Evento de adoção animal da UniBH traz temática de festa junina

A segunda campanha de adoção animal da UniBH vai mobilizar a comunidade acadêmica, moradores do Buritis e projetos sociais locais em prol de cães e gatos desamparados. O evento acontece no dia 17 de julho, das 9h às 11h, no Hospital Veterinário da UniBH (Rua Líbero Leone, 259).

No próximo sábado, o Hospital Veterinário da UniBH vai reunir moradores do bairro Buritis e acadêmicos da Faculdade de Medicina Veterinária, a fim de encontrar um lar para os animaizinhos amparados pelo projeto Buri Dogs e o Grupo de Resgate Animal da UniBH, ambos conhecidos por serem protetores de cães e gatos abandonados no bairro Buritis e região. 

Mas além de atrair moradores que pretendem realizar adoção consciente, o evento também é voltado para aqueles moradores que já têm seus pets e desejam prestigiar a causa. No mesmo dia da campanha de adoção, a UniBH também realiza a primeira “cãominhada junina”, na qual os pets poderão desfilar com roupas e acessórios que remetam às típicas quadrilhas que ocorrem nessa época do ano. 

A melhor fantasia pet será votada e premiada durante o evento, mas não é só o cãozinho ou felino vencedor do desfile que sai ganhando. Todos os participantes vão receber brindes pets, distribuídos pelos próprios parceiros da campanha de adoção e do desfile com temática especial.  

De acordo com Ana Luiza, professora do Hospital Veterinário da UniBH, essa foi uma ideia para gerar “maior integralização da comunidade do bairro Buritis com o Centro Universitário de Belo Horizonte, em uma tentativa de amenizar os efeitos gerados pela pandemia”.

O que é necessário para realizar a adoção?

A maioria dos cães e gatos que procuram por adotantes na campanha foram resgatados das ruas por projetos sociais de ativismo animal. Ou seja, alguns já nasceram sem lar, enquanto outros foram abandonados nas ruas por antigos tutores. Por esse motivo, a Universidade busca apenas adoções responsáveis e conscientes para esses animais, de modo a evitar futuros desamparos. 

Em função disso, o Hospital Veterinário da UniBH resguarda a adoção, mediante a realização de um cadastro das pessoas que pretendem oferecer um lar para os pets! Por isso, se você quer sair do evento acompanhado de seu novo melhor amigo, tenha em mãos os seguintes documentos:

Documentos necessários para adoção animal na UniBH

  • Documento de identidade (RG);

  • CPF;

  • Comprovante de Residência.

A fim de assegurar a saúde e segurança tanto dos pets em adoção, quanto dos adotantes, o Hospital Veterinário realizou atendimento a esses cães e gatos e garantiram a aplicação de vacina antirrábica e remédio contra verme em cada um deles. Isso significa que os novos tutores não precisam se preocupar com essas precauções iniciais. Mas todas as demais orientações serão passadas a cada adotante pela equipe da campanha.

De onde vêm os animais da campanha de adoção da UniBH Buritis?

Essa não é a primeira vez que a UniBH realiza um mutirão de adoção animal. Desde 2019, a Universidade tem realizado feiras, encontros e outras atividades de interação com a comunidade, cujo um dos objetivo é encontrar adotantes para animais resgatados pelos projetos de extensão da própria universidade. 

Vale destacar que todas essas realizações em prol dos animais abandonados têm um motivo! A Faculdade de Medicina Veterinária da UniBH mantém dois projetos executados pelos professores e alunos da Universidade: o Hospital Veterinário e o Grupo de Resgate Animal. Ambos são conhecidos por prestarem um importante papel social em favor da proteção animal, já que eles socorrem, amparam e destinam esses animais à adoção responsável.

Hospital Veterinário da UniBH

O Hospital Veterinário da UniBH é um projeto de extensão que realiza consultas e cirurgias, tudo isso por meio de valores mais acessíveis à comunidade. Todos os atendimentos são realizados pelos alunos da Faculdade de Veterinária, os quais são coordenados e assessorados por seus professores.

Atualmente, membros do Hospital Veterinário da UniBH têm prestado um importante papel de suporte ao recém inaugurado Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte. Inclusive, o próprio campus da faculdade serve de apoio técnico aos animais que precisam passar por procedimentos mais complexos. 

Grupo de Resgate Animal da UniBH

No que diz respeito ao Grupo de Resgate Animal da UniBH, inúmeras foram as contribuições realizadas dentro de Belo Horizonte, de Minas Gerais e, até mesmo, do Brasil. O projeto possui parceria com bombeiros, polícia, guardas e prefeituras, por isso, constantemente são solicitados para resgatar animais em áreas de desastres ambientais, sobretudo em enchentes.   

Buri Dogs

A parcela da comunidade do Buritis, atuante pela causa animal, também marca presença no evento! O Buri Dogs é um grupo de voluntários, formado por moradores do bairro que se incomodaram com a quantidade de cães abandonados na região e decidiram se juntar para fazer algo a respeito. 

Desde 2019, o projeto tem realizado um incrível trabalho solidário e social. Os participantes se organizam para resgatar esses bichinhos das ruas, socorrer aqueles que estão em apuros, levar para atendimento médico e, após isso, procuram um lar para os pets. Essa dinâmica tem dado tão certo que o projeto se juntou à UniBH na realização da campanha de adoção. Por isso, alguns dos cãezinhos que estão participando do mutirão foram amparados por moradores que integram a 

A partir de agora estão todos oficialmente convidados a prestigiar a campanha de adoção animal da UniBH e, quem sabe, sair de lá com um novo melhor amigo nos braços! Enquanto isso, estão todos liberados para pensar e montar a melhor fantasia junina para o desfile da cãominhada. Aproveite para mandar fotos dos preparativos para gente lá no Instagram do Buritis Juntos