Os pontos turísticos de Belo Horizonte são um verdadeiro misto de arte, gastronomia e muita natureza! Você vai descobrir que o famoso apelido de “capital dos bares” diz respeito a um terço de toda cultura que Belo Horizonte pode oferecer aos seus moradores e visitantes. Aqui, você vai conhecer espaços gastronômicos, museus, mirantes e outros pontos turísticos que prometem agradar pessoas de todas as idades. Vem ver!
“BH só tem morro”, “capital dos bares”, “terra do pão de queijo” e por aí vai! Se você é mineiro ou conhece alguém que já tenha vivido em Belo Horizonte, já deve ter ouvido pelo menos uma dessas famosas frases!
A verdade é que Belo Horizonte honra esses e muitos outros apelidos pelos quais a cidade é conhecida. Porém, o nosso papel aqui é te mostrar que a capital mineira vai muito além de tudo isso! Vamos te apresentar dicas de passeios para fazer em BH mais tradicionais e outras que normalmente não aparecem nas rotas de turismo, mas que são igualmente imperdíveis!
Na lista acima você pôde conferir uma provinha do que vai encontrar por aqui! Agora que você já sabe o nome desses pontos turísticos, é hora de descobrir mais detalhes, como a dinâmica de funcionamento, tarifas e mais outras dicas. Vamos lá!
O Mercado Central de BH é um verdadeiro portal de acesso à cultura mineira! São andares, corredores, barracas, cores e aromas que, juntos, formam um ambiente bem característico. É impossível conhecer todo o mercado em um dia só. Na verdade, há sempre algo de novo para se descobrir por lá!
O Mercado Central é super conhecido por suas bancas de queijo canastra, frutas exóticas do cerrado, doces em compota, artesanato e por aí vai! Hoje, o espaço conta com x lojas e uma praça de alimentação super conhecida entre os mineiros!
Além das bancas, o Mercado Central comporta barzinhos que acabam atraindo moradores de todas as idades e estilos! Por isso, uma dica imperdível é fazer um tour pelos bares que ficam localizados dentro do espaço. Ah! E não saia de lá sem experimentar o famoso bife de fígado com jiló!
Principais bares do Mercado Central
Endereço: Av. Augusto de Lima, 744 – Centro
Funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 18h. Domingo, das 8h às 13h.
Impossível vir a Belo Horizonte e não conhecer pelo menos uma das dezenas de áreas verdes que a cidade oferece! Por isso, queremos te apresentar o segundo maior parque da capital mineira: o Parque Aggeo Pio Sobrinho.
Ele surgiu do processo de parcelamento de solo que criou o bairro Buritis. Hoje, é o segundo maior parque de BH e ainda possui características da época em que foi originado. O seu paisagismo mistura área verde e nascentes de água, que se juntam e formam o Córrego Ponte Queimada.
Mas se engana quem pensa que ele é rico apenas em áreas verdes. Quem visita esse parque em BH, pode se deparar com siriemas, preás e inúmeros pássaros. Aos amantes de atividade física, o que não falta no Parque Aggeo é infraestrutura para prática de esportes. O parque conta com pista de caminhada, quadra poliesportiva, brinquedos infantis e trilha ecológica. Se você está procurando um parque em BH onde se pode fazer um pouquinho de tudo, esse parque é o Aggeo Pio Sobrinho!
Funcionamento: terça-feira a domingo, de 8h às 18h.
Localização: Av. Professor Mário Werneck, 2691 – Buritis
Agora é hora de falar um pouquinho sobre um dos maiores patrimônios históricos de Minas Gerais: a Serra do Curral! Ela é considerada um dos maiores pontos turísticos e um dos principais cartões postais de Belo Horizonte. O espaço conta com mais de 400 mil m², que se dividem em 3 grandes áreas: Parque das Mangabeiras, a Praça do Papa e o Parque da Serra do Curral. Juntas, elas reúnem atrações como trilhas de caminhada, espaços de convivência para a prática de esportes, mirantes e até mesmo uma tirolesa.
O Parque das Mangabeiras é um verdadeiro complexo de lazer, já que oferece uma das maiores pistas de skate de Minas Gerais, diversas trilhas ecológicas e espaço gramado para recreação. Para completar, é possível saltar de tirolesa nas dependências do parque.
A Praça do Papa é considerada por muitos como um dos principais mirantes de Belo Horizonte. Ela fica aos pés da Serra do Curral, em uma altitude que oferece uma vista privilegiada e panorâmica para diversos pontos da capital, como o Centro e a Pampulha.
Por fim, o Parque da Serra do Curral traz trilhas de diversos níveis de dificuldade. Aliás, é possível fazê-las a pé, de bike, com crianças, com idosos e por aí vai! A maior parte das trilhas podem ser feitas sem o acompanhamento de um guia. Aquelas mais complexas podem ser feitas com ajuda de guias, mas é necessário agendamento.
Endereço: Av. José do Patrocínio, 1951.
Funcionamento: terça a domingo, das 8h às 16h.
O Mercado Novo nem sempre foi ponto de parada obrigatória para quem busca por pontos turísticos em BH! Porém, nos últimos anos, o espaço que costumava reunir artesãos e pequenos produtores passou por uma reforma e atraiu diversos bares e restaurantes para suas dependências. Desde então, o espaço virou ponto de encontro para diversas tribos de belorizontinos!
Durante o dia, comércio de artigos artesanais, brechós e até lojas de fotografias. À noite, um espaço tomado por bares e restaurantes e um público para lá de descolado. Esse é o Mercado Novo. O espaço possui dois andares e corredores repletos de surpresas. É impossível conhecer todas as atrações de uma só vez. Por isso, a cada visita é uma nova descoberta.
Vinhos, chopps, sorvetes, pratos mineiros, drinks e petiscos. Isso é apenas uma provinha do que você vai encontrar por lá! O Mercado Novo hoje conta com 37 estabelecimentos, os quais se dividem em espaços para beber e espaços para comer.
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 505, Centro.
Funcionamento: quartas a sextas, das 17h às 22h. Sábado 11h às 22h. Domingo, 11h às 18h.
Se você gosta de petiscos, bebida gelada e happy hour, essa dica vai para você! Já que é impossível falar de turismo em Belo Horizonte sem levar em consideração o apelido de capital dos bares, viemos apresentar um dos polos boêmios em constante efervescência: o Buritis!
Depois de passar por um crescimento imobiliário desenfreado na década de 1990, o Buritis se tornou foco de novos estabelecimentos e empresários que estavam em busca de bairros populosos e com público diversificado para começar seus negócios.
Hoje em dia, as principais avenidas do Buritis são dominadas por barzinhos e restaurantes. Por onde andar você vai notar mesas e cadeiras nas calçadas, onde os mineiros preferem se acomodar para bater um papo, enquanto aproveitam porções de tira gosto e uma cerveja gelada.
Para deixar essa dica ainda mais completa, listamos abaixo alguns dos bares mais movimentados e procurados do Buritis. Veja!
Em uma cidade conhecida por seus morros e montanhas, fica fácil de imaginar a quantidade de paisagens e vistas privilegiadas, né? Não existe um número conhecido de mirantes em BH, mas o que sabemos é que alguns deles são oficiais e contam com uma ótima estrutura para receber visitantes, enquanto outros ficam escondidos dentro dos bairros da cidade e são menos frequentados.
Nós inclusive já citamos acima alguns dos principais mirantes de BH! O bairro Mangabeiras, a Praça do Papa e as trilhas do Parque da Serra do Curral são espaços bem organizados, que contam com uma ótima estrutura e oferecem vistas inigualáveis da cidade.
Porém, não poderíamos deixar de fora aqueles pontos localizados em bairros super altos de BH, que não são mirantes oficiais, mas acabam atraindo moradores e outros apreciadores de horizontes. O mirante do bairro Buritis, localizado na Rua Gurupi, é um ótimo exemplo disso!
Confira abaixo alguns endereços e horários de funcionamento:
Mirante do Buritis: Rua Gurupi, rua sem saída. Gratuito e sem restrição de horários;
Mirante Mangabeiras: Rua Pedro José Pardo, 1000. Gratuito e com entrada permitida de terça a domingo, das 10h às 17h.
Mirante Vista do Sol: Rua Arthur de Castro Cunha – bairro Vista do Sol. Entrada gratuita e sem restrição de horários.
Se você nasceu em Belo Horizonte, já deve ter feito ao menos uma visita a esse local. Caso esteja de passagem por BH, com certeza já deve ter ouvido falar dessa atração. A Lagoa da Pampulha é um dos mais famosos pontos turísticos de Belo Horizonte, quiçá o principal deles!
Antes de tudo, você precisa saber que a Lagoa da Pampulha mantém um complexo arquitetônico que foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela ONU. Isso significa que prédios assinados por importantes arquitetos, engenheiros e paisagistas se tornaram parada obrigatória para quem quer conhecer um dos principais pontos turísticos de BH.
Veja abaixo quais prédios fazem parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha
Mas vale lembrar que fazer uma caminhada por esses prédios da Pampulha e tomar uma água de coco enquanto aprecia as belas paisagens da orla da lagoa é apenas uma parte do passeio! A Lagoa da Pampulha fica super próxima de outros pontos super procurados por moradores e turistas, como por exemplo o Estádio Mineirão e o Jardim Zoológico.
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima
Horário de funcionamento: Cada atração possui seu próprio horário de funcionamento.
Como falamos lá no começo, Belo Horizonte é uma das cidades brasileiras com maior quantidade de áreas verdes! A prefeitura já contabilizou 70 parques em todas as regionais da cidade. Não é à toa que são um dos espaços de lazer mais procurados pelos belorizontinos!
Você vai gostar de saber que a maior parte dos parques de Belo Horizonte contam com estrutura de lazer para jovens e adultos. Você vai encontrar pistas de caminhadas, quadras poliesportivas, playground kids, equipamentos de academia da cidade e, para completar, alguns deles oferecem até mesmo pistas de skate!
Abaixo listamos os principais parque ecológicos de Belo Horizonte
O que achou de conhecer os principais pontos turísticos de Belo Horizonte? Esperamos que a essa altura você esteja com ainda mais vontade de experimentar todas as atrações que a capital mineira oferece. Ah! Mas se você é fã da gastronomia mineira, aproveite para seguir a leitura e conferir 6 locais para almoçar em BH. Aproveite as leituras!
Receba notícias por e-mail
Digite seu endereço de email para receber dicas e novidades sobre o Buritis e Belo Horizonte em primeira mão
Receba novidades sobre o Buritis e BH em primeira mão
Buritis
6 sorveterias no Buritis para provar self service e gelatos Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis Padarias no Buritis: veja as 5 melhores opções do bairro Minas Tênis Clube e UniBH abrem a primeira escola de esportes do Buritis Barbearia Buritis BH: conheça as 4 mais visitadas do bairro!Belo Horizonte
Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis 4 floriculturas de BH que oferecem de jardinagem à arranjos Novo hospital oncológico de BH pode abrir as portas no terreno do antigo Raja Grill 5 restaurantes temáticos em BH pra divertir adultos e crianças 4 restaurantes indianos em BH para desvendar a culináriaEste site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.