A Virada Cultural de BH é um dos maiores eventos da cidade! As atrações reúnem apresentações de teatro, dança e muita música. É momento de celebrar a movimentação artística da cena belorizontina, além de prestigiar os artistas e grupos independentes. Em 2023 tem muita coisa por vir, mas o projeto ainda está em fase de estruturação. Vem saber tudo sobre a Virada Cultural de BH!
A Virada Cultural em BH de 2023 vai acontecer nos dias 19 e 20 de agosto. A data foi divulgada pela Prefeitura de Belo Horizonte poucos antes da divulgação oficial do edital, que convida artistas de toda cidade para compor a programação do evento.
As inscrições para submissões de propostas artísticas terminaram em 11 de junho. Puderam se inscrever quaisquer atividades ligadas à música, intervenções urbanas, gastronomia, teatro, dança, cinema, fotografia, literatura, moda, brincadeiras, ações de saúde e bem-estar. Ao todo, serão selecionadas 50 propostas!
Ainda não há atrações confirmadas na Virada Cultural de BH, em 2023. A relação oficial de propostas aprovadas será divulgada somente em 25 de junho. E é claro que voltaremos aqui para divulgar a programação completa de shows e apresentações.
Uma coisa é certa! Vai haver muita gastronomia, música e outras diversas formas de arte. E o melhor: tudo de forma gratuita. Afinal, um dos objetivos do evento é ampliar o acesso à cultural e dar mais visibilidade aos trabalhos artísticos locais.
A Virada Cultural é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte que promove uma série de atividades culturais gratuitas, como apresentações de música, teatro, dança, exposições artísticas, performances e muito mais. O evento busca envolver a população, valorizar a produção cultural local e incentivar a ocupação urbana.
São 24 horas de atrações realizadas em várias regiões do Centro de Belo Horizonte, do hipercentro aos bairros limítrofes. Os palcos são montados em espaços públicos, como praças, parques e ruas, proporcionando uma experiência cultural única para moradores e visitantes.
Como foi a Edição da Virada Cultural de 2022?
Em 2022 o evento aconteceu de forma presencial em setembro, depois de alguns anos de paralisação por conta da pandemia de Covid-19. A edição foi marcante, já que simbolizou a reabertura das ruas de Belo Horizonte para as práticas artísticas, depois do período de afastamento social. A Virada Cultural de 2022 levou cerca de 300 mil pessoas para curtir apresentações culturais no centro da capital mineira.
Mais de 300 atrações ocuparam as ruas de Belo Horizonte. Dentre as principais, esteve o “Viradão Gastronômico”. O evento foi uma estreia na edição e contou com a participação de 26 bares, lanchonetes, barraquinhas e padarias. A curadoria dos estabelecimentos foi feita pela jornalista Lorena Martins. Uma das inspirações para a ideia do Viradão foi o título de Cidade Criativa da Gastronomia, instituído pela Unesco.
Na música, nomes conhecidos, em ascensão ou estreantes marcaram as apresentações ao longo da Virada. Artistas e grupos musicais mineiros como Fernanda Takai, Lamparina, Clara x Sofia, Coladera e Monge MC.
E aí? A essa altura já deu para aumentar a expectativa pela chegada da Virada Cultural em BH? Esperamos que as dicas que demos aqui tenham sido valiosas! Agora, é só aguardar até agosto e, até lá, organizar a turma para curtir a programação cultural com você. Mas, antes de ir, que tal conhecer um pouco mais sobre a efervescência gastronômica de BH? Boa leitura!
Buritis
Escola de basquete em BH: conheça a NBA Basketball School no Buritis Tem agência dos Correios no Buritis? 6 sorveterias no Buritis para provar self service e gelatos Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis Padarias no Buritis: veja as 5 melhores opções do bairroBelo Horizonte
Halloween BH 2024: 5 festas temáticas para variadas idades Dia das crianças em BH 2024: veja 7 atrações culturais e de lazer! Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis 4 floriculturas de BH que oferecem de jardinagem à arranjos Novo hospital oncológico de BH pode abrir as portas no terreno do antigo Raja Grill