Melhores bairros de BH: veja os 5 principais e seus atrativos

Os melhores bairros de BH apresentam perfis bem diversos. Há opção para quem prefere agitação, quem gosta de sossego e quem precisa ter todos os tipos de comércio e serviços a poucos metros de casa. Vem descobrir qual desses bairros melhor atende ao seu perfil!

Conheça os 5 melhores bairros de BH

  • Bairro Buritis

  • Bairro Liberdade

  • Savassi

  • Santa Amélia

  • Cidade Nova

Praticidade, lazer, segurança, agitação ou absoluto sossego.Vários são os critérios para se pensar quando você precisa escolher um novo bairro para morar. A boa notícia é que Belo Horizonte conta com regiões e bairros com perfis muito variados. Por aqui tem espaço para famílias que estão crescendo, universitários e todos aqueles que querem ter Belo Horizonte como lar.

Vale lembrar que Belo Horizonte está entre as principais capitais do Brasil. E não é à toa! A capital mineira é uma das líderes no ranking de Desafios Gestão dos Municípios, o qual avalia o quanto as cidades estão evoluindo nos quesitos: saúde, educação, segurança, saneamento e sustentabilidade.

Agora que você já sabe porque BH é uma das melhores cidades brasileiras para se viver, é legal ter uma ideia da média de preços para comprar ou alugar imóveis na capital. De acordo com o Diário do Comércio, o preço médio de locação em BH é R$23,15 a cada m². Já para comprar um imóvel, cada metro quadrado equivale a R$5.423,00.

Mas antes de fazer as contas, é hora de conhecer a fundo cada um dos melhores bairros em BH para morar e entender qual deles melhor atende ao seu pedido. Veja abaixo!

Bairro Buritis

O Buritis é um exemplo perfeito de bairro capaz de amparar os mais diversos perfis de moradores. Por se tratar de uma região super recente de BH, a área está em constante desenvolvimento, mas não deixa de impressionar pela quantidade de áreas verdes e arborização. 

Por esse motivo, o Buritis reúne em um só espaço moradores antigos, recém casados, universitários e famílias que estão crescendo. E uma coisa é certa: o bairro consegue atender as demandas de todos esses públicos!

Infraestrutura

O bairro Buritis é um bairro misto. Por isso, apresenta áreas bem residenciais (mais tranquilas e afastadas da agitação) e uma área muito comercial, a qual conta com uma universidade, escolas, supermercados, shoppings e diversos tipos de prestadores de serviços. Ou seja, muita praticidade para quem precisa resolver demandas gastando pouco tempo.

Para completar tudo isso, o Buritis também é um prato cheio para quem busca por lazer perto de casa. Por lá, é possível encontrar restaurantes, bares, centros gastronômicos, o famoso Parque Aggeo Pio Sobrinho, trilhas e outros espaços que oferecem um contato incrível com a natureza.

O que você vai encontrar no bairro Buritis

  • Mobilidade: diversas linhas de ônibus e proximidade com a Estação de Metrô Calafate;

  • Centros comerciais: Shopping Paragem, Terraço Buritis, Via Werneck; 

  • Lazer: diversos restaurantes e bares da Av. Prof Mário Werneck e Av. Henrique Badaró Portugal;

  • Áreas verdes: Parque Aggeo Pio Sobrinho e trilhas na Serra do Curral.

Bairro Liberdade BH

Se o que você procura é a praticidade de ter comércios essenciais à esquina de casa e viver há poucos metros da faculdade, essa localização pode te surpreender. O bairro Liberdade é uma das regiões residenciais mais próximas do maior campus da Universidade Federal de Minas Gerais - localizado a apenas 10 minutos da portaria da universidade. 

A proximidade com a UFMG faz com que o Liberdade se torne muito valorizado pelo público universitário. Com isso, acaba sendo muito fácil encontrar repúblicas e apartamentos compartilhados por estudantes para alugar.

Infraestrutura

Outra grande característica do Liberdade que acaba facilitando a vida dos universitários é a presença do Hotel Bristol, grandes empresas de supermercados e bancos. Quanto à mobilidade, o bairro possui uma ótima proximidade com linhas de ônibus que ligam a região à parte central da cidade. Além disso, o bairro fica muito próximo de importantes vias, como a Antônio Carlos e o Anel Rodoviário.

O que você vai encontrar no bairro Liberdade

  • Mobilidade: proximidade com as linhas de ônibus 5401, 5201, 9503, 503 e 504;

  • Comércio: Supermercados, padarias, bancos e Telha Norte;

  • Fica localizado a poucos metros da Universidade Federal de Minas Gerais.

Savassi

Vida noturna agitada e a proximidade com a região mais central de Belo Horizonte, essas são as principais características desse pedacinho da cidade. A Savassi, por muito tempo, fez parte do bairro Funcionários, mas em 2006 tornou-se um bairro. Por conta da proximidade, até hoje alguns moradores ainda confundem o nome dessas duas regiões.

Infraestrutura

Quando se pensa em região boêmia, a Savassi é o primeiro nome que vem à cabeça dos belorizontinos, isso porque a região concentra um grande número de restaurantes, bares e, até mesmo, feirinhas de rua. Com isso, o local tem sido ponto de encontro para todos os tipos de perfis e públicos.

Contudo, além da vida noturna, os moradores da região também podem contar com ótimas opções quando o assunto é cultura. Na Savassi ficam localizados o Cine Belas Artes (cinema de rua conhecido por seus filmes alternativos), museus e o famoso Pátio Savassi.

Outro ponto super positivo é que essa é uma das regiões com a maior quantidade de linhas de transporte público, justamente por estar próxima de pontos turísticos, restaurantes, cinema e outros espaços de lazer. Dessa modo, o acesso à região central fica mais do que facilitado!

O que você vai encontrar na Savassi

  • Mobilidade: proximidade com linhas de ônibus;

  • Proximidade com a região central de BH;

  • Lazer: por concentrar grandes nomes de restaurantes e bares, a Savassi é considerada o principal pólo boêmio da cidade;

  • Cultura: Cine Santa Tereza.

Santa Amélia

Se o que você busca é tranquilidade e ruas pouco movimentadas, essa é uma ótima opção para você! O Santa Amélia é um bairro localizado na região da Pampulha, com característica predominantemente residencial. Por lá, ainda é possível ter fácil acesso à Lagoa da Pampulha e outros famosos pontos turísticos da capital mineira.

O bairro Santa Amélia começou a crescer na década de 1990 e até hoje não parou. Ainda é possível encontrar prédios e condomínios em construção na região, a qual fica mais valorizada a cada dia. 

Infraestrutura

Mas apesar de seu crescimento, a tranquilidade é uma característica predominante do bairro. Por lá, é muito comum encontrar casas de pequeno, médio e grande porte. E por se tratar de uma região muito familiar, é possível se deparar com pracinhas de convivência muito bem cuidadas pela comunidade.

Mas quem gosta de agitação também está bem servido! No bairro Santa Amélia fica localizada a Av. Guarapari, uma via conhecida por concentrar restaurantes, barzinhos, sorveterias e, até mesmo, baladas. Nessa avenida também fica localizado o principal comércio do bairro, onde é possível encontrar prestadores de serviços, bancos e supermercados.

O que você vai encontrar no bairro Santa Amélia

  • Mobilidade: proximidade com a Estação Pampulha, local onde é possível acessar linhas de ônibus que ligam o bairro a todas as regiões de BH;

  • Lazer: o Santa Amélia fica localizado a poucos metros do conjunto arquitetônico da Pampulha;

  • Comércio: o Santa Amélia conta com variados restaurantes, bares e clube de lazer.

Cidade Nova

O Cidade Nova é mais um dos exemplos de bairros que oferecem fácil acesso ao comércio e a tranquilidade de um bairro residencial. O local conta com uma excelente localização, já que está bem próximo de uma das principais vias de BH, a Av. Cristiano Machado.

Infraestrutura 

Para quem gosta da praticidade de contar com centros comerciais modernos perto de casa, o Cidade Nova é uma excelente opção. O bairro está praticamente ao lado do Minas Shopping, um dos maiores malls de Belo Horizonte. 

Mas aqueles que preferem o comércio mais tradicional também estão super contemplados! No bairro Cidade Nova fica localizada a famosa Feira dos Produtores, um espaço que se assemelha ao Mercado Central - um centro comercial onde se encontra todos os tipos de produtos.

Para quem gosta de lazer e atividades físicas, o bairro Cidade Nova também tem algo a oferecer. Os moradores costumam utilizar a famosa Avenida José Cândido da Silveira para caminhar ou praticar exercícios nos aparelhos de ginásticas disponíveis para o público.

O que você vai encontrar no bairro Cidade Nova

  • Mobilidade: proximidade com a Avenida Cristiano Machado - uma das principais vias da cidade;

  • Comércio e lazer: o bairro Cidade Nova conta com a Feira dos Produtores e fica bem perto do Minas Shopping.


O que achou de conhecer os melhores bairros de BH? Esperamos que a essa altura você tenha tirado suas dúvidas sobre as vantagens de se viver em cada um desses cantinhos da capital mineira. E que seguir a leitura sobre os bairros da região Oeste de BH? Aproveite a leitura!


Perguntas Frequentes

Quais são os melhores bairros residenciais de BH?

Os melhores bairros residenciais de BH possuem características em comum, como a tranquilidade, boa mobilidade e fácil acesso ao transporte público. Veja os principais: bairro Buritis, bairro Santa Amélia, Santo Agostinho e bairro Liberdade.

Quais são os principais bairros de BH?
Os principais bairros de BH são aqueles que estão em constante desenvolvimento imobiliário e oferecem comércio facilitado, boa mobilidade e segurança: Buritis, Liberdade, Savassi, Santa Amélia e Venda Nova.