Posto de Saúde Buritis ainda não é realidade

Ainda não foi dessa vez que o Posto de Saúde Buritis se tornou realidade, mas o novo centro que está sendo construído entre as ruas Paulo Diniz Carneiro e Iracema Brasiliense promete atender às necessidades da comunidade do Buritis, já que será a unidade mais próxima do bairro. 

As obras começaram no dia 26 de março de 2021 e mesmo antes de finalizada, a nova unidade já é considerada uma conquista para os usuários do Centro de Saúde Havaí. Desde 2014, comissões foram criadas para levar às autoridades a necessidade de ampliação do Centro de Saúde, já que a demanda cresceu e a infraestrutura do espaço não conseguiu acompanhar os avanços. 

De acordo com a Prefeitura, a obra deve ser finalizada dentro de 9 meses. Com isso, a previsão é de que o atual Centro de Saúde Havaí seja remanejado para o novo local, no máximo, até o início de 2022. Contudo, pelo ritmo que as obras estão caminhando, o novo espaço deve ser finalizado antes disso.

Além de concordar com a ampliação da atual infraestrutura, a comunidade também observa um melhor aproveitamento dos espaços do bairro. “Uma área que era utilizada para bota-fora, descarte de animais mortos e que agora terá uma finalidade para toda comunidade”, comenta o morador Ricardo Marcos.

Como chegar ao novo Posto de Saúde Havaí?

Antes da obra ser finalizada, um debate sobre a via de acesso à nova localização do Posto de Saúde Havaí foi levantado. No projeto oficial da obra, a Rua Paulo Diniz Carneiro aparece como a única via de acesso ao centro de saúde. Contudo, os moradores que acompanham o projeto antes mesmo dele sair do papel reivindicaram um acesso mais facilitado aos usuários do bairro Havaí. 

Esses moradores afirmam que a entrada pela Rua Paulo Diniz Carneiro prejudica os moradores do Havaí que precisam acessar o posto de saúde a pé, já que seria necessário dar a volta em todo quarteirão para conseguir acessar o local. Por isso, a proposta dos moradores é que a nova entrada seja acessada pela Rua Deputado Sebastião Nascimento, de modo a torná-la mais acessível ao público alvo do espaço. Além disso, a demanda também tornaria possível a construção de um estacionamento maior aos usuários e funcionários do novo centro de saúde.

Essa demanda dos moradores foi ouvida no mês de abril em reunião realizada com a comunidade e a regional Oeste. A proposta foi oficializada e os moradores aguardam os trâmites para saber se o acesso pela Rua Dep. Sebastião Nascimento poderá ou não se tornar realidade. 

Uma demanda antiga

Apesar de a construção de um novo centro de saúde bem próximo ao Buritis ser novidade, essa já era uma demanda antiga da comunidade do bairro Buritis. De acordo com o site da Associação de Moradores do Bairro Buritis (ABB), em 2016 foi aberto o primeiro protocolo junto à Secretaria de Administração Regional Municipal Oeste. Mas as investidas não pararam por aí.

Em 2017, a ABB até mesmo chegou a mapear terrenos públicos dentro do bairro Buritis, os quais supostamente poderiam ser usados para a construção de um centro de saúde dentro do bairro Buritis. Esse mapeamento foi enviado a um vereador, mas as solicitações não tiveram resultado.

A fim de identificar a aprovação da comunidade em relação à construção de um posto de saúde no Buritis, a ABB chegou a promover uma votação on-line. Até então, foram contabilizados 1008 votos de apoio dentro do site da associação. Contudo, nas redes sociais a demanda divide opiniões. 

No grupo do Buritis Juntos no Facebook, Janete Cordeieo explica que uma parceria da Prefeitura entre a UniBH e a Prefeitura já seria suficiente. “Eu não acho necessário, seria um investimento alto. A UniBH tem muito espaço, inclusive tem até um espaço novo com entrada pela Mário Werneck que acredito que se tiverem interesse prefeitura e UniBH poderiam conversar para atendimentos como os prestados em postos de saúde”, comenta a moradora. 

Cristiane Reis, por outro lado, é moradora do bairro e já foi professora da Instituição de ensino da rede privada, por isso, defende que a Clínica Escola da UniBH não conseguiria atender a todas as demandas de um órgão público como os centros de saúde. 

“A clínica não é aparelhada para a grande demanda, a lista de espera é muito grande e nem sempre é possível o atendimento adequado e na urgência necessária para um paciente. Então, precisamos sim de alternativas, inclusive, para não sobrecarregar mais o posto do Palmeiras, aqui pertinho de nós”, completa Cristina. 

Postos de saúde próximos ao Buritis

Apesar de o bairro Buritis ainda não contar com uma unidade própria de centro de saúde, a comunidade pode se direcionar aos postos de saúde nos bairros adjacentes. Atualmente, existem dezoito postos de saúde na Zona Oeste. Dentre essas, três unidades prestam atendimento aos moradores do bairro Buritis. Veja quais são eles:

  • Centro de Saúde Palmeiras: Av. Dom João VI, 1.821 - bairro Palmeira.

  • Centro de Saúde Havaí: rua Manila 432 - bairro Estrela Dalva;

  • Centro de Saúde Palmeiras: Av. Dom João VI, 1.821 - bairro Palmeira.

Porém, cada um desses postos atende ruas específicas do Buritis, e se você precisar realizar algum acompanhamento médico, deve se direcionar ao posto que atende a região onde mora. Com isso, a Prefeitura de Belo Horizonte preparou um mapeamento que indica para quais postos de saúde cada rua do bairro Buritis é direcionada. Veja abaixo!

Centro de Saúde Havaí
Ruas do bairro Buritis atendidas pelo Centro de Saúde Havaí

Centro de Saúde Palmeiras
Ruas do bairro Buritis atendidas pelo Centro de Saúde Palmeiras

Centro de Saúde Vila Leonina
Ruas do bairro Buritis atendidas pelo Centro de Saúde Vila Leonina


Perguntas Frequentes

Quais são os postos de saúde mais próximos do bairro Buritis?
Atualmente, o Buritis é atendido por três postos de saúde, situados em bairros vizinhos, mas que ficam há menos de 4km do bairro. São eles: Centro de Saúde Havaí, Centro de Saúde Betânia e Centro de Saúde Palmeiras, sendo que esse último fica exatamente na fronteira entre o bairro Palmeiras e o bairro Buritis.