Café da manhã em BH: 4 locais famosos por seus cardápios

Tomar café da manhã em BH é um verdadeiro acontecimento! Isso porque a cidade conta com cafeterias, restaurantes e confeitarias com cardápios para lá de completos para quem procura um bom lugar para fazer a primeira refeição do dia. Aqui você vai encontrar desde cafés estilo colonial, até brunchs reforçados. Vem ver!

Onde tomar café da manhã em BH?

  • Uluru Café e Brunch;

  • Sterna Café;

  • Hangar dos pães;

  • Passeli Boulangerie.

Tem algo mais tradicional do que um pão de queijo com cafezinho na primeira refeição do dia? Boa parte da fama da culinária mineira vem dos maravilhosos quitutes como a broa de fubá, o próprio pãozinho de queijo e a goiabada. Por isso, consideramos o café da manhã uma refeição quase sagrada por aqui!

Pensando nisso, nós preparamos a lista acima! Nela, damos algumas dicas sobre onde tomar café da manhã em BH. Prepare-se para conhecer locais com dinâmicas bem diferentes e cardápios que vão da tradicional comida mineira, até a gastronomia internacional. Vamos ver!

Uluru Café e Brunch

Essa dica vai para aqueles que gostam de um café da manhã super reforçado, ou quem sabe, até mesmo juntar o café da manhã com o almoço em uma refeição só. O Uluru Café e Brunch trás um gostinho da cozinha australiana para as terras mineiras. O restaurante oferece pratos recheados de cor e elementos naturais. 

Atualmente, o Uluru mantém três unidades aqui em BH. Uma delas fica no Funcionários, outra no Lourdes, ambas em lojas próprias. Já a terceira está localizada no bairro Buritis, dentro do Mercado da Boca, situado na região. 

Por servirem o brunch, aquela refeição que mescla pães com proteínas, o cardápio do Uluru é bem robusto. Ao contrário do típico café colonial, comum de ser encontrado nas padarias ao redor da cidade, este estabelecimento oferece pratos a la carte. 

A lista de pratos é longa e de encher os olhos, mas destacamos aqui aqueles inspirados na culinária australiana, como os bowls de iogurte e frutas, sanduíches e pratos que mesclam pães, ovos, vegetais, abacate e bacon. Nada mal, né?

Endereço: Av. Afonso Pena, 2925, Funcionários; Rua Marília de Dirceu, 94, Lourdes;  Av. Professor Mário Werneck, 1973, Buritis.

Funcionamento: O horário de funcionamento varia de acordo com cada unidade.

Sterna Café Buritis

Aqui vai mais um espaço que oferece duas maravilhas em um só espaço: vista para uma paisagem maravilhosa e um cardápio repleto de cafés e lanches que caem muito bem no café da manhã. O Sterna Café é uma cafeteria localizada no Buritis. Na verdade, mais exatamente no último andar de um prédio comercial, com direito a varanda. Com isso já fica explicado a vista que é possível apreciar lá de cima né?

O Sterna Café BH é uma cafeteria que oferece uma cartela variada de cafés nacionais, extraídos de acordo com técnicas internacionais. Os grãos de café do Sterna vêm do sul de minas, mas a cada mês uma nova experiência gastronômica é oferecida, já que grãos de outros países são trazidos para o estabelecimento e passam a integrar o cardápio.

E por falar em cardápio, vale a pena contar mais sobre os lanches possíveis para o café da manhã. O espaço possui um menu online, onde dá para conferir a disponibilidade e os valores dos pratos do Sterna Café. Por isso, destacamos abaixo aqueles que mais fazem sucesso no café da manhã. 

  • Sanduíches;

  • Pratos de confeitaria; 

  • Sucos naturais;

  • Vasta carteira de cafés nobres e gourmets.

Além disso tudo, o Sterna também é muito visado por empresas que buscam um espaço tranquilo para fazer reuniões empresariais durante a manhã. Para completar, eles mantêm pontos de energia que facilitam, e muito, para quem procura o espaço para trabalhar. 

Endereço: R. Des. Edésio Fernandes, 144 - Estoril.

Funcionamento: De segunda a domingo, das 9h às 19h30.

Hangar dos Pães

Imagine só um café da manhã com vista para um dos maiores pontos turísticos de Belo Horizonte: a Lagoa da Pampulha. É exatamente isso que você vai encontrar ao visitar a Hangar dos Pães. Aliás, o nome da padaria tem um significado para lá de visual! As grandes janelas oferecem uma bela vista da pista de pouso do Aeroporto da Pampulha. 

Mas fazer a primeira refeição do dia com uma paisagem incrível aos fundos não é o único diferencial da Hangar dos Pães. A padaria é conhecida por servir o famoso café estilo colonial. Aquele em que você tem dezenas de opções de iguarias para escolher e pode se servir à vontade.

A Hangar dos Pães dá um verdadeiro show quando o assunto é padaria e confeitaria. Por lá, você encontra itens salgados, como pães, quiches e croissants. Além, é claro, das opções doces. A mesa de bolos, tortas, cookies, salada de frutas são uma verdadeira atração à parte.

Por se tratar de um estabelecimento que mescla padaria, confeitaria, adega e mercado em um só lugar, ao terminar seu café você ainda tem a possibilidade de levar para casa todas as delícias que experimentou no café da manhã. A maioria dos produtos, como pães, doces e tortas, ficam disponíveis para pronta entrega.

A Hangar dos Pães trabalha com cobrança por comanda individual eletrônica. Dessa maneira, ao adentrar o espaço você recebe um cartão, no qual cada compra será contabilizada. Ao final, basta apresentar o cartãozinho no balcão e fechar seu pedido. Muito prático!

Endereço: Av. Portugal, 4304 - Jardim Atlântico

Funcionamento: de segunda a domingo, das 7h às 22h. 

Passeli Boulangerie

Brunch em meio a um jardim! É isso o que a Passeli Boulangerie oferece. A padaria artesanal fica localizada em uma pacata casa situada na movimentada Avenida Fleming, na região da Pampulha. O ambiente é perfeito para quem quer começar o dia de forma desacelerada, já que o espaço mais parece um refúgio verde em meio ao centro urbano!

A Passeli é bastante diferente das padarias que estamos acostumados a ver por aqui. Não existe buffet, e os pães disponíveis à pronta entrega são bem limitados. Por lá, você escolhe um prato do cardápio, o qual é servido de maneira individual e, muitas vezes, é preparado ou finalizado na mesma hora. Ou seja, pratos sempre fresquinhos!

A padaria Passeli Boulangerie se inspira na culinária francesa. Por isso, é comum encontrar croissants doces e salgados, canelé, pães artesanais de fermentação natural, brioche e outros vários pratos de padaria e confeitaria. Ah! Vale lembrar que, nas noites de quinta a sábado, a padaria muda o sotaque francês para o italiano. Isso porque o local oferece um cardápio bem interessante de pizzas.

Endereço: Av. Fleming, 417 - Ouro Preto.

Funcionamento: segunda a quarta, das 11h às 19h. Quinta a sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 8h30 às 13h.


Chegamos ao fim de nossa lista de opções de café da manhã em BH para você aproveitar. Deu para perceber que os espaços são bastante diferentes e oferecem produtos para agradar qualquer um, né? Esperamos que até aqui você já tenha escolhido qual dos estabelecimentos vai visitar primeiro. Ah! E que tal seguir nessa pegada do café e conhecer algumas das principais cafeterias de BH? Boa leitura!