Brechó em BH: 5 locais de compra consciente e solidária

Os brechós em BH oferecem um verdadeiro mix de oportunidades para os amantes de moda sustentável. Tem opções para quem está em busca de peças únicas, para quem quer economizar, para aqueles que preferem doar peças que não servem mais e, até mesmo, para quem quer apoiar causas sociais, através dos bazares solidários. Vem ver! 

Você já parou para pensar para onde vão as roupas que joga fora? De acordo com o Sebrae, cerca de 170 mil toneladas de peças têxteis são descartadas a cada ano no Brasil. Desse total, 80% acaba indo para lixões e aterros. Contudo, muitas dessas roupas que acabam sendo descartadas estão em plena vida útil. Um verdadeiro desperdício, né?

Mas os brechós em Belo Horizonte têm atuado de forma muito efetiva em favor do consumo consciente. Nesses espaços, é possível encontrar desde peças ainda com etiqueta, ou seja, nunca usadas, até roupas que chegam com pequenos defeitos, são reformadas e logo retornam à cadeia de consumo. 

Por esse motivo, preparamos para você uma lista com diferentes tipos de brechó em BH, onde você vai encontrar espaços especializados em produtos infantis, bazares que arrecadam fundos para ações solidárias e espaços conhecidos por suas peças de luxo. 

Conheça 5 brechós em BH

  • Bazar da Asprami;

  • Bazar solidário bom e do bem;

  • Cresci e perdi;

  • Ludot Brechó;

  • Brilhantina Brechó. 

Agora que você já tem uma ideia do que vai encontrar nesta lista, é hora de entender mais detalhes sobre cada um desses brechós em BH e ver qual deles atende o que você está buscando. Mas uma coisa é certa: tem espaços de moda consciente para todos os gostos!

Bazar da Asprami

O Bazar da Asprami é um brechó solidário, localizado no bairro Buritis, em BH. O espaço é mais uma das iniciativas criadas para arrecadação de fundos para a Associação ao Projeto a Melhor Idade (Asprami), uma ação estruturada e movimentada por Mirian Vaschetto, em prol de pessoas carentes que vivem na cidade de Datas, Minas Gerais, cidade onde a coordenadora do projeto nasceu. 

Todo o dinheiro arrecadado com a venda das roupas e acessórios do Bazar Asprami é direcionado para a compra de fraldas geriátricas e cestas básicas. A Mirian faz visitas frequentes à sua cidade natal para levar as doações arrecadadas graças às vendas do brechó.

No Bazar da Asprami é possível encontrar um pouquinho de tudo: roupas e sapatos infantis, algumas peças masculinas e até mesmo produtos de decoração. Mas o grande destaque ficam para os produtos femininos, já que o espaço oferece peças de roupas, sapatos e diversos acessórios.

Como o Bazar da Asprami não tem fins lucrativos, nenhum produto que você verá por lá foi comprado. Por isso, se você tem peças no guarda roupa que nunca vestiu ou não usa mais, este é um dos brechós em BH que recebe doações de roupas. Assim, você contribui para o consumo consciente e ainda ajuda uma causa social!

Endereço do Bazar da Asprami: Av. Professor Mário Werneck, 1712 - Buritis.

Bazar Solidário Bom e do Bem

Os Bazares solidários em BH são uma ótima maneira de arrecadar doações para causas sociais de todas as áreas, incluindo a causa animal. O Bazar Solidário Bom e do Bem é mais um exemplo disso, já que é um espaço destinado à arrecadação de fundos para cães e gatos abandonados no bairro Buritis e famílias carentes da região Oeste. 

A Walda e a Waldeth são as mulheres por trás do Bazar Solidário Bom e do Bem. Ambas são ativistas da causa animal e social há mais de cinco anos, e foi vivendo o dia a dia de trabalhos voluntários que elas perceberam a necessidade de criar um espaço que gerasse renda diretamente para os projetos que elas sempre apoiaram. 

O Bazar Solidário Bom e do Bem oferece peças de roupas e acessórios femininos usados ou nunca usados. Como também não tem fins lucrativos, o brechó depende de doações de roupas para continuar funcionando. Portanto, também é uma ótima alternativa para quem quer doar peças e, de quebra, apoiar causas sociais. 

Endereço do Bazar Solidário Bom e do Bem: Rua Augusto José dos Santos.

Funcionamento do Bazar Solidário Bom e do Bem: quinta, sexta e sábado. 

Cresci e Perdi

O Cresci e Perdi é um brechó infantil perfeito para dois tipos de pais: aqueles que estão em busca de montar enxovais ou renovar o guarda roupa dos pequenos gastando pouco, e aqueles que querem conseguir um dinheirinho extra com as peças que não servem mais nos filhos.

O Cresci e Perdi oferece peças de roupas, sapatos, acessórios e artigos infantis para todas as idades da infância. É possível encontrar peças de recém nascido até os 16 anos de idade. Além disso, o espaço trabalha com marcas renomadas, como Melissa e Rauph Lauren.

Se você busca desapegar de algumas peças do seu pequeno, saiba que o Cresci e Perdi compra peças novas e usadas de duas maneiras diferentes :

  • Você pode agendar uma avaliação e receber o dinheiro na hora, por aquele lote de roupas apresentado;

  • Ou agendar uma avaliação e receber um vale compras do Cresci e Perdi no valor pelo qual as peças foram avaliadas.

O brechó Cresci e Perdi possui quatro unidades em Belo Horizonte, as quais ficam localizadas na região da Pampulha, bairro Lourdes, bairro Buritis e Barreiro.

Funcionamento do Cresci e Perdi para avaliação de peças: de segunda a sexta, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 13h. 

Funcionamento do Cresci e Perdi para compras: de segunda a sexta, das 9h às 19h. Sábado, das 9h às 14h.

Ludot Brechó

A Ludot Brechó é um bazar de desapegos de luxo em Belo Horizonte, conhecido por oferecer peças de grife nacionais e importadas. O espaço foi criado pelas irmãs Bruna e Danielle Monteiro, as quais fazem rigoroso processo de curadoria para selecionar os produtos que farão parte do acervo. 

Na Ludot Brechó é possível encontrar todos os tipos de peças femininas, como sapatos, acessórios e roupas. Sendo o acervo de bolsas importadas um de seus pontos fortes. As peças do bazar contam com descontos que podem chegar até a 80%. Além disso, o espaço possui loja física, no bairro Gutierrez, e marketplace online.

Marcas como Chanel, Prada, Louis Vuitton, Céline e Balenciaga são umas das mais procuradas. Mas também é possível encontrar artigos de marcas nacionais, como Mixed, Animale, A.Brand, Ateen e BO.BÔ. 

Endereço da Ludot Brechó: Rua Herculano de Freitas, 58 - sala 1105 - Gutierrez.

Funcionamento da Ludot Brechó: horário agendado por telefone (31) 99941-7800.

Brilhantina Brechó
Brechó em BH: Brilhantina Brechó

O Brilhantina Brechó é um bazar conhecido por sua decoração e acervo de roupas, sapatos e acessórios vintage. Ele é um dos brechós mais tradicionais de Belo Horizonte, já que tem ganhado o coração das belorizontinas e dos belorizontinos desde 2003. 

A curadoria é feita por Raquel Fernandes, a qual preza por peças um tanto quanto retrôs. Já os preços são bem variados. Você vai encontrar peças mais exclusivas e, portanto, mais caras, mas também vai se deparar com roupas e acessórios que cabem em qualquer bolso. 

Além das peças para venda, o Brilhantina possui um acervo para locação, o qual conta com peças dos anos 1920 e 1980. As roupas, chapéus e acessórios que fazem parte desse acervo são um verdadeiro espetáculo à parte, mas não são vendidos, apenas alugados.

Endereço do Brilhantina Brechó: Av. Augusto de Lima, 233, Loja 44 – Centro.


A essa altura, esperamos que já tenha se identificado com a proposta de pelo menos um dos brechós em BH que apresentamos hoje para você. Agora, basta arrumar um espacinho no guarda-roupa e partir para as compras! Ou quem sabe, tirar do armário aquelas peças que você não usa mais e destiná-las à moda sustentável. Ah! Aproveite para conhecer mais dicas sobre BH no blog do Buritis Juntos. Boa leitura!