Food truck em BH: um guia de parques gastronômicos e trailers

Encontrar food trucks em BH já é uma experiência ótima para quem gosta de praticidade, mas quando esses trailers decidem se juntar em um mesmo local para realizar eventos gastronômicos a céu aberto, a experiência se torna melhor ainda, graças à diversidade de opções. Veja em quais locais da cidade você encontra esses tipos de encontro!

Trailers, kombis ou até mesmo furgões. A onda dos food trucks transformou esses veículos em verdadeiros restaurantes ambulantes. Para isso, bastam algumas customizações técnicas, uma decoração bem chamativa e uma rota para chegar aos mais diversos bairros da cidade.

Aqui em Belo Horizonte, esses veículos já caíram no gosto popular, e muito disso se deve ao diferencial de seu modelo de atendimento. Basta chegar, fazer seu pedido, aguardar poucos minutos e, logo em seguida, apreciar sua refeição nas mesas e cadeiras organizadas ao ar livre. Quando o assunto é gastronomia, os food trucks de BH são procurados pelos que gostam de informalidade e praticidade.

A boa notícia é que você pode aproveitar esses empreendimentos ambulantes com segurança, pois os food trucks em BH foram regulamentados para atuar em espaços públicos e devem cumprir legislações que garantem a qualidade dos alimentos oferecidos.

Eventos de food truck em BH

Os food trucks ficaram famosos em Belo Horizonte por volta de 2015, quando esse tipo de restaurante ambulante virou febre em todo o Brasil. Passados alguns anos, eles tiveram seu funcionamento interrompido por conta das medidas de isolamento social, causadas por conta da pandemia. Mas após a flexibilização do comércio, eles voltaram com tudo na capital mineira!

Está pensando em um almoço, um lanche ou quem sabe uma sobremesa? Os encontros de food truck em BH reúnem as mais diversas gastronomias e variam de pratos mais simples a mais sofisticados. Alguns desses encontros surgem de maneira mais local e espontânea e costumam juntar a vizinhança em praças, outros já contam com uma organização maior e são realizados em pontos turísticos da cidade. Vem ver!

Encontros de food truck em BH

  • Feirinha do bairro Buritis;

  • Praça Stella Hanriot;

  • Mineirão Gastrô.

Food truck em BH, Buritis

Os encontros de food truck no bairro Buritis não são uma novidade. Desde que os restaurantes ambulantes ficaram famosos em BH, as pracinhas do bairro viraram ponto para realização de eventos, realizados de forma muito espontânea. Por vezes, motivados pelos próprios moradores da região. 

Além de se reunirem nas pracinhas e nos eventos realizados na região, vale lembrar que o bairro possui diversos food trucks espalhados por suas principais avenidas. Afinal, devido ao seu crescimento, o Buritis passou a ser considerado um dos pólos boêmios e gastronômicos de BH. Por isso, avenidas como a Prof. Mário Werneck e Henrique Badaró Portugal costumam concentrar um bom número de food trucks no dia a dia.

Praça da rua Stella Hanriot

A praça situada na rua Stella Hanriot, também conhecida como Pracinha dos Micos, é um importante ponto de encontro para os moradores do bairro Buritis. Constantemente, o local vira palco para confraternizações locais e, até mesmo, aniversários. Mas, recentemente, os encontros gastronômicos estão chamando a atenção do público.

Aos finais de semana, quatro food trucks e barraquinhas de gastronomia e bebida se reúnem na praça da Rua Stella Hanriot. Além de zelar pelo espaço, os empreendimentos ambulantes também disponibilizam mesas, cadeiras e até sombreiros para os frequentadores. 

Por ser realizada em uma praça ao ar livre, o ambiente se torna uma ótima opção de entretenimento para a família, já que o espaço conta com brinquedos infantis e uma área aberta perfeita para brincadeiras. 

Veja o que é possível encontrar no encontro de food truck da Stella Hanriot

  • Brothers Acarajé: Bolinho frito de feijão branco, camarões, vatapá e saladinha verde. Esse é o tradicional acarajé baiano! Por lá, você encontra o prato típico baiano servido de forma individual ou no formato de barca.

  • Pastel Cabuloso: Você é do time do pastel doce ou do pastel salgado? Nessa barraquinha você encontra os dois! E ainda é possível aproveitar um refrescante caldo de cana.

  • Let it beer: Uma kombi super estilosa oferece cerveja artesanal. Além disso, também há mesas, cadeiras e sombreiros.

  • Espetinho: Nada melhor do que um churrasco para acompanhar uma bebida gelada nesse verão, né? Por lá também é possível encontrar espetinhos variados!

Endereço: Rua Stella Hanriot, altura do número 360 - bairro Buritis.

Funcionamento: Às sextas, das 18h às 11h. Aos domingos, das 11h30 às 16h30.

Feirinha do Buritis na UniBH

A Feirinha do bairro Buritis é uma das principais atrações de entretenimento do bairro aos finais de semana. Ela acontece dentro do estacionamento da maior universidade da região, a UniBH. Por lá, é possível encontrar um pouquinho de tudo, mas a gastronomia sempre foi um dos pontos fortes.

Em 2021, a Feirinha da UniBH passou por uma repaginada. Nesse novo modelo, o setor gastronômico do evento ficou ainda maior. A partir de agora, quem visitar a feirinha vai encontrar um andar inteiro dedicado aos food trucks e barraquinhas de alimentos, bebidas e confeitaria.

Vale lembrar que aqueles food trucks que realizam encontros informais na Pracinha dos Micos, também marcam presença na Feirinha do Buritis. Mas, além deles, também é possível encontrar culinária mineira, árabe e japonesa. Veja!

Veja o que é possível encontrar nos food trucks e barraquinhas da Feirinha Buritis

  • Acarajé;

  • Espetos;

  • Comida Japonesa e chinesa; 

  • Tropeiro;

  • Comida Árabe; 

  • Porções;

  • Hambúrguer; 

  • Pizza; 

  • Massas; 

  • Queijos; 

  • Pastel.

Endereço: Rua Líbero Leone (estacionamento da UniBH).

Funcionamento: Sempre aos sábados, das 8h às 16h.

Mineirão Gastrô

Os food trucks são o grande destaque do Mineirão Gastrô. O evento, antes conhecido como Gula Festival, atrai restaurantes e pontos de vendas itinerantes para dentro da Esplanada do Mineirão. Por lá, é possível encontrar atrações para toda a família, inclusive os pets. Além disso, a variedade de food trucks oferecem de pratos mais tradicionais a mais sofisticados.

A palavra de ordem no Mineirão Gastrô é food truck. À cada edição do evento, o espaço chega a comportar 20 empreendimentos itinerantes, dentre eles, trailers e bicicletas adaptadas para oferecer diversos pratos.

Quanto à estrutura, o público pode esperar um local totalmente coberto e com muitas atrações para os pequenos. O espaço kids conta com brinquedos infláveis e shows infantis. Já o espaço pet é composto por obstáculos e brinquedos para distrair os cãezinhos, enquanto seus donos podem aproveitar a feira gastronômica.

Para fechar com chave de ouro, toda essa boa gastronomia é regada por ótima música ao vivo, as quais apresentam shows dos mais variados estilos. Na última edição, o evento chegou a contar com a apresentação de quatro bandas.

Mas a boa notícia mesmo é que todas essas atrações são gratuitas, uma vez que o Mineirão Gastrô é realizado em parceria entre empresas e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, empresa de turismo da Prefeitura. 

Veja o que é possível encontrar no Mineirão Gastrô

  • Food trucks de cervejas artesanais;

  • Guloseimas, doces, churros e sorvetes;

  • Culinária mineira, japonesa e diversas opções de hambúrgueres e cachorros quentes. 

Endereço: Estacionamento G1 descoberto – entrada pela Esplanada Sul – Av. Presidente Carlos Luz.

Funcionamento: Datas divulgadas de acordo com a agenda do evento.

Gostou de saber onde encontrar food trucks em BH? Agora é só escolher qual dos parques gastronômicos você quer conhecer primeiro. E que tal aproveitar que está navegando em nosso blog e conhecer a gastronomia de BH através de nosso artigo sobre os principais restaurantes da capital? Boa leitura!