Feirinha do Buritis retorna para agitar o Dia dos Pais

A Feirinha do Buritis realiza sua primeira edição de 2021 no dia 7 de agosto, a partir das 9h. O evento continua sendo realizado no estacionamento da UniBH, o qual é capaz de receber cerca de 40 barracas de artesanato e gastronomia. A ideia é realizar a feira antes no final de semana do Dia dos Pais, a fim de movimentar o comércio de artesanatos.

A chegada das fortes chuvas, no início de 2020, foi o primeiro motivo que obrigou o cancelamento temporário da Feirinha da UniBH. Contudo, depois desses temporais, veio a pandemia do Coronavírus, mais um fator que causou seu adiamento. Esses contratempos acabaram mantendo a feirinha paralisada por mais de um ano. Mas agora, com a ampliação da vacinação, as atividades foram programadas e readequadas para retornarem.

“O nosso termômetro era a feira da Av. Afonso Pena. Com a normalidade das atividades e o aval da Prefeitura para a realização de mercados de rua, nós decidimos retornar a tempo do Dia dos Pais. Mas, claro, com toda preparação necessária: medição de temperatura, tótens de álcool gel, exigência do uso de máscara e distanciamento maior entre as barracas”, afirma Rosimeire Martins, vice-presidente da Associação do Bairro Buritis e organizadora da feirinha.
feirinha da unibh

Às vésperas do Dia dos Pais, a Feirinha vai oferecer cerca de 40 barracas de artesanato, com a venda de bijuterias, bordados, chinelos, biquínis, artigos para bebê e outras atrações. Será uma última chance para aqueles que ainda não garantiram um presente para essa data tão especial. 

Mas não será só isso! Aqueles que decidirem antecipar a comemoração junto aos pais, também vão encontrar barracas de gastronomia variada, além de Espaço Kids para entreter a criançada. Os pets também são bem-vindos! Apesar de não haver mais um espaço exclusivo para eles, os tutores podem levá-los ao evento com a utilização da guia. 

Nova localização da Feirinha do Buritis 

Aqueles que conhecem o evento há mais tempo, sabem que ele já foi realizado em diversos locais do bairro Buritis. Hoje é conhecido como Feirinha da UniBH, mas poucos sabem que ele começou com encontros dentro do Parque Aggeo Pio Sobrinho, em 2016. 

Mas, com o passar dos anos e com a aceitação do público, o espaço começou a ficar pequeno para tantos expositores e visitantes. Foi assim que a feirinha migrou para outros espaços do bairro Buritis e se tornou o “5ª na Praça”, uma feira ao ar livre itinerante, que reunia os moradores e demais visitantes para aproveitar o artesanato e a boa gastronomia, em praças do bairro.

Até que, em 2018, o 5ª na Praça ganhou maior proporção e passou a acontecer no Boulevard da UniBH. Dois anos depois, com a chegada do Burguer King Buritis, a feirinha foi realocada para um novo local: o estacionamento Veredas 3, dentro da própria universidade. Por isso, aqueles que não conhecem a feirinha, ou não a frequentam desde 2019, vão encontrar um espaço mais amplo, que permite a realização de atrações musicais e, até mesmo, artes cênicas.

O morador Francisco Pimentel foi organizador da Feirinha do Buritis por quatro anos consecutivos. Promoveu e acompanhou de perto todas essas mudanças positivas no evento, por isso, encara a nova localização da feirinha com muito entusiasmo.  

“É um projeto bonito, pois damos a oportunidade de grandes artesãos exporem e mostrarem seu trabalho, favorecendo sua melhoria no quesito financeiro. Espero que a nova localização dê certo e que traga frutos bons para os artesãos participantes. Apesar de não estar no campo visual das pessoas que circulam pelo bairro, o novo espaço é mais aberto e com possível estacionamento para os usuários, com certeza pode trazer maior conforto”, comenta Francisco Pimentel, organizador da feira de 2016 a 2020.

Artesanato no bairro Buritis 

Quando falamos que o bairro Buritis tem um pouquinho de tudo, o artesanato também está incluso nisso! Muitos dos artesãos que expõem na feirinha do Buritis, moram ou possuem empreendimentos no próprio bairro. Inclusive, o evento foi criado justamente para dar maior visibilidade e valorizar o trabalho dos profissionais de nossa região. 

Todos esses comerciantes, que tradicionalmente compareciam à feira aos sábados, estavam com suas atividades paralisadas desde que o evento foi suspenso. Alguns dependiam essencialmente da venda dos produtos na feirinha, outros encontraram na internet uma alternativa para seguir com o trabalho. Mas, de todo modo, todos ansiavam pelo retorno das atividades.

Muitos dos expositores da feirinha fazem parte da Associação Buritis Faz Arte, um grupo de artesãos criado e movimentado por Desirée Guimarães, moradora que tinha o objetivo de conhecer quem eram esses artistas do Buritis e apresentar o trabalho deles para a comunidade do bairro. Por muito tempo, o grupo realizou suas atividades dentro do Parque Aggeo Pio, até receberem o convite de migrar para o espaço da UniBH.

Como o objetivo da Feira do Buritis é dar visibilidade ao trabalho de artesãos da região, aqueles que moram no bairro têm prioridade em participar. Contudo, artesãos de outras partes de Belo Horizonte também são bem-vindos a expor. Para isso, existe uma fila de espera. 

Futuros planos

O sucesso da feirinha é tanto, que a Associação do Bairro Buritis tem formulado novos planos para o evento. O estacionamento da UniBH é amplo o bastante para receber as 40 barracas que fazem parte do evento normalmente, contudo, muitos são os artesãos na lista de espera para participar. Por esse motivo, a intenção é que a Feirinha do Buritis seja transferida para outro espaço da universidade, ainda mais amplo. 

Essa é uma meta para o último trimestre do ano de 2021. Enquanto articula outros possíveis espaços para o evento, a organização está mantendo a lista de espera por meio de um grupo de WhatsApp. Através dessa ferramenta, os participantes são informados sobre novas vagas e notícias sobre a realização do evento.

“A tendência da feirinha agora vai ser crescer. Ela não vai ficar do jeito que está hoje. Teremos um novo formato de evento e em outro lugar, mas ela continuará sendo realizada dentro das dependências do UniBH”, comenta Rosimeire Martins.

Ótima notícia para quem estava com saudade da Feirinha do Buritis, não é mesmo? Se você pretende participar, fique ligado(a) no Instagram do Buritis Juntos. Lá você pode acompanhar quais atrações estão confirmadas para o evento!