Posto de vacinação da UniBH é fruto de parceria com PBH

Em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, o posto de vacinação da UniBH é inaugurado para apoiar na imunização de funcionários da rede de educação e, futuramente, poderá ampliar a vacinação para outros públicos.

O bairro Buritis agora pode contar com mais um espaço para vacinação contra a Covid-19. O Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) é o mais novo ponto extra de imunização instalado pela Prefeitura de Belo Horizonte para ajudar na ampliação do público vacinado na cidade. 

Nesse primeiro momento, a instituição foi destinada a realizar a distribuição do imunizante apenas aos professores e demais funcionários da rede de educação. Isso significa que todos os profissionais que integram o ensino básico (nível fundamental, médio, Educação de Jovens e Adultos e profissionalizante) e o ensino superior, já podem procurar o posto da UniBH para se imunizar. 

Contudo, o posto extra da UniBH está seguindo o cronograma de vacinação de BH, o qual é atualizado todos os dias pela Prefeitura de Belo Horizonte. Desse modo, assim que o calendário avançar e a PBH repassar mais doses, a Universidade poderá ampliar a imunização e destinar as vacinas a novos públicos-alvo.

Como vai funcionar a vacinação na UniBH?

A sala de vacinação da UniBH vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os interessados devem se dirigir ao Auditório do Campus Buritis, o qual pode ser acessado pela entrada da Rua Líbero Leone, portaria 259. 

A atuação do posto da UniBH começou nesta semana, de acordo com a seguinte dinâmica:

  • Terça-feira (01/06): trabalhadores do ensino básico e fundamental;

  • Quarta-feira (02/06): trabalhadores do ensino básico e fundamental; 

  • Quinta-feira (03/06): no feriado de Corpus Christi não haverá vacinação; 

  • Sexta-feira (04/06): trabalhadores do ensino superior.   

A Prefeitura de Belo Horizonte criou uma lista com as escolas consideradas nessa fase de imunização. Somente os profissionais que trabalham nas instituições listadas poderão procurar os postos extras para se vacinar. Mais informações podem ser encontradas no cronograma de vacinação em BH. 

Há um detalhe: poderão se vacinar apenas os professores e funcionários da rede de educação que tiverem entre 18 e 59 anos completos até 30 de junho. Esse público deve apresentar os seguintes documentos no momento da vacinação:

  • Identidade;

  • Contracheque, carteira de trabalho, contrato de trabalho ou declaração de vinculação ativa como trabalhador da educação. 

Posto de vacinação da UniBH é fruto de parceria com a PBH

Assim como os demais postos extras que estão sendo espalhados por Belo Horizonte em locais estratégicos, o posto extra da UniBH também foi algo pensado para agilizar a distribuição das vacinas e desobstruir as filas geradas nos centros de saúde. 

Até então, o bairro Buritis não possui centro de saúde próprio. Os moradores acabam recorrendo aos postos dos bairros vizinhos para conseguir se imunizar. Por isso, o posto extra da universidade pode ser considerado um importante apoio para a comunidade que mora, trabalha e estuda no bairro Buritis.  

“Temos muito orgulho dessa parceria com a PBH, em um momento tão importante para a população. O UniBH tem esse caráter social em todas as suas frentes de atuação e não poderia ser diferente no enfrentamento à pandemia. Estamos a postos para contribuir com a nossa comunidade, sempre que necessário”, comenta Eduardo França, diretor do Campus Buritis da universidade. 

Segundo o Diretor, a UniBH está mobilizando os coordenadores, professores e alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem para formarem as equipes de vacinação do posto extra. Os acadêmicos vão se revezar no atendimento. 

O espaço já foi organizado para seguir os protocolos de segurança exigidos pelas autoridades de saúde e as equipes de vacinação estão treinadas para orientar a população quanto ao fluxo de vacinação na sala disponível para esse fim.

Outros postos extras de vacinação no bairro Buritis 

Apesar de não possuir centro de saúde, desde março o bairro Buritis conta com um posto extra de vacinação, localizado na BHTRANS. O espaço criado para imunização funciona na modalidade drive-thru, ou seja, as pessoas não precisam sair de dentro do carro para apresentar a documentação e receber a vacina. 

Ele é um dos oito postos de vacinação drive-thru implementados nas regionais de Belo Horizonte. A BHTRANS é o único centro de imunização drive-thru disponível na região Oeste da cidade. Atualmente, o local está imunizando trabalhadores da educação, trabalhadores do transporte aéreo e pessoas com deficiência permanente sem BPC

Veja a dinâmica de funcionamento do posto drive-thru da BHTRANS: 

  • Vacinação realizada na portaria da BHTRANS-COP, na Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, Buritis. 

  • De segunda a sábado

  • Das 8h às 16h30

Com a instalação do posto de vacinação da UniBH o bairro Buritis está ainda mais amparado para receber as demandas da comunidade. Você ainda não faz parte do público-alvo que está sendo vacinado no posto de vacinação da UniBH? Então continue acompanhando o Buritis Juntos no Instagram para ficar por dentro das próximas fases da imunização! 

Perguntas Frequentes

Qual o horário de funcionamento do posto de vacinação da UniBH?
O posto de vacinação da UniBH funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h da tarde.
Quem pode se vacinar no Posto de Vacinação da UniBH?
O Posto de Vacinação da UniBH está seguindo o cronograma de imunização da Prefeitura de Belo Horizonte. Sendo assim, a cada vez que um novo lote é destinado à Instituição, a vacinação é ampliada para outros grupos já previstos no calendário da PBH.