Praças em BH: 6 espaços com atrações para todas as idades

As praças em BH são espaços para encontros, cultura, sossego, diversão com os pets e, é claro, muitas brincadeiras! Belo Horizonte conta com opções tão diversas que são capazes de agradar desde aqueles que preferem espaços efervescentes até aqueles que gostam de locais mais sossegados. Vem conhecer!

Praças em BH

  • Praça da Assembleia;

  • Praça da Liberdade;

  • Praça Floriano Peixoto;

  • Praça Aroldo Tenuta;

  • Praça dos Micos;

  • Praça do Papa.

A prefeitura contabiliza mais de 790 praças em BH, além de 18m² de área verde por habitante. Assim fica fácil encontrar espaços de lazer que agradam todos os tipos de moradores e visitantes, né? Afinal, esses espaços dão um show quando o assunto é acolhimento, já que são capazes de atrair de crianças a adultos.

Ao conhecer melhor cada uma das praças em BH listadas acima você vai descobrir pracinhas de bairro consideradas verdadeiras pérolas e que chamam atenção pelas ações promovidas pelos próprios moradores; locais mais sossegados; áreas verdes extensas e pontos de encontro situados na região mais central da cidade.

Agora que você já sabe quais são as principais praças de Belo Horizonte, é hora de saber mais detalhes sobre suas estruturas, quais as atrações infantis cada espaço oferece e quais tipos de atividades de lazer podem ser realizadas dentro de cada um desses locais ao ar livre em BH. Vamos lá!

1- Praça da Assembleia
Praças em BH: Praça da Assembleia

Essa opção é especialmente dedicada a quem gosta de se sentir ao ar livre e poder contar com muito espaço para realizar qualquer tipo de atividade. A Praça da Assembleia, oficialmente batizada como Praça Carlos Chagas, é a segunda maior pracinha de BH. Só até aí já deu para perceber que o que não falta por lá é espaço, né!

Dentro de seus 33 mil m² de extensão existem atrações para todos os tipos de público. Há quem faça cooper pela praça diariamente, quem utilize o passeio para andar de skate, quem frequente a igreja Nossa Senhora de Fátima e, é claro, crianças que adoram aproveitar o espaço para correr ou gastar a energia nos brinquedos.

A Praça da Assembleia pode ser considerada um verdadeiro refúgio verde em meio a uma das áreas mais movimentadas e urbanizadas de Belo Horizonte: a região centro-sul. Vale lembrar que a Praça da Assembleia foi especialmente assinada por Roberto Burle Marx, artista plástico responsável por projetar o paisagismo de importantes locais em BH e no Brasil. O resultado são paisagens de tirar o fôlego!

O que você vai encontrar na Praça da Assembleia

  • Parquinho infantil com obstáculos, escorregador, casinha de madeira;

  • Igreja Nossa Senhora de Fátima;

  • Coreto;

  • Pista de caminhada;

  • Academia a céu aberto;

  • Palácio da Inconfidência;

  • Mesas de xadrez.

Endereço: Avenida Olegário Maciel, sem número - Santo Agostinho.

2 - Praça da Liberdade

A história da Praça da Liberdade está intimamente ligada com a época da fundação da cidade de Belo Horizonte. Por esse motivo, até o hoje o local é considerado um ponto de encontro para os belorizontinos, seja para comemorar datas especiais, realizar eventos e atividades comunitárias ou, simplesmente, se divertir junto às pessoas queridas. 

A explicação para a Praça da Liberdade ter se tornado um dos principais pontos turísticos e de lazer de BH é simples. Ela foi projetada para abrigar as sedes de importantes órgãos do governo de Minas. Além disso, a praça está localizada no ponto de encontro de quatro das mais importantes avenidas de Belo Horizonte: Cristóvão Colombo, João Pinheiro, Brasil e Bias Fortes.

A estrutura da Praça da Liberdade chama atenção no quesito paisagismo e arquitetura, já que conta com um imponente chafariz, pequenos lagos, belos jardins e um coreto. Ela não possui muitas atrações para crianças, mas conta com pistas ótimas para andar de bike, patins ou skate.

Porém, um dos grandes atrativos deste espaço de lazer está ao seu redor. No entorno da Praça da Liberdade ficam os principais museus de Belo Horizonte. É possível encontrar desde planetários e oficinas lúdicas para crianças, até exposições de arte no famoso CCBB. 

Para fechar o passeio, é claro, é imprescindível dar um pulinho no Xodó. A lanchonete está na mesma esquina da Praça da Liberdade desde 1962, por isso, já se tornou uma parada obrigatória para quem decide dar uma volta por lá.

O que você vai encontrar na Praça da Liberdade

  • Áreas de convivência;

  • Coreto;

  • Pista de caminhada;

  • Lagos;

  • Eventos realizados pela comunidade, como feirinhas de artesanato e gastronomia;

  • Museus e centros culturais no entorno.

Endereço: Avenida Bias Fortes, Avenida Brasil e Avenida João Pinheiro - Savassi

3 - Praça Floriano Peixoto
Praças em BH: Floriano Peixoto

A Praça Floriano Peixoto é mais um dos refúgios em meio às áreas mais urbanizadas da cidade, já que está localizada no coração do bairro Santa Efigênia. Ela não é tão extensa quanto às principais praças da região centro-sul, mas chama muita atenção por conta de sua ótima estrutura. 

A Praça Floriano Peixoto possui uma ótima área de gramado. Por isso, é super comum encontrar casais, amigos ou famílias inteiras sentadas em cima de forros sobre a grama, fazendo piqueniques ou simplesmente relaxando.

Para completar, a Praça Floriano Peixoto é um local muito indicado para levar as crianças, porque possui uma área de playground com brinquedos sempre bem cuidados e diferentes daqueles que, normalmente, vemos em praças menores. 

Além disso, a praça não deixa nada a desejar para adultos que gostam de se exercitar. Por lá, é possível encontrar uma pista de caminhada no entorno da praça, além de aparelhos que ajudam no alongamento. Para os que preferem descansar, os banquinhos às sombras das árvores são uma ótima opção.

O que você vai encontrar na Praça Floriano Peixoto

  • Playground;

  • Equipamentos de ginástica;

  • Pista de caminhada;

  • Gramado aberto.

Endereço: AV. do Contorno, sem número - Santa Efigênia.

4 - Praça Aroldo Tenuta

É claro que as pequenas (mas muito bem cuidadas) pracinhas de bairro não poderiam ficar fora de nossa lista. Por isso, resolvemos destacar a principal praça de nosso querido bairro Buritis: a Aroldo Tenuta. 

A Aroldo Tenuta é a maior praça do Buritis e, por isso, além dos moradores do bairro, também atrai pessoas das regiões vizinhas. Mas, além do tamanho, outras coisas chamam atenção no espaço. O jardim está sempre bem cuidado e repletos de flores, existem cestinhas de lixo improvisadas, as pinturas e os brinquedos sempre com a manutenção em dia.

Todos esses sinais indicam algo muito forte: o cuidado da comunidade. Quem frequenta a Praça Aroldo Tenuta há mais tempo, com certeza, já teve a sorte de se deparar com os dois moradores que resolveram adotar aquele espaço para si. Juntos, eles mantêm toda a organização e manutenção do espaço.

Além desse, outro fator que chama atenção na Praça Aroldo Tenuta é o teatro de arena. O local conta com uma espécie de palco e arquibancada, onde moradores da região costumam se reunir para organizar competições de rap e recital de poesia.

O que você vai encontrar na Praça Aroldo Tenuta

  • Playground;

  • Jardins;

  • Mesa de jogos;

  • Teatro de Arena.

Endereço: AV. Prof. Mário Werneck, sem número - Buritis.

5 - Praça dos Micos

A Praça dos Micos não leva esse apelido à toa. Na verdade, seu nome oficial não é conhecido, mas ela foi apelidada assim por conta da quantidade de micos que fazem da praça a sua casa. O espaço fica bem ao lado de uma das inúmeras reservas verdes espalhadas pelo bairro Buritis, por isso, a presença de micos e pássaros de diferentes espécies é constante.

Mas além da presença da natureza, a Praça dos Micos possui um grande diferencial em comparação com as demais praças do bairro. O espaço é muito conhecido por abrigar eventos realizados pela própria comunidade. 

Halloween, natal e diversas festas de aniversário. Esses são apenas alguns dos eventos realizados a cada ano na pracinha. Mas, além disso, a Praça dos Micos também é palco para um encontro de food trucks e barraquinhas aos finais de semana, o qual atrai famílias de toda a região.

A Praça dos Micos não é extensa, mas possui um ótimo espaço para as crianças correrem, brincarem e se divertirem nos tradicionais brinquedos infantis: escorregador, balanço e cavalinho. Com isso, já dá para perceber que a pracinha possui atrações para todos os tipos de público, né!

O que você vai encontrar na Praça dos Micos

  • Playground;

  • Jardins;

  • Mesa de jogos;

  • Muita natureza;

  • Encontro de food trucks.

Endereço: Rua Stella Hanriot, sem número - Buritis.

6 - Praça do Papa

Para fechar a lista com chaves de ouro, escolhemos falar sobre a maior praça de Belo Horizonte: a Praça do Papa. O local, além de ser ponto de encontro para os moradores da cidade, também é uma das principais atrações turísticas da cidade. 

E toda essa fama não é à toa, viu? Pelo fato de estar localizada no ponto mais alto da cidade, a Praça do Papa oferece uma vista panorâmica privilegiada de BH. Tudo isso aos pés da Serra do Curral, outro dos grandes cartões postais da capital mineira.   

Por se tratar de uma das maiores áreas ao ar livre de BH, a Praça do Papa é um ótimo local para se praticar atividades físicas. Aos finais de semana, o grande pátio aberto fica repleto de crianças e adultos andando de bicicleta, patins ou simplesmente utilizando o espaço para realizar atividades. 

O que você vai encontrar na Praça do Papa

  • Vista panorâmica de BH;

  • Pátio aberto;

  • Áreas de convivência.

Endereço: Rua Stella Hanriot, sem número - Buritis.


A essa altura você já conseguiu decidir em qual dessas praças em BH você vai fazer uma visita primeiro? Sabemos que escolher é difícil, afinal, cada uma chama atenção por um motivo diferente. Por isso mesmo vale a pena conhecer todas! E que tal aproveitar que você já está navegando pelo blog para conhecer mais áreas ao ar livre em BH? Boa leitura! 


Perguntas Frequentes

Onde levar crianças para brincar em BH?
As praças com playground kids são uma ótima opção de lugares para onde levar crianças para brincar em BH. Confira as principais delas: Praça Aroldo Tenuta, no bairro Buritis , Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia e Praça da Assembleia, no Santo Agostinho.
Quantas praças tem BH?

A Prefeitura contabiliza mais de 790 praças em Belo Horizonte. Diante de tantas opções, destcamos aquelas com melhor estrutura para receber diferentes púbicos: Praça da Assembleia, Praça da Liberdade, Praça Floriano Peixoto, Praça Aroldo Tenuta, Praça dos Micos, Praça do Papa.