Bares e restaurantes BH: os 2 principais espaços de cada região

Procurando por bares e restaurantes em BH? Então veio ao lugar certo! A capital mais boêmia do Brasil conquista qualquer morador ou visitante pela sua diversidade de espaços gastronômicos. Vamos te mostrar quais são os espaços mais frequentados da cidade, de acordo com cada região de Belo Horizonte. Vamos lá!

Principais bares e restaurantes de BH

  • Quioxque Carioca;

  • Mercado da Boca Buritis;

  • Bar do Orlando;

  • Salumeria Central;

  • Est Est Est;

  • Casa Cheia;

  • Xapuri;

  • Meu Bhar Mineirão.

Bares criados no século passado, restaurantes de comida mineira, espaços alternativos, complexos gastronômicos que reúnem culinárias de todo o mundo. A verdade é que poderíamos ficar o dia todo apresentando todos os perfis de bares e restaurantes que enchem as ruas de Belo Horizonte.

Se tem umacoisa que o belorizontino gosta é de boa gastronomia e sentar à mesa de um barzinho para bater um bom papo e curtir uma bebida gelada. E não somos nós que estamos dizendo isso não, viu? É isso que mostra os dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Em 2022, a associação mensurou uma média de 1 bar para cada 170 habitantes e cerca de 14,5 mil empreendimentos no ramo de alimentos.

Diante dessa gama enorme de bares e restaurantes em BH dá para ficar até perdido, né? Por isso, montamos essa lista, na qual você vai conhecer bares e restaurantes quase de norte a sul de Belo Horizonte. Abaixo, vamos te mostrar mais detalhes sobre cada um desses espaços. Veja!

Bares e restaurantes na região Oeste de BH

Para começar essa lista, não poderíamos deixar de fora os estabelecimentos gastronômicos do Buritis, situado na região Oeste de BH. O bairro é um crescente pólo de gastronomia de Belo Horizonte, por isso, reúne desde restaurantes mais tradicionais até barzinhos que são completas novidades na cidade. Vem ver!

Mercado da Boca Buritis


O Mercado da Boca no Buritis reúne em um mesmo espaço tudo o que o cliente precisa para conhecer o melhor da gastronomia belorizontina. É impossível sair desse espaço sem provar um pouquinho de tudo, já que o local oferece drinkerias, restaurantes e confeitarias que trazem culinárias de todas as partes do mundo para dentro de BH.

E quando falamos de diversas culinárias reunidas em um só lugar, é literalmente isso que queremos dizer! Atualmente, o Mercado da Boca Buritis conta com sete estabelecimentos. Dentre eles, restaurantes australianos, italianos e espanhóis, confeitaria inspirada na culinária francesa e muita comida mineira! Veja abaixo:

Restaurantes do Mercado da Boca Buritis

  • Rotisseria Central;

  • Popolare Pizzar;

  • Parrilla Tapas Tapas;

  • Uluru Cafe e Brunch;

  • Lolita Bubble Gin;

  • Adega Guga;

  • Doce Carol Ateliê.

Para completar, o Mercado da Boca Buritis oferece um dos maiores playgrounds kids do bairro Buritis. Funciona assim: você paga um valor fixo para que seu pequeno ou pequena curta por quanto tempo quiser. Vale lembrar que o estabelecimento disponibiliza um monitor infantil, para que os papais possam relaxar enquanto aproveitam o espaço gastronômico.

Endereço: Av. Professor Mário Werneck, 1973 - Buritis. 

Funcionamento: segunda a sábado, das 11h30 às 23h. Domingo, das 11h30 às 22h.

Quioxque Carioca

O Botequim Quioxque Carioca é um barzinho que trouxe os ares do Rio de Janeiro para dentro do bairro Buritis, em BH. O espaço é temático e até mesmo o cardápio é recheado de petiscos tradicionais no litoral carioca. Além disso, a cartela de drinks variados é mais uma das atrações do espaço.

A decoração do Quioxque Carioca também chama atenção! Para quem ainda não conhece, o lugar foi reformado recentemente. Agora, conta um espaço muito mais amplo, com área interna, externa e um cantinho instagramável, com direito a balanço, cadeira de praia, chapéu de palha e areia verdade!

O Quioxque Carioca também é mais um dos barzinhos do bairro Buritis que se preocupa em oferecer um espaço para que as crianças possam se distrair, enquanto os pais curtem uma boa prosa e aproveitam o espaço. 

Endereço: R. Henrique Badaró Portugal, 157 - Buritis.

Funcionamento: terça a sexta, das 17h às 00h. Sábado, das 12h às 00h. Domingo, das 12h às 19h.

Bares e restaurantes na região Leste de BH

A região Leste de Belo Horizonte é um verdadeiro reduto de bares tradicionais na capital mineira, como aqueles que estão situados no bairro Santa Tereza desde a década de 1920. Contudo, a efervescência boêmia da região também atrai novos estabelecimentos para a famosa Avenida Sapucaí. Vem ver!

Bar do Orlando

Pelo menos dez diferentes gerações de belorizontinos já conheceram esse botequim. O Bar do Orlando, localizado em uma das esquinas do bairro Santa Tereza, é um dos bares mais antigos de BH, totalizando mais de 100 anos de boemia e tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Belo Horizonte. 

O espaço não possui garçons e a gastronomia sai diretamente das famosas estufas de botequim. Quanto à música, a palavra de ordem no Bar do Orlando é o samba de raiz. Ao menos três vezes por mês o espaço promove uma roda de samba, comandada pelo tradicional Bloco dos Pescadores.

Endereço: Rua Alvinópolis, 460 - Santa Tereza. 

Funcionamento: de quarta a sexta, das 16h às 00h. Sábado, das 14h às 00h. Domingo, das 13h às 23h.

Salumeria Central

O Salumeria Central é um dos restaurantes que ajudam a fortalecer o roteiro gastronômico da badalada Rua Sapucaí, no Floresta. O espaço oferece áreas internas e externas, além de uma vista maravilhosa para o principal mirante de arte urbana de BH.

A ideia do Salumeria Central é mesclar a alta gastronomia italiana com a tradicional culinária mineira. O resultado disso são pratos surpreendentes e um cardápio que está sempre mudando, isso porque a cozinha do chef Djalma Vitor privilegia ingredientes da estação.

Endereço: Rua Sapucaí, 527 - Floresta.

Funcionamento: terça a sábado, das 11h30 às 22h. Domingo, das 12h às 18h.

Bares e restaurantes na região Centro-Sul de BH

Atualmente, a região Centro-sul de BH lidera a lista de regionais da cidade com a maior concentração de bares. Nessa região, ficam localizadas avenidas famosas por reunir uma diversidade enorme de espaços gastronômicos. Somente as avenidas da parte central da cidade reúnem mais de 370 estabelecimentos. Veja!

Est Est Est


É claro que uma das culinárias mais famosas do mundo não ficaria de fora da nossa lista. O Est Est Est é um fiel restaurante italiano. O país está presente do chef, ao cardápio, passando pela música ambiente e a decoração. O espaço fica situado no Funcionários, um dos bairros conhecidos pela vivacidade noturna.

O cardápio do Est Est Est foi criado pelo chef Simone Biondi, natural de San Benedetto del Tronto. Por isso, todos os pratos foram criados com base nas memórias e experiências vividas na juventude do chefe italiano. Por lá, você vai encontrar receitas totalmente tradicionais, como o espaguete à carbonara, o saltimbocca alla romana e as burratas. Para finalizar, a casa ainda serve o limoncello como cortesia.

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 107 - Funcionários. 

Funcionamento: terça a sexta, das 12h às 15h e 18h às 23h30. Sábado, das 12h às 16h e 19h às 0h. Domingo, das 12h às 16h.

Casa Cheia

Quem nunca saiu de um passeio na Feira Hippie e acabou parando para almoçar dentro do Mercado Central? Para quem já viveu isso, com certeza já deve ter visitado o Casa Cheia. Ele é um dos principais restaurantes dentro desse ponto turístico de BH. Além de tudo, ainda é um prato cheio para quem busca por um barzinho para tomar uma cerveja gelada e comer o tradicional fígado com jiló no centro da cidade.

A segunda unidade do Casa Cheia fica localizada na região da Savassi. Por lá, você encontra um ambiente mais espaçoso, com mesas divididas entre quatro ambientes. É possível se sentar até mesmo na calçada, ao ar livre. 

O cardápio das duas unidades é o mesmo! Mas por conta da tradição e da fama, o Casa Cheia do Mercado Central sempre forma filas na hora do almoço. Por falar em cardápio, o menu do restaurante reúne petiscos e pratos que caem bem a qualquer hora do dia. Almôndegas, o famoso torresmo de barriga, iscas de frango, feijoada e o fígado com jiló são alguns dos itens mais pedidos.

Endereço: Mercado Central (Av. Augusto de Lima, 744 - Loja 167 - Centro). Savassi (Rua Cláudio Manoel, 784).

Funcionamento: Segunda a sábado, das 10h30 às 17h45. Domingo, das 10h00 às 13h00.

Bares e restaurantes na região da Pampulha

A Pampulha é uma das regiões mais encantadoras de Belo Horizonte. Nesse pedacinho de BH ficam localizados boa parte dos pontos turísticos da cidade, dentre eles a Lagoa da Pampulha e todo o seu circuito cultural. Para nossa sorte, alguns bares e restaurantes levam um pouco de gastronomia para completar o passeio de turistas e moradores que buscam lazer na região.

Meu Bhar Mineirão

Está procurando um barzinho em BH com apresentações musicais em plena quarta-feira? Essa pode ser uma tarefa difícil, mas apenas para quem não conhece esse cantinho da cidade. O Meu Bhar Mineirão oferece música ao vivo de terça-feira a domingo e lança uma agenda diferente a cada semana.

Se você está se perguntando que tipo de música vai ouvir no Meu Bhar Mineirão, uma pitada de variedades e um bocado de sertanejo. Mas apesar de ser a estrela da agenda, o sertanejo dá espaço, também, para apresentações de rock internacional e nacional, MPB e pagode.

O Meu Bhar Mineirão fica localizado à beira da orla da Lagoa da Pampulha e possui dois andares. Isso já mostra que o local possui uma vista incrível da região. Além disso, conta com muitas áreas abertas e mesinhas ao ar livre, uma ótima pedida para o verão!

Endereço: Av. Alfredo Camarate, 50 - São Luiz - Pampulha.

Funcionamento: terça a sábado, das 11h às 22h. Domingo, das 11h às 18h.

Xapuri

O Xapuri é um restaurante premiado por seus tradicionais pratos da culinária de Minas. Por lá, é possível encontrar comida feita em fogão a lenha, como manda a tradição. Vale lembrar que esse é um dos espaços mais premiados de Belo Horizonte.

Justamente por se inspirar no interior de Minas Gerais, o Xapuri oferece uma grande área externa, onde os visitantes podem se sentir bem perto da natureza. O local é repleto de árvores, e bem próximo delas é possível encontrar grandes mesas de madeira rústica, as quais acomodam de quatro a seis pessoas. 

Mas a parte aberta do restaurante reserva mais do que isso. Além das mesas externas do Xapuri, o espaço conta também com uma série de atividades ao ar livre, famosas por divertir crianças e adultos, como o passeio de charrete e o playground kids.

Endereço: Rua Mandacarú, 260 - Trevo

Funcionamento: De terça a sábado, das 11h às 22h. Domingo, das 11h às 18h.

 

O que achou das opções de bares e restaurantes em BH? A essa altura deu para ver que tem opções para todos os gostos, né? Agora é só juntar a família e os amigos e marcar o próximo happy hour ou almoço. Pois aqui vai mais uma dica: aproveite para conhecer 6 opções de onde almoçar em BH!