até mesmo, a Esplanada do Estádio Mineirão. Mas a melhor parte é que, além de itinerante, a atividade ainda é totalmente gratuita, já que o projeto é viabilizado pela lei de incentivo ao esporte. 

E tem mais! Ao final da visita da Academia do Skate em cada espaço público, é realizada uma competição, a qual visa premiar os alunos que mais evoluíram nas aulas ministradas pelos instrutores. Ficou curioso para saber onde o projeto está neste momento? Dê uma olhadinha no site do Natividade.

Endereço da Academia do Skate: itinerante

Entrada gratuita

Mineirão

80m² de área aberta. Isso é o que a esplanada do Estádio Mineirão tem a oferecer à criançada que gosta de praticar esportes ao ar livre ou simplesmente respirar os ares da Pampulha, um dos pontos turísticos de Belo Horizonte. 

O Mineirão é uma ótima opção para passeios em família, já que o amplo espaço e a boa infraestrutura permitem que adultos e crianças possam praticar esportes como andar de bicicleta, skate, patins ou, até mesmo, fazer corridas e caminhadas.

Se você não tem bicicleta ou skate para levar, não tem problema, viu? Na esplanada do Mineirão é possível encontrar lojas que realizam o aluguel desses equipamentos. Se bater a fome, não precisa se preocupar! A esplanada também conta com lanchonete, restaurante, choperia e até mesmo uma sorveteria.

É normal ir até o local em uma tarde de domingo e encontrar famílias inteiras praticando esporte, sentadas conversando, ou até mesmo improvisando um piquenique. Mas vale a pena prestar atenção na programação de jogos do estádio, já que a esplanada fica interditada para visitação em dias de campeonatos de futebol.

Endereço da esplanada do Mineirão:  Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 - São José.

Horário de funcionamento do Mineirão: Segunda, quinta, sexta, sábado e domingo (sem jogos), das 7h às 22h.

Entrada gratuita

Parques ao ar livre

Uma coisa ninguém pode negar: criança gosta de correr e ter espaço para brincar, não é mesmo? Por isso, saber quais são e onde estão os lugares ao ar livre de Belo Horizonte é algo indispensável para quem tem pequenos em casa. Dentre esses espaços, os parques se destacam, já que a maioria possui entrada gratuita e brinquedos infantis. Vem ver! 

Parque Aggeo Pio Sobrinho
Onde levar crianças em BH. Parque Aggeo Pio Sobrinho.

O Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho é a terceira maior área verde de Belo Horizonte. Por isso, ele acaba sendo uma ótima opção de lugar para levar crianças em BH, já que seus 600 mil m² oferecem pista de caminhada, quadra poliesportiva e trilhas ecológicas. Além disso, para as crianças existe um parquinho que conta com brinquedos como escorregador, gangorra e casinha de escalada.

Endereço do Parque Aggeo Pio: Av. Professor Mário Werneck, 2691 - Buritis

Funcionamento do Parque Aggeo Pio Sobrinho: terça-feira a domingo, de 8h às 18h.

Entrada gratuita

Parque Jacques Cousteau

No Parque Jacques Cousteau o que não faltam são atrativos para a criançada. O espaço, que antes era considerado um lixão, foi transformado pela Prefeitura de BH em um parque ecológico, onde é possível encontrar brinquedos infantis, trilhas de bicicleta, áreas de convivência e academia a céu aberto. 

Para completar, dentro do parque também é desenvolvido um programa de plantio comunitário de árvores. Para participar, basta solicitar uma muda à administração do espaço. Depois disso, os jardineiros do programa vão auxiliar a criança e a família no plantio daquela muda. 

Endereço do Parque Jacques Costeau: Rua Augusto José dos Santos, 366, Bairro Betânia. 

Funcionamento do Parque Jacques Costeau: terça a domingo, de 7h às 18h.

Entrada gratuita


Gostou de conhecer esses espaços onde levar crianças em BH? Agora o difícil será decidir qual deles irá visitar primeiro, né! Mas aqui vai a última dica: vale a pena conferir de perto cada um deles, já que são tão diferentes entre si. Ah! Se seu pequeno gosta de aventura, veja também nosso artigo sobre tirolesas para se conhecer em Belo Horizonte. Boa leitura!