Restaurante japonês em BH: conheça os 6 mais famosos

Em busca de um restaurante japonês em BH? Então vai gostar de saber que a cidade conta com opções bem variadas de espaços especializados nessa culinária. Por aqui você vai encontrar restaurantes que oferecem receitas mais tradicionais e locais que misturam um pouco do Japão e do Brasil e acabam criando pratos autênticos. Vem ver!

Onde comer comida japonesa em BH

  • Kinoko;

  • Sushi Japa;

  • Kanpai;

  • Udon;

  • Hamoni;

  • Marukame.


Para uns, uma culinária exótica, para outros, uma paixão. O que importa é que os restaurantes japoneses tomaram conta de Belo Horizonte e hoje já estão espalhados por toda a cidade. Aqui tem casa estilo Kaiten, onde a comida é servida em esteiras rolantes, tem espaços que trabalham com comida à quilo e, é claro, não poderiam faltar os restaurantes que oferecem opções a la carte.

Por isso, montamos uma lista com espaços bastante variados entre si no que diz respeito ao preço, tipo de gastronomia e localização. Mas que, apesar de diferentes entre si, possuem ótima fama quando o assunto é comida japonesa em BH. Vamos lá!

Hamoni 


O Hamoni é um restaurante japonês que possui três unidades em BH: Cidade Nova, Alphaville e a mais recente foi inaugurada no bairro Buritis. Esse é mais um dos espaços de culinária oriental que opera no modelo de sushi bar, no qual você pode pedir porções a la carte.

O cardápio do Hamoni é uma criação de Ademilson Silva. Um chef cuja marca registrada é equilibrar os tradicionais sabores japoneses com molhos brasileiros. O menu oferece entradas, sashimis, temakis, os famosos hots, pratos quentes e os combinados (porções maiores que misturam diferentes pratos).

Outro destaque do cardápio do Hamoni são seus drinks. Por lá é possível encontrar clássicos como o Aperol Spritz, até opções mais exóticas, como o Matcha Man Sour, um drink que mistura erva japonesa e pêssego.

Endereço Hamoni: Av. Prof. Mário Werneck, 3.210 - Buritis. Rua Dr. Júlio Otaviano Ferreira, 621 -

Cidade Nova. Avenida Picadilly, 105 loja 124 - Center III Alphaville.

Funcionamento Hamoni: aberto de segunda a domingo, das 18h à 00h.

Kanpai

O Kanpai é um restaurante de comida japonesa conhecido por seu conceito moderno. Ao contrário dos outros estabelecimentos que também trabalham com esse modelo de culinária e gostam de privilegiar as tradições orientais, o Kanpai mistura a gastronomia japonesa com o jeito de comer brasileiro. 

Um dos diferenciais mais modernos do Kanpai é o seu cardápio eletrônico. Por meio de um tablet você pode conferir todos os pratos disponíveis e fazer seu pedido, que é direcionado automaticamente para a cozinha. Mas isso não significa que o restaurante dispensa a presença dos garçons. Os profissionais prestam assistência a todo momento!

O Kanpai opera no modelo sushi bar e o cardápio conta com mais de 100 opções de pratos, que são servidos em porções. O local possui uma ótima variedade de entradas e os pedidos principais variam de receitas mais tradicionais, como o sushi de salmão, até pratos especiais, como o ponzu (peixe branco ao molho ponzu, crisp de batata doce e ovas). 

Além disso, o menu do Kanpai faz sucesso entre os carnívoros e vegetarianos, isso porque além das opções com frutos do mar, o espaço também oferece pratos como o maki de palmito, harumaki de legumes e outros pratos com legumes, frutas e vegetais. 

Endereço Kanpai: Rua Pium-Í, 1122 - Cruzeiro

Funcionamento Kanpai: de segunda a sexta, das 18h às 22h. Sábado e domingo, das 12h às 16h e 18h às 22h.

Udon


O Udon é um restaurante japonês que já carrega certa tradição em BH. Inaugurado em 2008, ele traz para a capital mineira o conceito de Izakaya, uma espécie de bar japonês que oferece um cardápio de pratos para acompanhar as bebidas. O sucesso foi tanto que, ao longo de seus anos em operação, o restaurante passou a colecionar premiações.

Com unidades no Lourdes e no Belvedere, o restaurante japonês Udon chama atenção por seu ambiente sofisticado, com pegada moderna. Seu cardápio conta com cerca de 40 pratos, que vão de entradas, a pratos quentes e porções tradicionais de frutos do mar. 

E por falar em pratos quentes, não poderíamos deixar de falar sobre o carro chefe do Udon, o Chaufa. Ele é super simples, mas surpreende no sabor, já que se trata de uma mistura de arroz picante salteado com polvo, camarão, vegetais e ovo caipira frito para arrematar. E o melhor, serve até duas pessoas!

Endereço Udon: Estr. p/ Nova Lima, 421 - Belvedere. Av. do Contorno, 7315 - Lourdes.

Funcionamento Udon: 12h às 15h e 18h à 00h.

Sushi Japa

O Sushi Japa é um restaurante japonês famoso em BH por seu buffet a quilo. A rede possui mais de 10 unidades espalhadas por Belo Horizonte. Ao contrário de algumas unidades que só operam durante a noite, esse restaurante funciona também no horário do almoço e conta sempre com peças bem frescas.

O buffet do Sushi Japa é um dos mais em conta de Belo Horizonte. Mas, apesar do preço, o restaurante oferece ótima variedade de opções, como temakis, sashimis, sushis gourmets, pratos chineses e até mesmo sobremesas. A gastronomia desse espaço é conhecida por misturar a culinária japonesa com alguns toques americanos, como os sushis com cheddar e cream cheese.

Mas além do buffet a quilo, o Sushi Japa também está presente nos aplicativos de delivery. Por lá é possível encontrar porções prontas com 4, 6, 8 ou 12 peças e combinados que podem servir até três pessoas, dependendo da fome!

Funcionamento Sushi Japa: segunda a domingo, das 11h à 00h.

Rodízio de japonês em BH

Kinoko


Já viu sushi em esteira rolante por aí ? Esse é o conceito Kaiten, muito famoso nos Estados Unidos e no Japão e que acabou chegando em BH pelo Kinoko. Ele é pioneiro nesse conceito em Minas Gerais e já se tornou um dos principais restaurantes do bairro Buritis. Além disso, é conhecido como um dos principais rodízios de comida oriental da capital mineira.

O rodízio no formato Kaiten funciona assim: o sushiman prepara as peças e as coloca em uma esteira giratória. Você se posiciona ao redor dessa esteira e se serve como quiser. Como o rodízio é sua especialidade, o Kinoko oferece promoções bem bacanas. Os casais podem aproveitar as peças e as bebidas por R$189,00, de segunda a quinta.

Mas se você não quiser pagar pelo rodízio, sem problemas! O modelo Kaiten também funciona para quem quer experimentar somente algumas peças específicas. Desse jeito, você paga pela quantidade de pratos retirados da mesa.

Endereço Kinoko: R. José Rodrigues Pereira, 1274 - Buritis.

Funcionamento Kinoko: segunda a quinta, das 18h às 23h. Sexta e sábado, das 12h às 14h30, das 18h às 23h.

Marukame

O Marukame é um restaurante japonês inaugurado em BH no ano de 2016. Apesar da pouca idade, o espaço já faz bastante sucesso por aqui! Muito dessa fama se deve ao seus rodízios, mas também é possível experimentar todos os pratos a la carte. Atualmente, o Marukame opera em uma única unidade, localizada no bairro Gutierrez. Seu espaço é bastante amplo e chama atenção pela modernidade da decoração. 

E já que estamos falando de rodízio, vale lembrar que o Makurame oferece duas modalidades bem interessantes. No rodízio comum você é servido na mesa e pode desfrutar de um cardápio especial, repleto de opções de entradas, pratos quentes e frios. Já no rodízio premium, um sushiman fica à disposição para você. Assim, é possível pedir qualquer peça do cardápio e ela preparada na hora, bem na sua frente!

Endereço Marukame: Av. do Contorno, 8863 - Gutierrez.

Funcionamento Marukame: terça a quinta, das 18h às 22h. Sexta e sábado, das 18h às 23h. Domingo, das 12h às 16h e de 18h30 às 22h.

Chegamos ao fim de nossa lista de opções de restaurantes japonêses em BH para você aproveitar. Deu para perceber que os espaços são bastante diferentes e oferecem produtos para agradar todos os gostos, né? Esperamos que até aqui você já tenha escolhido qual dos estabelecimentos vai visitar primeiro. Ah! Que tal aproveitar que está navegando pelo nosso blog para conhecer outros espaços gastronômicos famosos em BH? Boa leitura!