Poda de árvore pela prefeitura: veja como solicitar em BH


Solicitar poda de árvore na prefeitura de BH é um procedimento totalmente gratuito e que pode ser realizado por meio dos canais digitais ou pelo telefone de atendimento da PBH. Em alguns casos, o serviço também pode ser realizado também pela CEMIG. Veja abaixo quem você deve procurar de acordo com cada situação!

Por muito tempo, Belo Horizonte foi conhecida como a “cidade jardim”. Esse apelido tem um motivo muito especial, afinal, a capital está entre os municípios mais arborizados do Brasil. A pesquisa realizada pelo IBGE, em 2010, concluiu que BH contava com 82,7% de suas vias públicas com árvores plantadas.


Mas toda essa arborização requer cuidados. Apesar de contar com muitas árvores espalhadas em meio urbano, algumas dessas espécies são impróprias para crescer em espaços urbanizados, ou já estão condenadas devido a sua idade ou doenças que as acometem.

Nesses casos, a principal consequência são os acidentes causados pelo excessivo crescimento de vegetação e quedas de galhos ou da própria árvore por inteiro. Os riscos aumentam em período de chuvas, por isso, a Prefeitura de BH realiza vistorias e podas preventivas, mediante solicitação da população. Veja abaixo em quais situações você deve solicitar ajuda:


Quando solicitar poda de árvores?


  • Casos em que os galhos cobrem placas de sinalização de trânsito;

  • Galhos que entram em contato com fiação elétrica;

  • Casos de árvores antigas ou acometidas por doenças, cujos galhos ficam fracos e podem cair a qualquer momento.


Poda de árvores BH: a quem devo chamar?


Antes de tudo, é necessário entender que qualquer tipo de poda em árvores deve ser autorizada pela Prefeitura, já que Secretaria Municipal de Meio Ambiente é responsável pela proteção e conservação da vegetação de BH. 

Isso significa que tanto em áreas privadas, quanto em áreas públicas, você deve solicitar uma visita técnica da Prefeitura para avaliar se a árvore realmente precisa de alguma intervenção. 


Mas tem um detalhe! Em casos de árvores em propriedades privadas, a PBH apenas realiza a emissão de um laudo permitindo ou negando a poda. Porém, não realiza o serviço. Com a permissão em mãos, o proprietário deve arcar com os custos por si só.

Já em árvores plantadas em via pública, a Prefeitura deve emitir a permissão e realizar a poda. Veja abaixo quais são os espaços onde a Prefeitura é responsável por realizar o procedimento:


  • passeios;

  • vias públicas; 

  • canteiros centrais;

  • passagens de uso exclusivo de pedestre;

  • praças;

  • quarteirões fechados.


Poda de árvore pela Prefeitura de BH


A solicitação de poda de árvore na prefeitura de BH é realizada pelos meios digitais ou pelo canal de atendimento telefônico da PBH. Em média, o tempo de retorno pode demorar até 60 dias. Veja abaixo como entrar em contato:


Canais de solicitação para vistoria e poda de árvores em BH

  • Telefone 156;

  • Site da Prefeitura de Belo Horizonte. Portal de informações e serviços > serviços por tema > meio ambiente;

  • Aplicativo da PBH.

Em casos de vistorias em árvores em espaço público, basta informar o endereço onde os vistoriadores devem comparecer. Já em casos de plantio em espaço privado, a prefeitura pode solicitar alguns documentos pessoais a fim de concluir o cadastro. Veja abaixo:

  • CPF;

  • Identidade;

  • Comprovante de endereço;

  • Cópia de escritura de imóvel ou IPTU.

Em todos os casos, são emitidos protocolos das solicitações. Com esse número é possível acompanhar o andamento de seu pedido através do site oficial da Prefeitura de Belo Horizonte. Para facilitar, a cada avanço na solicitação, uma notificação é enviada ao e-mail cadastrado.


CEMIG: poda de árvores

Poda de árvores próximas à rede elétrica é responsabilidade da CEMIG. Isso porque o procedimento envolve maiores riscos, como choque e queda. Por isso, somente um profissional especializado pode realizar a poda.


Em casos de podas em árvores em propriedade particular, o serviço deve ser feito por terceiros. Contudo, é necessário que a CEMIG faça uma vistoria e indique se a rede elétrica da região pode permanecer ligada durante o procedimento. Em alguns casos, a distribuição de energia é interrompida no período em que a poda estiver sendo realizada, a fim de evitar acidentes.

Em casos de árvores plantadas em espaço público e que estejam em contato direto com a fiação elétrica, a própria CEMIG é responsável por realizar a poda. Essa solicitação pode acontecer de forma programada, ou de maneira emergencial (quando o contato entre a vegetação e a rede elétrica já tiver causado danos). Veja abaixo como entrar em contato com a CEMIG para solicitar vistorias ou podas:


Como solicitar atendimento da CEMIG para vistoria e poda de árvores em BH 


  • Telefone 116 da CEMIG, disponível 24 horas por dia;

  • Site da Prefeitura de Belo Horizonte. Portal de informações e serviços > serviços por tema > meio ambiente;

  • Aplicativo da PBH.


Como solicitar corte de árvore na prefeitura de BH?


Assim como a poda, a solicitações para cortar árvores também devem ser aprovadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, afinal, todas as intervenções ambientais devem passar pela análise técnica dos engenheiros da PBH. Veja abaixo em quais casos a solicitação de retirada de árvores em espaços públicos ou privados pode ser feita:


Quando solicitar corte de árvore junto à Prefeitura

  • Em casos de infestação por pragas;

  • Em casos de suspeita de risco de queda;

  • Necessidade de retirada da árvore para construção civil.

A solicitação para intervenção em árvores em espaço público ou privado também deve ser feita junto à prefeitura, por meio do telefone 156, o aplicativo da PBH ou pelo Portal de Informações e Serviços, também da Prefeitura de BH.

A dinâmica acontece da seguinte forma: depois de solicitada uma vistoria, engenheiros da PBH realizam uma vistoria e emitem um laudo, permitindo ou não a supressão da árvore. Em casos de espaços públicos, a própria prefeitura realiza o corte e o replantio, já em casos de território privado, o proprietário é responsável por realizar o serviço.

Vale lembrar que, para cada árvore cortada, dentro da legalidade, outra espécie deve ser plantada para substituição. Conforme a deliberações normativas nºs 69 e 92, para cada árvore suprimida uma compensação ambiental deve ser feita. Contudo, as novas espécies não precisam ser plantadas no mesmo local da árvore cortada. Além disso, a própria população pode cobrar o replantio junto à prefeitura.


Como denunciar corte de árvores em BH?


Mas o que fazer naqueles casos em que um vizinho acaba cortando ou podando uma árvore de maneira irregular e em espaço público? Nesses casos, a prefeitura conta com a ajuda das denúncias da população. 

Se você observar o delito em flagrante, a polícia ambiental deve ser acionada, por meio do número 181. A pessoa que cometeu a intervenção irregular em árvores em espaço público ou privado pode pagar multas de até 16 mil reais.

A essa altura esperamos que todas as suas dúvidas sobre poda de árvores pela prefeitura tenham sido respondidas. Ah! Que tal aproveitar que está navegando pelo nosso blog para ficar por dentro de mais dicas sobre BH? Boa leitura!