Escolas no bairro Buritis em BH: conheça as 10 principais!

As escolas no bairro Buritis em BH são um dos principais atrativos da região, isso porque a variedade de opções de instituições acaba facilitando muito a vida dos moradores e da comunidade que costuma frequentar o bairro à trabalho, por exemplo. 

Imagina gastar no máximo 20 minutos para levar seu filho ao colégio ou conseguir chegar à própria faculdade. Isso pode parecer utópico para a maioria dos belorizontinos. Mas, para a comunidade do bairro Buritis, gastar pouco tempo para acessar a escola ou a faculdade é uma vontade muito acessível. 

Essa facilidade de acesso só é possível graças à diversidade de escolas no Buritis. O bairro oferece opções de instituições que atendem do ensino básico ao ensino superior. Além, é claro, das opções de escolas bilíngues na região. 

Se você está chegando agora ao bairro e quer entender todas as possibilidades de instituições de ensino disponíveis na região, veja a lista que preparamos com as principais escolas no bairro Buritis em BH:

Lista das escolas no bairro Buritis BH

  1. Ipê Amarelo

  2. Escola Cubo Mágico

  3. Escola Athena 

  4. SEB Unimaster

  5. Colégio Magnum Buritis 

  6. Colégio Batista Mineiro 

  7. Escola Americana

  8. Coleguium Buritis Internacional 

  9. UniBH Buritis

  10. Newton Paiva Buritis 

Agora que você já conhece quais são as principais escolas de nível infantil a superior no Buritis, acompanhe o artigo e entenda quais são os diferenciais de cada uma delas. Boa leitura!

Educação Infantil no Buritis

A educação infantil no bairro Buritis é amparada por cerca de oito instituições privadas, as quais oferecem turmas de berçário e maternal, além de turmas iniciais do ensino fundamental. Veja as principais opções de escolas no Buritis para educação infantil:

Ipê Amarelo

A escola Ipê Amarelo possui turmas de berçário, com bebês de 0 a 2 anos de idade, e turmas de educação infantil, as quais atendem crianças de 3 a 5 anos de idade.

A infraestrutura da escola conta com cinco salas e materiais lúdicos, os quais desenvolvem as possibilidades de comunicação, expressão e interação entre os alunos. Além desses, os principais objetivos da escola são: desenvolver o vocabulário, o conhecimento do alfabeto, os significados das palavras, além da criação de um raciocínio lógico-matemático.

Escola Cubo Mágico

A Escola Cubo Mágico conta com três tipos diferentes de turmas: berçário, maternal e integral. Seus horários são divididos em turnos de quatro horas e meia, carga horária semi-integral de seis horas, e período integral, com aulas de 7h às 19h. 

Os bebês do berçário são estimulados com banhos de sol, musicalização, capoeira e psicomotricidade. Já o maternal atende crianças de 0 a 6 anos, as quais são distribuídas nas turmas de maternal I a 2° período. Nessa fase elas aprendem jogos didáticos, participam de oficinas lúdicas e desenvolvem a socialização. 

Escola Athena

A Escola Athenas possui ambientes internos e externos de desenvolvimento educacional, contando com parquinhos, horta, pomar, mini fazendinha, biblioteca, quadra, sala de vídeo, brinquedoteca e pátio. 

No berçário, os bebês são amparados pela sala de banho, refeitório exclusivo, sala de repouso com berços individuais e espaços com piso e brinquedos apropriados. Já no ensino infantil, a infraestrutura externa da escola possibilita a aprendizagem de música, estimulação da psicomotricidade, fono educacional, educação física e inglês. 

Por fim, a Escola Athenas também oferece o Ensino Fundamental I, no qual as crianças são introduzidas de forma mais sistemática nas aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Arte, Informática, Inglês e Educação Física.

Ensino Fundamental e Médio no Buritis

O bairro Buritis tem cerca de quatro escolas que oferecem acompanhamento educacional das primeiras séries do Ensino Fundamental, até as últimas séries do Ensino Médio. Nessas instituições, as crianças e os adolescentes são envolvidos em projetos extracurriculares que ampliam o contato dos alunos com a tecnologia. Conheça mais sobre as principais escolas:

Escola SEB Unimaster

A Escola SEB Unimaster possui duas unidades dentro do bairro Buritis. Uma das unidades é destinada a atender alunos da educação infantil e crianças do 1° a 7° série do Ensino Fundamental. Para esses estudantes, a escola oferece programas de incentivo à leitura e disponibiliza materiais que aumentam o contato com a tecnologia. 

Já a segunda unidade oferece apoio aos alunos da 8ª e 9ª série do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio. Além dos materiais eletrônicos de incentivo que propiciam forte contato com a tecnologia, a instituição também oferece acompanhamento ao ENEM, monitorias e o SEB High School, um programa desenvolvido no contraturno das aulas, em parceria com a escola norte-americana Keystone.

Magnum Buritis

O Magnum está no bairro Buritis desde 2000. A escola atende da educação infantil ao Ensino Médio e desenvolve uma formação cristã juntos aos alunos. 

Dentre seus diferenciais estão o programa Equipes Esportivas, considerado um dos focos da escola, e o MEI Magnum, um projeto de acompanhamento integral dos alunos, no qual as crianças são assessoradas na feitura do dever de casa, na prática de esportes dentro da escola e em outras atividades extracurriculares. 

Colégio Batista Mineiro

O Colégio Batista também possui duas unidades dentro do bairro Buritis. Uma delas é dedicada a atender crianças do berçário ao 4° ano do Ensino Fundamental. No prédio possui: quadra coberta, biblioteca, e salas para aulas especializadas multifuncionais, além de salas amplas, arejadas, claras e com ar condicionado.

Já a segunda unidade da escola foi aberta por último e atualmente abarca os anos finais do Ensino Fundamental e 1° ao 3° ano do Ensino Médio. Essa unidade do Colégio Batista oferece carga horária integral de estudo e um maior contato com as tecnologias. 

Ensino Bilíngue

No bairro Buritis também tem opção para aqueles que desejam que seus filhos tenham um desenvolvimento educacional globalizado desde os primeiros anos na escola. Atualmente existem duas opções de escolas bilíngues no Buritis: a Escola Americana e o Coleguium Buritis Internacional. Entenda mais sobre cada uma delas:

Escola Americana

A Escola Americana foi fundada em 1956 em Belo Horizonte. Seu método e calendário de ensino seguem a proposta educacional dos Estados Unidos, com isso, os alunos acabam começando seu ano letivo apenas em agosto. 

Hoje, a escola oferece do Ensino Infantil ao Ensino Médio e conta com aproximadamente 24.000 m² de estrutura. Seus valores são focados no desenvolvimento ético, criativo e comunicacional de cada criança. Os alunos são imersos no ensino da língua inglesa e adquirem diploma acadêmico reconhecido pelas instituições de ensino dos EUA.

Coleguium Internacional

O Coleguium possui cerca de 20 unidades espalhadas por toda Belo Horizonte, mas a unidade presente no bairro Buritis possui o diferencial de oferecer a modalidade de ensino English Prep e High School. 

Do Ensino Infantil ao Ensino Médio, as crianças e jovens têm contato constante com a língua inglesa da seguinte forma: a grade curricular é desenvolvida 50% do tempo em língua portuguesa e 50% do tempo em língua inglesa. Com isso, ao final do percurso acadêmico acabam conseguindo o diploma brasileiro e o americano. 

Faculdade no bairro Buritis

As opções de escolas no bairro Buritis em BH ficam mais completas com a presença de instituições de nível superior. As duas universidades ficam localizadas na área mais comercial do bairro, garantindo fácil acesso às principais linhas de ônibus. Veja mais detalhes sobre elas:

UniBH Buritis

A unidade da UniBH no bairro Buritis é a maior da cidade. Nela ficam os cursos de áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas, Educação, Engenharia e Tecnologia, Comunicação e Design e Ciências Sociais Aplicadas.

Os diferenciais da unidade ficam por conta da infraestrutura de aprendizagem prática garantida a alguns cursos, como Hospital Veterinário, Clínica Integrada da Saúde, Clínica Odontológica, academia, um Centro de Produção Multimídia (CPM) e Design Lab.

Newton Paiva Buritis

Apesar de não ser o maior campus da Newton Paiva em BH, o complexo do bairro Buritis traz um grande diferencial: a estrutura e os equipamentos de aprendizagem estão alinhados com as últimas tecnologias.

Além disso, a universidade possui em sua infraestrutura lanchonete, rede wi-fi gratuita, espaços de convivência, central de cópias, toaletes, ambulatório, Centrais de Atendimento, Secretaria das Coordenações, laboratórios de informática e biblioteca.

Agora que nós já te mostramos quais são as principais opções de escolas no bairro Buritis em BH, aposto que você já está fazendo as contas de quanto tempo pode economizar na hora de ir até sua aula na faculdade ou levar seu filho à escola! 

  Mas calma porque tem mais coisa para se conhecer sobre o bairro Buritis! Você já quis saber como contribuir com a reciclagem por aqui? Nós temos um guia sobre coleta seletiva que vai tirar todas as suas dúvidas!


Perguntas Frequentes

Quais são as escolas bilíngues do bairro Buritis?
Existem duas escolas no bairro Buritis em BH que utilizam a metodologia de ensino bilíngue na grade curricular: a Escola Americana e o Coleguium Internacional oferecem o diploma americano e brasileiro aos alunos que chegam ao fim do perscurso escolar.