A Rua Sapucaí ficará fechada para trânsito de veículos aos domingos. A decisão da Prefeitura de Belo Horizonte faz parte de um programa, que busca transformar esse e outros trechos em espaços de convivência à comunidade. Com isso, é impossível não pensar em outros locais da capital, que compartilham semelhanças com a Sapucaí e também movimentam a gastronomia e o lazer da cidade. Vem ver!
Sapucaí fechada aos domingos, conheça outras ruas com efervescência parecida!
- Rua Henrique Badaró;
- Avenida Fleming;
- Avenida Guarapari.
Rua Henrique Badaró Portugal
É impossível falar em gastronomia e não se lembrar da Rua Henrique Badaró Portugal. Ela faz parte do Buritis e é uma das grandes responsáveis pela fama boêmia que o bairro vem conquistando aos poucos.
A movimentação por lá acontece todos os dias da semana. Durante o dia, pessoas utilizam a pista de cooper para fazer exercícios físicos. À noite, a rua é tomada pelas luzes e cores dos barzinhos e restaurantes que se concentram na via. Você vai encontrar espaços com playground e mesinhas na calçada, para sentar ao ar livre.
Aos domingos de manhã, parte da rua é fechada para trânsito de veículos, e os pedestres ocupam o espaço para andar de bicicleta, praticar exercícios físicos e até mesmo realizar oficinas.
Barzinhos e restaurantes para conhecer na Rua Henrique Badaró Portugal
- Quioxque Carioca;
- Cantim BH;
- Bar do Fefeu;
- La Vinicola Wine Bar;
- Bar Ideal;
- Elis Bar.
Avenida Fleming
Se você gosta de ouvir música ao vivo e se sentar na mesa de um barzinho para comer um petisco e experimentar uma cerveja artesanal, a Avenida Fleming é uma ótima opção. São mais de 20 restaurantes e bares distribuídos ao longo da via. A maioria abre às 17h e fecha só depois de meia noite! Ou seja, tem sempre muita movimentação por lá no happy hour durante os finais de semana.
Na Avenida Fleming você vai encontrar bares com cardápios extensos de drinks, locais com música ao vivo, espaços mais descolados e até mesmo um hall gastronômico, com diversos bares e restaurantes reunidos em um mesmo local. Veja algumas sugestões:
- It’s Surreal;
- Amadis Bar;
- Altas Horas;
- Sirene;
- Vila Circus;
- Sô Madruga.
Muitos desses bares e restaurantes acima são tão procurados que fica difícil visitá-los sem fazer reserva, durante o final de semana. Por isso, vale dar uma ligadinha antes!
Avenida Guarapari
Perfeita para ir com a família, com os amigos ou até mesmo sozinho! A Avenida Guarapari reúne padarias, confeitarias, sorveterias, bares e restaurantes que fazem sucesso a qualquer hora e dia da semana!
Rodízios de pizza, tábuas de fritas com filé, frango no balde, comida japonesa, podrão, hambúrguer gourmet e carrinho de cachorro quente. Tudo isso você encontra na Avenida Guarapari. Para completar, o local também conta com casas de shows, com programação extensa de música ao vivo aos finais de semana. Veja um pouquinho do que tem por lá:
Barzinhos e restaurantes para conhecer na Avenida Guarapari
- Bambaré;
- Vegas Espeteria;
- Nosso Bhar;
- Planeta Lúpulo;
- Baião de Dois;
- Casarão;
- Boizão.
E tem mais! A Avenida Guarapari fica bem próxima da Lagoa da Pampulha e do Parque Guanabara. Por isso, acaba sendo uma ótima opção completar o passeio fazendo uma visita nesses espaços de lazer e contemplação da arquitetura.
Programa Centro de Todo Mundo
Como você já sabe, a decisão de fechar o trânsito de veículos na Rua Sapucaí aos domingos foi tomada pela Prefeitura como forma de atrair um maior número de pedestres para o local. Esse é o primeiro passo de transformação do programa Centro de Todo Mundo.
O programa Centro de Todo Mundo pretende revitalizar diferentes espaços, passando por melhorias na mobilidade, estrutura e lazer de determinados trechos da região mais central da cidade.
A rua Sapucaí é um desses espaços! Principalmente porque, nos últimos anos, a via se transformou em um ponto de encontro para quem quer aproveitar a arquitetura da cidade, ouvir música, dançar, beber e experimentar diferentes gastronomias Tudo isso em um lugar só!
O que vai mudar com o programa?
Até então, o Programa Centro de Todo Mundo está em sua fase inicial, mas as revitalizações projetadas para a Rua Sapucaí, por exemplo, já foram divulgadas!
No projeto, a Prefeitura anunciou novo mobiliário urbano, com arborização e paisagismo, arquibancada mirante e quiosques. A ideia é o espaço seja transformado em uma via de pedestres, com direito a um espaço de convivência, mais conforto e mais segurança.
Gostou de conhecer outros circuitos gastronômicos e de lazer em Belo Horizonte, além da Rua Sapucaí? Agora é só decidir qual deles você quer visitar primeiro! E que tal aproveitar que está por aqui para conhecer os principais bares de BH? Boa leitura!