Dançar forró em BH parece algo difícil de se pensar? Que nada! Saiba que o ritmo ganhou o coração dos sudestinos e tem muito bar, restaurante e salão de dança que promovem noites regadas a música ao vivo e arrasta pé aqui na cidade. Vem ver as dicas que separamos para você aproveitar os melhores forrós em BH!
Sim! É verdade que Belo Horizonte fica há bons quilômetros de distância do nordeste do país, onde o forró tem suas raízes. Porém, o ritmo é tão a cara do Brasil que fincou raízes por aqui também. Por isso, decidimos reunir todos os lugares para dançar forró em BH mais buscados por quem gosta de dança, música e clima nordestino.
Para facilitar a sua busca vamos explorar aqueles espaços para dançar forró em BH, que contemplem dos mais tímidos aos mais chamativos apreciadores do forró. Por isso, na lista você vai encontrar locais mais intimistas e outros mais animados. Veja a seguir todos os detalhes sobre cada um deles. Vamos lá?
Tem algo mais autêntico do que dançar forró dentro de um restaurante criado por um pernambucano, com temática e música ao vivo feita por nordestinos? Pois isso é exatamente o que acontece dentro do Canto de Mainha, restaurante do bairro Buritis que ganhou fama em toda cidade por oferecer vários pontos de contato com a cultura do Nordeste.
No cardápio, acarajé, moqueca, bobó de camarão, carne de sol e até mesmo caranguejo tem! Na música tem xote, xaxado e baião! Já a dança fica por conta dos frequentadores da casa e eles não deixam a desejar, viu? Mas com tanta comida e música boa, não teria como ser diferente.
A programação musical do Canto de Mainha é divulgada semanalmente, mas já é certo de poder curtir música ao vivo de quinta a domingo. Quinta e sexta são dias de forró, sábado é samba e domingo regado a MPB.
Endereço: Rua Heitor Menin, 115 – Buritis.
Você lembra do Lapa Multshow? A casa de festas funcionou durante os anos 1997 e 2011. Por lá recebeu diversas atrações culturais, que agitaram a noite belorizontina. Em 2011 foi anunciado o fechamento oficial do espaço, que foi reaberto mais de dez anos depois, com um novo nome: A Autêntica.
A Autêntica tem atraído diversos públicos desde sua inauguração, sendo que uma das premissas do espaço multicultural é receber artistas da cena alternativa belorizontina, além de ser palco para shows de rap, MPB e outros ritmos.
Assim foi criado o “Forró da Autêntica”. O evento acontece tradicionalmente aos domingos e recebe bandas de forró de toda parte do Brasil, além dos DJs da casa, Dj Fernandinho e Dj Rick.
Ah! Não precisa ter experiência para colocar os pés na pista de dança, viu? Todo mundo é mais que bem-vindo! Para ajudar a galera a se soltar, o Forró da Autêntica ainda garante rodada dupla de gingibre e rubra, até 21h da noite.
Endereço: R. Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia.
Mas se você quiser aprimorar os passos de forró antes de sair dançando por aí, aqui vaii uma dica de escola de dança em BH especializada nesse ritmo nordestino. Além das casas de festa, restaurantes e bares, viemos te apresentar também a Pé Descalço, uma escola de dança que já fez fama em BH por ensinar o forró para iniciantes ou já avançados na dança.
A Pé Descalço tem uma metodologia muito interessante. Os alunos são divididos por grupos de experiência. Hoje, existem oito níveis, começando no “experimental” e indo até ao “vermelho”. Para avançar de nível você precisa treinar bastante e realizar testes.
Na unidade Pé Descalço Buritis você pode ter aulas de todos os níveis. Se não conhece a unidade, está mais do que convidado para uma aula experimental, na qual você tem oportunidade de aprender fundamentos básicos e ser encaixado em uma turma, de acordo com seu nível. De quebra, ainda vai conhecer e fazer amizade com outros forrozeiros, como você.
Endereço: Av. Professor Mário Werneck, 500 – Estoril.
Essa dica é para quem gosta de xote. No Forró Raiz esse é o ritmo preferido das bandas convidadas e dos frequentadores do espaço. A festa acontece no bairro Santa Lúcia e já é tradição às quintas-feiras e domingos, para os amantes do ritmo nordestino.
O palco do Forró Raiz é sempre diverso! Muitas bandas e cantores de forró já passaram por lá. Desde grupos musicais mineiros, até bandas de outras partes do Brasil. Para completar, o dj regente Fred Boi enche a noite com sucessos.
Para dar uma pausa na dança e aproveitar melhor o ambiente, o Forró Raiz ainda oferece sinuca liberada aos frequentadores. Além disso, você vai encontrar condições especiais para comemorar o aniversário com a turma por lá.
Endereço: Av. Raja Gabaglia, 4678 – Santa Lúcia.
Se falarmos que na Casa de Cultura você vai encontrar somente forró estaríamos mentindo. O espaço multicultural recebe apresentações artísticas de diversos ritmos, incluindo chorinho, samba, jazz, rock, pop e MPB. Tem de tudo!
Mas já que nossa missão é falar sobre forró em BH, vamos dar mais detalhes sobre a apresentação desse ritmo lá na Casa de Cultura. Vá sabendo que o forró por lá é estilo pé de serra. Na segunda-feira o pequeno salão é tomado pelos casais dançantes.
O forró da Casa de Cultura acontece tradicionalmente nas segundas e sextas-feiras. O espaço é bem intimista, o que é ótimo para os mais tímidos, que gostam de dançar. Se quiser jogar conversa fora enquanto aproveita a cerveja gelada vai ter que dar um pulinho do lado de fora. Do lado de dentro a música é alta, justamente para incentivar as danças!
Endereço: R. Padre Marinho, 30 – Santa Efigênia.
Gostou de conhecer um pouquinho a cena do forró em BH? Esse é só um gostinho do que dá para aproveitar na cidade. Agora, basta escolher qual das casas quer conhecer primeiro e chamar o seu par para dançar. Mas, aproveitando que já está por aqui, que tal conhecer mais lugares para dançar em BH? Boa leitura!
Buritis
Tem agência dos Correios no Buritis? 6 sorveterias no Buritis para provar self service e gelatos Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis Padarias no Buritis: veja as 5 melhores opções do bairro Minas Tênis Clube e UniBH abrem a primeira escola de esportes do BuritisBelo Horizonte
Dia das crianças em BH 2024: veja 7 atrações culturais e de lazer! Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis 4 floriculturas de BH que oferecem de jardinagem à arranjos Novo hospital oncológico de BH pode abrir as portas no terreno do antigo Raja Grill 5 restaurantes temáticos em BH pra divertir adultos e crianças