Belo Horizonte à noite: 8 ideias de lazer e cultura na capital

Belo Horizonte, à noite, oferece um verdadeiro mundo de possibilidades. De passeios em família aos sábados e domingos, às atividades culturais de segunda a sexta. Além de contar com programações em todos os dias da semana, a noite de BH tem opções para todas as idades, gostos e bolsos. Vem ver!

Para você, a noite é a melhor parte do dia para fazer passeios mais tranquilos, ou prefere aproveitar para juntar toda a turma, comer, beber, conversar, curtir boa música e fazer alguma atividade mais agitada? Seja lá qual for o seu estilo, saiba que, com certeza, você vai encontrar algo que é a sua cara por aqui!

O que fazer em Belo Horizonte à noite

Cinema, botecos, bares com música ao vivo, museus interativos, exposições, shows, paisagens noturnas, restaurantes das mais diversas culinárias e teatro. São tantas opções que quase não cabem em uma frase só. E olha que essas são apenas algumas das opções de o que fazer em Belo Horizonte à noite.

Na coletânea que preparamos, você vai encontrar atividades gratuitas e pagas, espaços abertos e fechados e atividades que vão agradar do público infantil ao adulto. Veja abaixo a lista que preparamos com 7 opções de como aproveitar belo horizonte à noite!

  • Cine Santa Tereza

  • Cine Belas Artes;

  • Circuito cultural da Praça da Liberdade;

  • Mercado Novo;

  • Bares da Avenida Henrique Badaró Portugal;

  • Distrital;

  • Parque Guanabara;

  • Praça do Papa.

O que fazer em BH, à noite, de segunda a sexta

Se você é o tipo de pessoa que gosta de aproveitar as opções de lazer da cidade, depois dos compromissos do dia a dia, essas dicas vão para você! De segunda a sexta, Belo Horizonte conta, predominantemente, com atividades mais culturais, como museus, exposições e cinemas. Mas os barzinhos também estão a todo vapor. Vem ver!

Cine Santa Tereza

Depois de ser fechado em 1980, o Cine Santa Tereza reabriu recentemente, graças aos esforços da comunidade do bairro onde está localizado, já que o espaço sempre foi considerado um ícone da cultura para os moradores e demais frequentadores. Hoje, é vinculado à Prefeitura de Belo Horizonte, por isso, transmite sessões gratuitas à população. 

Mas o Cine Santa Tereza é muito mais do que simplesmente um cinema, o espaço também abriga parte do acervo Museu da Imagem e do Som. Além disso, também possui uma biblioteca pública, a qual conta com publicações especiais cerca do cinema. O Cine Santa Tereza também serve de palco para exposições e outras ações educativas à comunidade.

Endereço Cine Santa Tereza: Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza

Funcionamento Cine Santa Tereza: de quarta a domingo, das 16h às 21h.

Cine Belas Artes

Depois de quase fechar suas portas no período da pandemia, o Cine Belas Artes é mais um exemplo de espaço cultural que permanece aberto graças ao esforço popular. Depois de vaquinhas organizadas para arrecadar recursos financeiros, o espaço continua oferecendo um estilo de cinema diferente para os belorizontinos. 

Ao contrário dos filmes Hollywoodianos que encontramos nas grandes redes de cinema, o Cine Belas Artes conta com a exibição de “cinema de arte”, longa metragens independentes, criados no Brasil e no mundo. Além disso, a programação também conta com pré-estreias, debates e mostra de cinema brasileiro e internacional.

Endereço Cine Belas Artes: R. Gonçalves Dias, nº 1581 - Lourdes

Funcionamento Cine Belas Artes: de segunda a sexta, das 15h30 às 20h30.

Circuito Cultural da Praça da Liberdade

Se você gosta de museus, exposições, atividades culturais interativas e o Circuito Cultural da Praça da Liberdade é composto por 16 espaços de cultura e arte:

  • Arquivo Público Mineiro;

  • Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa;

  • Casa Fiat de Cultura;

  • Centro de Arte Popular BDMG Cultural;

  • Centro Cultural Banco do Brasil;

  • Espaço do Conhecimento UFMG;

  • Memorial Minas Gerais Vale;

  • Museu das Minas e do Metal;

  • Museu Mineiro;

  • Palácio da Liberdade;

  • Cefart Liberdade;

  • Centro Cultural Unimed-BH Minas;

  • Espaço Cultural Escola de Design - UEMG;

  • Academia Mineira de Letras;

  • Centro de Arte Popular;

  • Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Como o próprio nome do circuito já diz, esses espaços de cultura estão situados em todo o entorno de um dos cartões postais de Belo Horizonte: a Praça da Liberdade. Neste local, estão situados os mais diferentes tipos de museus, exposições, bibliotecas e atividades culturais como um todo. Veja o que é possível encontrar no Circuito Cultural da Praça da Liberdade:

  • Museus;

  • Exposições de arte;

  • Cinema;

  • Teatro;

  • Música;

  • Biblioteca.

O Circuito Cultural da Praça da Liberdade é considerado o maior complexo cultural do Brasil. Por lá, é possível encontrar atividades pagas e gratuitas, guiadas ou não guiadas e com funcionamento de segunda-feira a domingo.

Devido à diversidade e grandiosidade dos espaços que compõem o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, nossa dica é que você reserve um dia da semana menos corrido. Assim conseguirá visitar o maior número possível de espaços. 

Endereço do Circuito Cultural Praça da Liberdade: Av. Bias Fortes, 50 - Lourdes.

Funcionamento do Circuito Cultural Praça da Liberdade: variável de acordo com a programação de atividades de cada espaço.

Mercado Novo

É claro que não poderiam faltar opções de bares em BH para se aproveitar durante a semana, por isso, não poderíamos deixar de falar de um dos maiores complexos gastronômicos de Belo Horizonte: o Mercado Novo

Se você gosta de sentar em uma mesa com os amigos para conversar, beber cervejas, vinhos ou drinks e, é claro, aproveitar boa gastronomia depois de um dia cheio e corrido, essa dica é para você. O Mercado Novo fica no coração de Belo Horizonte, próximo da área comercial da cidade

O Mercado Novo concentra serviços, bares e restaurantes, tudo isso em um mesmo espaço. Mas, durante à noite, o sucesso fica por conta dos bares. Por lá, é possível encontrar ao menos doze bares e drinkerias e adegas. Ah! Vale lembrar que no ambiente não há música, justamente por conter estilos diferentes de estabelecimentos. 

Endereço Mercado Novo: Av. Olegário Maciel, 742 - Centro

Funcionamento do Mercado Novo: segunda à sábado, das 8h às 22h.

Bares com música ao vivo em BH sábado à noite

Com a chegada do final de semana, Belo Horizonte fica ainda mais agitada. E com o agito vem os shows e apresentações musicais nos barzinhos da cidade. Por isso, separamos aqui alguns bares ou regiões de BH que são famosas por sua vida boêmia. Vamos lá!

Avenida Henrique Badaró Portugal

A Av. Henrique Badaró Portugal é um dos principais polos boêmios de Belo Horizonte. Ela fica situada no bairro Buritis, um bairro de BH conhecido por ter crescido muito rápido e, com isso, atraído todo tipo de empreendimento e pessoas para um mesmo lugar. 

A Av. Henrique Badaró concentra um grande número de restaurantes, além dos principais bares do bairro Buritis. Por lá, é possível encontrar espaços temáticos, opções com playground infantil e, é claro, locais que oferecem programações musicais para todos os estilos de público. Veja alguns deles!

Principais bares com música ao vivo no Buritis

  • Allegria: bar com variadas opções de porções, além de bebidas nacionais e importadas. Seu repertório musical conta com samba, pagode e pop rock;

  • Quioxque Carioca: bar com temática de praia, com música sertaneja e mesas ao ar livre;

  • Easy Rider Beer: bar com temática de rock e repertório musical variado (MPB, rock e blues).

Distrital

Durante o dia, um mercado com todo tipo de produtos artesanais, especiarias e inúmeras outras variedades. Durante à noite, um espaço agitado, repleto de bares, restaurantes e uma programação musical para agradar todo tipo de público. Esse é o Mercado Distrital, um dos principais espaços de ocupação gastronômica, cultural e musical de Belo Horizonte

Aos sábados, o Mercado Distrital do Cruzeiro é conhecido por oferecer apresentações musicais com um repertório musical bem variado. É possível conferir show de forró, samba, música eletrônica e o tradicional Rock do Mercado. 

Mas para aqueles que preferem mais sossego, também é possível visitar o espaço em outros dias da semana e aproveitar de boa cerveja gelada, enquanto desfruta das famosas porções e pratos da tradicional comida mineira. 

Endereço Mercado Distrital: Rua Ouro Fino, 452 - Cruzeiro

Funcionamento do Mercado Distrital: programações musicais aos sábados, das 18h às 00h.

Lugares para ir domingo à noite em BH

Se você acha que existem poucas opções do que fazer em BH domingo à noite, saiba que não é bem assim. Existem locais em Belo Horizonte que recebem toda a agitação da cidade justamente no finalzinho do final de semana. Por isso, nós separamos opções para aproveitar a cidade ao ar livre em BH. Veja!

Parque Guanabara

O Parque Guanabara é o único parque de diversões fixo de Belo Horizonte. Esta é uma ótima opção de  onde levar crianças em BH, ou seja, uma boa opção para aproveitar o domingo com a família. O Parque possui atrações para todas as idades. As principais atrações são voltadas para crianças de 2 a 12 anos. Mas também é possível encontrar brinquedos mais radicais.

Para melhorar, o Parque Guanabara fica localizado em um local super privilegiado, na Orla da Lagoa da Pampulha. Por isso, uma ótima opção para complementar o passeio é fazer uma visita ao conjunto moderno de arquitetura.

Endereço do Parque Guanabara: R. Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 15 - São Luiz

Funcionamento do Parque Guanabara: quinta-feira a sexta, das 14h às 22h. Sábados, das 11h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 21h. 

Apreciar a vista da Praça do Papa

Como dica gratuita, a Praça do Papa é uma das melhores opções na cidade. O local é conhecido por ser frequentado por famílias e pessoas de todas as partes de Belo Horizonte. Possui um grande pátio aberto e boa iluminação, condições perfeitas para distrair as crianças com brincadeiras em lugares ao ar livre, ou simplesmente apreciar um belo pôr do sol.

Endereço da Praça do Papa: Av. Agulhas Negras, s/n - Mangabeiras.


Gostou de conhecer esses espaços para aproveitar Belo Horizonte á noite? Agora o difícil será decidir qual deles irá visitar primeiro, né! Mas aqui vai a última dica: vale a pena conferir de perto cada um deles, já que são tão diferentes entre si. Ah! Que tal aproveitar que está conhecendo o lazer da cidade para descobrir 6 bares com música ao vivo em BH? Boa leitura!