Dia livre de impostos 2022 BH: entenda como participar

Neste ano, o Dia Livre de Impostos acontece em 2 de junho. Neste dia, os empreendimentos vinculados à CDL BH comercializam produtos com descontos no valor que, normalmente, é consumido por taxas de tributos. Nas edições passadas houveram produtos com até 70% de desconto. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Tributação (IBPT), o trabalhador passa 153 dias do ano trabalhando para pagar os impostos anuais. Isso significa que, somente após 5 meses, sua renda é realmente destinada a pagar pelo produto em si e demais gastos! 

Esse dado gerou um incômodo na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o qual motivou a criação do Dia do Imposto Zero, recentemente renomeado para Dia Livre de Imposto (DLI). Tradicionalmente, a associação contabiliza a quantidade de dias do ano em que o brasileiro trabalha para pagar seus impostos e utiliza essa data como marco para realizar um protesto contra a alta carga tributária no país. 

Em 2022, esse marco acontece no dia 2 de junho. Por isso, nesta data em específico, comércios que estejam inscritos no protesto, vão comercializar seus produtos e serviços sem repassar aos clientes o valor da tributação.

Como inscrever o seu comércio no Dia Livre de Impostos 2022 BH?

Se você é comerciante do setor varejista e possui um estabelecimento em BH já está apto a participar do Dia Livre de Impostos de 2022. Não é necessário possuir vínculo prévio com a CDL do município. 

Vale lembrar que as inscrições ficarão abertas até o dia 31 de maio. Para fazer o cadastro, os comerciantes interessados devem inscrever sua empresa e os produtos sem o valor dos impostos.

O cadastro é super simples e pode ser feito de maneira gratuita! Basta acessar o site criado para o protesto do Dia Livre de Impostos, procurar pela aba “área do lojista” e clicar em “cadastra-se”. Após isso, basta informar dados sobre sua empresa e criar um login de acesso ao site.

Depois de cadastrar a loja, é hora de inscrever os produtos que serão comercializados com desconto. Nesse momento, algumas dúvidas são comuns de surgir. Por isso, a CDL preparou algumas dicas aos comerciantes:

  • Aproveite o Dia Livre de Impostos para girar o estoque ou lançar algum produto;

  • Não existe um limite de quantidade de produtos para cadastro no Dia Livre de Impostos. Isso fica por escolha ou estratégia do lojista;

  • O desconto será repassado aos clientes, mas os impostos são recolhidos normalmente.


Lojas participantes do Dia Livre de Impostos em BH

Durante as edições que aconteceram em período de isolamento social, o site do Dia Livre de Impostos manteve uma área onde era possível acessar todos os produtos cujos lojistas haviam cadastrado para receber desconto. 

Contudo, por conta das medidas de flexibilização, todas as lojas, shoppings e comércios já estão operando normalmente. Por isso, a ideia é que o site sirva somente para mapear quais empresas estão participando, seus endereços e a quais segmentos elas pertencem (saúde, estética, alimentos). 

Para saber quais produtos estarão participando do Dia Livre de Impostos em BH, os clientes podem visitar as lojas que estão participando do protesto, ou ficar de olho nas redes sociais dessas empresas.  

Dia livre de impostos 2021 BH

Em 2021, o 15° Dia Livre de Impostos em BH chegou à marca de 300 lojistas participantes e produtos com até 70% de desconto. As empresas cadastradas movimentaram as compras do Dia dos Namorados, já que ofereceram descontos em produtos de diversos segmentos, como cosméticos e artigos esportivos e calçados.

Somente no bairro Buritis, na região Oeste de Belo Horizonte, cerca de cinco empresas, de pequeno, médio e grande porte, se cadastraram para participar do Dia Livre de Impostos. Dentre eles uma pastelaria, uma papelaria, cosméticos e fármacos e lojas especializadas em colchões. 

Mas o que fez sucesso mesmo foi o preço da gasolina! Os carros fizeram fila no entorno do Posto de Gasolina Pica Pau. Por lá, o preço da gasolina foi vendido a R$3,225. A CDL distribuiu, previamente, 122 vouchers para os clientes interessados. Cada um poderia adquirir, no máximo, 40 litros de combustível.

Se você não quer perder os descontos no Dia Livre de Impostos 2022 em BH, fique de olho no Instagram do Buritis Juntos. Por lá, será divulgada uma lista com as lojas participantes no bairro Buritis e em toda cidade de Belo Horizonte.