Festa Junina BH: conheça 4 eventos que estão por vir na capital

Procurando por festa junina em BH? Então vai gostar de saber que os finais de semana em Belo Horizonte estão repletos de opções de quadrilhas. Você vai encontrar desde eventos mais tradicionais, organizados pela própria comunidade, até festas grandiosas e com atrações que começam durante a manhã e vão até a noite. Vem ver! 

Festa junina em BH: 4 eventos para toda a família em BH

  • Cidade Junina;

  • Arraiá da Santa 2022;

  • Arraiá da Santa Clara de Assis;

  • Arraial de BH.

Forró, canjica, tecidos coloridos de chita, bandeirinhas e fogueira. Esse é o cenário que se espalha por BH nos dois meses mais frios do ano. Ah! E se você acha que as festas juninas em Belo Horizonte acabaram em junho, está bem enganado! No mês de julho a festança vai continuar. Vão existir eventos em todos os finais de semana, com direito a quadrilha, música ao vivo, forró e muita comida típica.

As festas juninas em BH vão acontecer dentro de espaço de eventos, universidades, espaços públicos e até mesmo centros culturais. Existem opções em diversas regiões da cidade. Para melhorar, a maioria dessas comemorações contam com entrada gratuita. Além disso, um desses eventos é pet friendly. Vem ver!

Arraiá do Buritis

Depois de quase quatro anos paralisado, a maior festa junina do bairro Buritis está de volta! A primeira edição reuniu centenas de pessoas e aconteceu em uma das principais avenidas do bairro, a Henrique Badaró Portugal. Quem participou, pôde aproveitar concurso de fantasia, shows ao vivo e diversas barraquinhas com comidas típicas. A festança começou durante o dia e foi até tarde da noite. E em 2022 não será diferente!

Neste ano, o Arraiá do Buritis terá uma estrutura um pouquinho diferente. Dessa vez, o evento vai acontecer dentro do campus Buritis do UniBH, o que vai garantir entrada e estacionamento gratuitos! Apesar do novo espaço, algumas coisas permanecem iguais. Nesta edição, também terá muito show de forró e outras apresentações musicais que começam de manhã e vão até à noite.

Ah! Vale lembrar que o Arraiá do Buritis é uma festa para toda família, já que conta com um espaço kids que vai oferecer cerca de oito brinquedos e a ajuda de monitores infantis. Basta adquirir um passaporte. Além disso, também existe uma área pet, já que o local será pet friendly.

Atrações do Arraiá do Buritis 2022

  • Brinquedos infláveis com monitores, touro mecânico e cama elástica;

  • Pet friendly;

  • Barraquinhas com comidas típicas;

  • Show ao vivo.

Endereço: UniBH, - Rua Líbero Leone, bairro Buritis.

Funcionamento: dia 2 de julho, sábado.

Cidade Junina

Maior roda gigante do Brasil, quadrilhas, shows, brinquedos infantis, barraquinhas com quitutes e até mesmo uma pracinha com direito a igreja e casinhas iguais aquelas que vemos no interior de Minas Gerais. Isso é tudo o que a Cidade Junina promete! A superprodução é uma iniciativa das empresas NaSala e Box Bold Xperiences, as mesmas criadoras da Cidade de Natal.

A Cidade Junina é um espaço cenográfico, que promete atrair os apaixonados pelas tradicionais festas dos meses de junho e julho. A atração, localizada no Mirante Olhos D’água, recebe shows e apresentações de 10 de junho a 31 de julho. Quase um mês inteiro de apresentações musicais, danças, gincanas infantis e muito mais.

Além das atrações pagas, o Cidade Junina também conta com atividades e espaços fixos e gratuitos. O cenário que remonta uma cidadezinha do interior oferece até mesmo igreja e pracinha, ótimos locais para tirar fotos lindas para as redes sociais. Além disso,também é possível ver de pertinho apresentações de quadrilhas dançadas por famosos grupos da cidade.

Endereço: R. Henriqueto Cardinale, 460 - Olhos D'Água

Funcionamento: programações de sexta a domingo, de 10 de junho a 31 de julho.

Arraiá da Santa 2022

O Arraiá da Santa Inês 2022 é uma quadrilha de rua bastante tradicional de Belo Horizonte. Tão tradicional que tem a duração de um final de semana inteiro. Acontece nos dias 8, 9 e 10 de julho. Para melhorar, a entrada do evento é totalmente gratuita.

Quem conhece, sabe que o Arraiá da Santa é marcado pelos shows ao vivo. As atrações são ecléticas, mas não fogem muito dos ritmos que mais combinam com as festas de inverno. Neste ano, essa história de música foi levada muito a sério. Vão haver dois palcos simultâneos! Além de MPB, os visitantes vão aproveitar muito forró pé de serra e samba raiz. 

Mas não existe festa junina sem quitutes, né? Por isso mesmo, o Arraiá da Santa 2022  vai contar com 96 barraquinhas de comidas típicas, bebidas e artesanato. Não tinha como ser mais completo, né?

Endereço: Rua Mantiqueira.

Funcionamento: 8, 9 e 10 de julho, a partir das 15h.

Arraial de BH

Depois de dois anos paralisado, vem aí o 43° Arraiá de Belo Horizonte, um evento criado, organizado e subsidiado pela Prefeitura de BH. Em 2022, a PBH vai repassar cerca de 2 milhões de reais para custear o evento, que também é um dos mais tradicionais da cidade, se não o maior. 

Vale ressaltar que dentro do Arraial de BH acontece o Concurso Municipal de Quadrilhas. Uma competição que conta com a participação de grupos de dança de toda a cidade e regiões metropolitanas. Essa é uma das principais atrações do evento. Quem já viu sabe que é um verdadeiro espetáculo de música, dança e cores.

Mas não é somente música e dança que você vai encontrar por lá. O Arraial de BH acontece, tradicionalmente, na Praça da Estação. Por lá, você vai poder aproveitar uma verdadeira Vila Gastronômica, repleta de barraquinhas de comidas típicas, criadas por alunos de gastronomia de faculdades ao redor de BH. Eles participaram de um concurso, cujo os vencedores ganharam o direito de comercializar seus produtos durante o evento.

Endereço: Praça da Estação de Belo Horizonte.

Funcionamento: 29, 30 e 31 de julho e 6 e 7 de agosto.


Viu que ainda dá tempo de aproveitar festa junina em BH? Mas fique atento(a) às datas, porque cada um dos eventos acontece em um determinado final de semana de julho ou agosto. Ah! Aproveite que está navegando pelo nosso blog e fique por dentro de notícias e novidades sobre Belo Horizonte. Boa leitura!