Teste de Covid em BH: veja onde fazer gratuitamente

Quer saber onde fazer teste de Covid em BH? Saiba que eles podem ser realizados, gratuitamente, nos centros de saúde e universidades parceiras da Prefeitura. Para ser atendido, não é mais necessário apresentar sintoma gripal. Basta se direcionar ao posto ou agendar horário para realização do exame no site da PBH. 

Onde fazer teste de Covid em BH?

  • Faminas BH;

  • Unidades da UNA;

  • Pitágoras;

  • UniBH;

  • Centros de saúde da Prefeitura.

A nova variante Ômicron freou o movimento de queda em casos de Covid-19 no Brasil. Por se tratar de uma cepa de maior contágio, ela se espalhou rapidamente pelo mundo. Contudo, apesar de ser mais transmissível, também é mais difícil de ser identificada, pois os sintomas podem ser bem brandos.

Além disso, a Prefeitura de Belo Horizonte passou a exigir a apresentação do teste de COVID negativo para aqueles que querem participar de eventos com público superior a 500 pessoas, como formaturas, shows e festivais.

O aumento de casos de Covid-19 e a necessidade de apresentar comprovante para frequentar alguns espaços públicos fez com que houvesse um aumento de pessoas procurando onde fazer teste de Covid em BH. Com isso, a Prefeitura ampliou os postos de testagem por toda a cidade. Agora, é possível realizar os exames em faculdades parceiras, com horário agendado, e nos centros de saúde, sem necessidade de marcação.

Agora que você já conhece 5 opções de onde fazer teste de Covid em BH, é hora de conhecer mais detalhes sobre esses espaços, quais os critérios para ser atendido, onde eles ficam localizados e quais seus horários de funcionamento. Veja abaixo!

Universidades particulares

No início de 2022, a Prefeitura de BH realizou uma parceria com universidades particulares que disponibilizaram seu espaço e profissionais para a realização de testes de Covid-19. Em cada um desses pontos são realizados cerca de 500 exames por dia, de segunda a sexta, das 8h às 17h. 

É válido lembrar que as testagens feitas dentro das universidades só podem ser realizadas mediante agendamento, no site da Prefeitura. Para isso, basta acessar o portal, realizar um breve cadastro no sistema e optar por um dia, horário e local para realização do exame. O resultado sai em apenas 20 minutos. Veja abaixo quais são os postos de testagem:

Faminas BH

Endereço: Avenida Cristiano Machado, 12001 - Vila Clóris

Funcionamento: 8h às 17h, com agendamento.

UNA

Atualmente, quatro unidades do Centro Universitário UNA estão realizando testes gratuitos de Covid-19. Todas elas funcionam das 8h às 17h, mediante agendamento. Confira os endereços:

  • Centro Universitário UNA: Avenida João Pinheiro, 580 - Lourdes;

  • UNA Linha Verde: Avenida Cristiano Machado, 11.157 - Vila Suzana;

  • UNA Centerminas: Avenida Pastor Anselmo Silvestre, 1.495 (4º andar) - União;

  • UNA Barreiro: Avenida Barão de Coromandel, em frente ao número 765.

Faculdade Pitágoras

Endereço: Rua dos Timbiras, 1.372 - Funcionários.

Funcionamento: 8h às 17h, com agendamento.

UniBH

Endereço: Rua Líbero Leone, 259, Portaria 2 - bairro Buritis 

Funcionamento: 8h às 17h, com agendamento.

Centros de Saúde

Após as festas de final de ano, comemoradas em dezembro de 2021, a Prefeitura passou a se preparar para lidar com um possível aumento de casos de doenças respiratórias. Por isso, ampliou o horário de funcionamento de alguns centros de saúde, em todas as regionais de BH.

Esses centros de saúde, selecionados pela Prefeitura de Belo Horizonte, passaram a oferecer atendimento ampliado, das 8h às 22h30. Além de oferecerem atendimento para pessoas que apresentam sintomas gripais leves, essas unidades também estão realizando exames de Covid durante todo o período de funcionamento. Veja abaixo os endereços!

Centros de Saúde que estão operando com horário estendido

  • Centro de Saúde Santa Terezinha (Pampulha): Rua Senador Virgílio Távora, 157, Santa Terezinha;

  • Centro de Saúde Jardim Europa (Venda Nova): Rua Edimburgo, 140, Jardim Europa;

  • Centro de Saúde Floramar (Norte): Avenida Saramenha, 3, Guarani.

  • Centro de Saúde Francisco Gomes Barbosa - Avenida Nélio Cerqueira, 15 - Tirol;

  • Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida - Rua Paulino Marquês Gontijo, 109 - Novo São Lucas;

  • Centro de Saúde Vera Cruz - Praça Pedro Lessa, 36 - Vera Cruz;

  • Centro de Saúde Cachoeirinha - Rua Borborema, 1.325 - Cachoeirinha;

  • Centro de Saúde Califórnia - Avenida das Castanholas, 277 - Califórnia;

  • Centro de Saúde Vila Imperial - Rua Guilherme Pinto da Fonseca, 350 - Madre Gertrudes.

Quem pode fazer os testes de covid em BH gratuitamente?

No início da campanha, somente pessoas com síndromes gripais moderadas ou leves poderiam ser testadas. Contudo, agora qualquer pessoa, com ou sem sintomas, podem procurar os postos de testagem gratuita contra a Covid-19.

Sintomas respiratórios leves ou moderados

  • tosse;

  • coriza;

  • febre;

  • dor no corpo;

  • mal-estar geral.

Ao procurar um dos postos de testagem gratuita, o paciente passa por uma triagem realizada por um profissional de enfermagem, na qual é realizado um questionário sobre os sintomas. Após a triagem, o teste é realizado e o resultado é entregue em cerca de 20 minutos.

Os pacientes que testam negativo são liberados. Já aqueles, cujo exame detectou a infecção por Coronavírus, são encaminhados para atendimento médico, no qual terão acesso a receitas, recomendações e atestado.

Qual o preço dos testes de Covid em BH?

Para aqueles que precisam de um atendimento mais ágil, ou até mesmo instantâneo, existem as farmácias e laboratórios particulares. A maioria desses locais realiza testes sem necessidade de agendamento, mas a testagem é paga. 

Basta uma breve pesquisa de orçamentos nas principais farmácias e laboratórios da cidade para entender que o preço dos testes rápidos de Covid em BH pode variar de R$70 a R$110. Contudo, esse valor pode subir ainda mais caso você precise fazer exames que tenham maior nível de sensibilidade para detectar o vírus, como o RT-PCR.


Esperamos que, a essa altura, suas dúvidas sobre o teste de Covid em BH já estejam esclarecidas. Agora basta se encaminhar até um dos centros de saúde com atendimento estendido ou a um dos pontos de testagem dentro das universidades parceiras. Mas antes, aproveite para continuar navegando em nosso blog e conferir mais dicas e informações sobre BH e o bairro Buritis.