Escolas bilíngues em BH: veja 4 opções de infantil ao médio

As escolas bilíngues em BH têm se tornado cada vez mais comuns dentro da rede educacional privada que atua dentro da capital mineira. A cidade apresenta instituições que oferecem o ensino internacional desde os primeiros anos escolares, algo que tem aberto as portas para crianças e adolescentes que planejam um futuro no exterior. 

Diante de uma sociedade cada vez mais globalizada e competitiva, aprender uma segunda língua se tornou indispensável para qualquer um que quer atender às novas demandas do mercado. Por esse motivo, as escolas de Belo Horizonte estão cada vez mais preparadas para oferecer um ensino bilíngue e integral, desde os primeiros anos escolares. 

Ter contato com novas culturas e linguagens durante o dia a dia na escola, torna o processo de aprendizagem de uma segunda língua uma dinâmica muito mais natural. Por esse motivo, as escolas bilíngues em BH deixaram de ser procuradas apenas por estrangeiros e tornaram-se uma opção para os pais que desejam oferecer para os filhos a possibilidade de seguir uma carreira acadêmica ou profissional fora do país.

Por isso, vamos te apresentar quatro escolas internacionais em BH, as quais realizam o ensino bilíngue do ensino infantil ao nível médio. Veja a lista que preparamos com as principais instituições de Belo Horizonte:

Conheça 4 opções de escolas bilíngues em BH

  • Escola Americana BH

  • Maple Bear BH

  • Coleguium Buritis Internacional

  • Fundação Torino

Escola bilíngue: como funciona?

Mas antes de conhecer cada instituição, é importante entender como acontece a dinâmica de ensino. De modo geral, os alunos de escolas internacionais têm contato com uma língua estrangeira de forma parcial, ou seja, na metade da carga horária escolar, ou de maneira integral. 

As escolas bilíngues em BH ensinam o segundo idioma de forma integrada com as matérias do percurso curricular. Isso significa que o inglês deixa de ser considerado apenas uma das disciplinas escolares, e se torna parte da metodologia de ensino. Ou seja, além do português, os professores também usam a linguagem inglesa para ministrar matérias como história, artes, matemática e etc. 

Além disso, as escolas internacionais em BH costumam ter parcerias com instituições de ensino norte-americanas. Com isso, ao final do percurso acadêmico, os alunos recebem tanto o diploma brasileiro, quanto um diploma internacional.

Agora que você já tem uma ideia de como funciona o percurso escolar bilíngue, é hora de conhecer as principais instituições internacionais de Belo Horizonte. Vamos lá?

Escola Americana BH

Ao contrário da maioria dos colégios de ensino bilíngues em Belo Horizonte, a Escola Americana é considerada como uma instituição internacional desde que foi criada, ainda em 1956. Ela é uma das principais escolas do bairro Buritis e nasceu por iniciativa de uma associação de pais que tinha como objetivo facilitar a transferência de alunos para instituições nos Estados Unidos. Hoje, a EABH é considerada uma Escola do Mundo IB, pelo Bacharelado Internacional

A dinâmica de ensino na Escola Americana BH segue o currículo e o calendário educacional dos Estados Unidos. O ensino bilíngue começa com as turmas infantis e vai até o ensino médio (high school). Além disso,  90% das aulas são ministradas em inglês, mas o português, espanhol e mandarim também fazem parte das disciplinas. 

A Escola Americana conta com aproximadamente 24.000 m² de estrutura e opera com fila de espera para novos alunos. Além disso, seus valores são focados no desenvolvimento ético, criativo e comunicacional de cada criança.

Diferenciais da Escola Americana BH

  • 24.000 m²;

  • Diploma internacional e nacional;

  • 90% das aulas são ministradas em inglês;

  • Reconhecida como Escola do Mundo IB.

Coleguium Buritis Internacional

O Coleguium Buritis Internacional foi criado em 2017, com a proposta de oferecer uma imersão da cultura inglesa aos alunos. A instituição trouxe a proposta de ensino bilíngue quando criou uma unidade no bairro Buritis exclusivamente para essa finalidade.

O ensino bilíngue no Coleguium Buritis é realizado desde as turmas de nível básico, até as turmas do High School (Ensino Médio). O processo de instrução para a língua inglesa acontece de forma gradual. Nos primeiros anos escolares as crianças começam a ter contato com a nova linguagem e, na medida que avançam nos períodos, o contato é realizado de forma mais intensa, integrado à rotina de disciplinas curriculares. 

Um dos diferenciais do Coleguium Internacional no bairro Buritis é oferecer disciplinas que utilizam de metodologias de ensino americanas, as quais ajudam no desenvolvimento pessoal das crianças e adolescentes. As disciplinas que envolvem ensinamentos de oratória, governança, economia e marketing são bons exemplos disso.

Diferenciais do Coleguium Internacional Buritis 

  • Ensino bilíngue do ensino infantil ao médio (high school);

  • Ensino de disciplinas do currículo americano, como oratória, governança, economia e marketing;

  • Ensino da língua inglesa de forma gradual, com base no período letivo.  

Fundação Torino BH

A Fundação Torino é uma escola internacional que conta com o ensino de quatro diferentes idiomas: italiano, inglês, espanhol e português. A escola foi criada para atender aos filhos dos funcionários do Grupo Fiat no Brasil, ainda em 1975. Hoje, a Fundação Torino é considerada a maior escola italiana do país

Por se tratar de uma escola com raízes italianas, o currículo dessa instituição é baseado na metodologia de ensino de seu país de origem. Ou seja, enquanto no Brasil os alunos passam pelo Ensino Infantil, Fundamental e Médio, o percurso escolar da Fundação Torino é realizado em quatro etapas: Scuola Materna, Scuola Elementare, Scuola Media e a Scuola Superiore.

Outra das dinâmicas que a Fundação Torino utiliza para imergir os alunos na cultura europeia são as viagens de intercâmbio realizadas em dois períodos da fase escolar. A primeira acontece na 5ª série, quando os alunos são levados para conhecer a Itália e trocar experiências com estudantes de outros países. Já no 1° ano do Ensino Médio, os alunos passam 15 dias viajando por Lisboa, Londres, Paris e Roma, em um tour educativo.   

Diferenciais da Fundação Torino BH

  • Ensino bilíngue do ensino infantil ao médio;

  • Viagens de intercâmbio durante o percurso escolar;

  • Currículo escolar prevê o ensino de quatro idiomas: italiano, inglês, espanhol e português. 

Maple Bear BH

A Maple Bear BH é uma escola internacional inspirada na educação canadense, na qual os alunos são imersos na cultura norte-americana através da linguagem. A instituição também utiliza do inglês para ministrar disciplinas de todas as áreas do conhecimento. 

A imersão na língua inglesa começa ainda no Ensino Infantil, quando as crianças têm aula somente nessa linguagem. Após isso, no Ensino Fundamental, o inglês é alternado com o português. Atualmente, o Ensino Médio ainda não é ministrado nas unidades da Maple Bear em BH.

O principal diferencial da Maple Bear BH se dá, justamente, por meio da metodologia canadense, na qual os alunos são incentivados a desenvolver atividades que fomentem o raciocínio, investigação, raciocínio e ética - valores estimados pela cultura educacional tida no Canadá. 

Gostou de conhecer algumas das principais escolas bilíngues em BH? Esperamos que agora tenha entendido como funciona a dinâmica de ensino internacional nessas instituições. Que tal seguir a leitura por aqui e conhecer outras dicas e notícias sobre Belo Horizonte? Para isso, continue navegando por nosso blog!