Se está procurando a vacina da dengue no Buritis, saiba que o bairro conta com postos de vacinação gratuitos e pagos! Com o surto da doença ocorrendo em todo o Brasil, a capital foi uma das primeiras a receber doses da vacina, que estão sendo distribuídas para grupos prioritários no SUS. Os laboratórios particulares também estão imunizando contra a dengue no Buritis. As doses são vendidas mediante prescrição médica. Vem ver os locais de vacinação contra a dengue no Buritis e quem deve procurar os postos de saúde do SUS durante essa fase!
O Ministério da Saúde tem planejado a distribuição das doses da vacina para Minas Gerais até o final de março, buscando cobrir todas as 521 cidades do país definidas para essa primeira etapa, incluindo os 22 municípios mineiros listados.
O Ministério da Saúde priorizou a vacinação de crianças em municípios de grande porte e com alta transmissão do tipo 2 da dengue, o que inclui Belo Horizonte e, consequentemente, o bairro Buritis. O cronograma de vacinação contra a dengue na capital foi iniciado em 27 de fevereiro de 2024, quando a imunização foi liberada para crianças de 10 e 11 anos de idade. Já em março houve ampliação e a rede de postos de saúde passou a imunizar crianças de 10 a 14 anos.
A vacina da dengue em BH está sendo distribuída de forma gratuita em todos os postos de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte. Isso significa que você pode procurar qualquer um dos 152 centros de saúde para se imunizar.
O Buritis não tem centro de saúde próprio, mas a boa notícia é que existem três unidades localizadas a poucos metros do bairro. Todas estão distribuindo o imunizante das 7h às 19h! Para conseguir a aplicação, o menor precisa estar acompanhado dos pais, levar documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacina, preferencialmente. Confira abaixos os endereços:
Além dos Centros de Saúde da Prefeitura, alguns laboratórios e farmácias contam com vacinas contra a dengue em seu catálogo de imunizantes. As marcas das vacinas variam de acordo com o estabelecimento, isso significa que as doses também são variadas. Em alguns desses locais é necessário se vacinar uma única vez para ficar completamente imunizado, em outros, você precisa tomar ao menos duas doses para se imunizar completamente.
A vacina distribuída nos postos de saúde da prefeitura é da marca Qdenga. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, ela não é recomendada para crianças menores de 4 anos, pessoas com mais de 60 anos, indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, gestantes, mulheres que estejam amamentando, e aqueles com histórico de anafilaxia ou hipersensibilidade aos componentes da vacina.
A vacina, denominada Qdenga, é um marco para o Brasil, sendo o primeiro país do mundo a oferecê-la gratuitamente na rede pública de saúde. Desenvolvida pela fabricante japonesa Takeda, a disponibilidade inicial da vacina é limitada, por isso, o Ministério da Saúde priorizou a vacinação de crianças de 10 a 14 anos em municípios de grande porte e com alta transmissão do tipo 2 da dengue, o que inclui Belo Horizonte e áreas próximas como o Buritis.
A essa altura, esperamos que suas dúvidas a respeito da vacina da dengue no Buritis estejam resolvidas! Agora é só preparar os documentos e partir para a imunização. Se a sua vez ainda não chegou, não se preocupe, vamos atualizar o cronograma de vacinação sempre que a disponibilidade for ampliada. Fique de olho por aqui. Mas, antes, que tal ver mais novidades sobre o bairro Buritis?
Buritis
Tem agência dos Correios no Buritis? 6 sorveterias no Buritis para provar self service e gelatos Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis Padarias no Buritis: veja as 5 melhores opções do bairro Minas Tênis Clube e UniBH abrem a primeira escola de esportes do BuritisBelo Horizonte
Halloween BH 2024: 5 festas temáticas para variadas idades Dia das crianças em BH 2024: veja 7 atrações culturais e de lazer! Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis 4 floriculturas de BH que oferecem de jardinagem à arranjos Novo hospital oncológico de BH pode abrir as portas no terreno do antigo Raja Grill