Faculdade americana em BH: Broward University é inaugurada no Buritis

A Broward University é a única faculdade americana em BH que prepara os alunos brasileiros para garantirem um diploma internacional, aceito em qualquer instituição na Flórida. Sua chegada ao bairro Buritis vem para agregar as possibilidades de ensino superior na região.

O bairro Buritis foi escolhido para receber a primeira faculdade americana em BH. A Broward International University chegou ao país em 2017 e, desde então, já passou por outros bairros da capital mineira, como Belvedere e Cidade Jardim, até fixar se fixar no Buritis. 

O Buritis foi escolhido pelos diretores da instituição por se tratar de um bairro repleto de comércios, próximo a hotéis e com acesso facilitado a academias, supermercados e restaurantes. De acordo com Joel Moreira, um dos diretores da Broward, essas condições facilitam o dia a dia dos estudantes que pretendem ingressar na universidade. 

Como a faculdade americana em BH funciona

A metodologia do ensino superior estadunidense em solo brasileiro. Essa é a proposta da Broward. De acordo com Pedro Oliveira, coordenador internacional da instituição, o plano é que a metodologia americana seja seguida à risca na Broward, afinal, os alunos serão registrados como estudantes da Flórida.

O ensino é classificado como 2+2. Ou seja, na faculdade americana os dois primeiros anos do curso são ministrados no Brasil, com matérias comuns independente do curso escolhido. Depois disso, os alunos recebem um diploma internacional e podem seguir os próximos dois anos do curso em qualquer instituição da Flórida ou dos Estados Unidos, cumprindo matérias mais específicas, de acordo com a graduação escolhida.

Essa dinâmica se difere bastante do sistema de ensino brasileiro, já que no Brasil o aluno precisa escolher qual carreira irá seguir antes mesmo de entrar na faculdade, enquanto que nos Estados Unidos a decisão só é tomada após esses primeiros dois anos introdutórios, nos quais os alunos podem explorar melhorar suas possibilidades. 

Cursos oferecidos na faculdade americana 

A didática de ensino superior dos EUA permite que todos os cursos tenham o mesmo percurso curricular nos dois primeiros anos de graduação. Isso significa que os ingressos na Broward podem se matricular em qualquer tipo de curso, uma vez que nos anos iniciais serão aplicadas apenas disciplinas mais gerais, as quais serão ministradas no Brasil. 

Com isso, os alunos só terão contato com as disciplinas específicas do curso escolhido a partir do terceiro e quarto ano de faculdade, ou seja, nos anos finais da graduação. Por esse motivo, é nessa fase que os estudantes devem se preocupar em escolher uma universidade estadunidense que ministre o curso desejado.

Estrutura da Broward 

Com a aceitação da proposta oferecida pela Broward aqui no Brasil, mais alunos se interessaram em ingressar na faculdade. Com isso, o outro espaço onde a universidade funcionava ficou pequeno para a demanda cada vez mais crescente de estudantes em busca de um diploma internacional. 

Mas esse não foi o único fator que motivou a mudança de sede da empresa. A faculdade americana desenvolve uma metodologia onde a troca de experiência entre os alunos é essencial para garantir um aprendizado que não ocorra apenas na sala de aula.

Por isso, a Broward uniu a necessidade de oferecer um espaço mais amplo e a vontade de propiciar um contato maior entre os estudantes e encontrou um espaço que pudesse atender ambas propostas. 

O Wo Center no Buritis foi o espaço escolhido para receber a nova sede da faculdade americana no Brasil porque é amplo o bastante para receber os mais de 100 alunos da universidade e possui estrutura mista, onde a integração entre os alunos é possível. 

“Procurávamos um ambiente que fosse moderno, integrativo, dinâmico, seguro com infraestrutura completa e o mais próximo de uma visão da universidade norte-americana. Por isso a escolha do WO foi uma excelente opção. Ela está em um bairro cosmopolita e jovem”, comenta a assessoria da Broward.

Ficou com curiosidade de conhecer o novo espaço e entender como funciona a faculdade americana em BH? Saiba que a unidade da Broward no Buritis já está em plena operação! Mas se quer uma dica, aproveite esse momento de pesquisa para conhecer outras opções de faculdades no bairro Buritis!