7 cafeterias em BH com café especial, padaria ou confeitaria

Em busca de cafeterias em BH? Prepare-se para encontrar uma cidade com espaços mais tradicionais, outros sofisticados e locais com uma pegada contemporânea. São ótimos espaços para se reunir com os amigos, desacelerar da correria do dia a dia, comer coisas diferentes ou até mesmo fazer uma reunião de trabalho. Com certeza você vai encontrar uma cafeteria que faça o seu estilo. Vem ver! 

Conheça 7 cafeterias em BH

  • Sterna Café;

  • A Pãodequeijaria;

  • Gióia;

  • Puah;

  • Academia do Café;

  • Mocca Coffe and Meals;

  • OOP Café.

Minas Gerais é um dos estados mais famosos no Brasil por conta de sua produção de café. Por isso, fica fácil de entender porque Belo Horizonte dá um show quando o assunto é cafeteria. 

Mas não é somente café de ótima qualidade que você vai encontrar por aqui. Os espaços acabam possibilitando encontros para networking, tardes em família ou até mesmo se tornam pontos de encontro para antigas, novas amizades, e porque não um date?

E se nos permite uma prévia, aqui vai! Você vai encontrar cafeterias em BH que se destacam por seus cafés gourmets de preparação cuidadosa e bastante técnica; vai conhecer espaços que dão um verdadeiro show quando o assunto é padaria e confeitaria e vai se surpreender com as paisagens que algumas delas proporcionam. Vem ver todos os detalhes!

Sterna Café

Se, para você, uma ida até a cafeteria é sinônimo de um momento de relaxamento, vai adorar conhecer esse espaço. A Sterna Café é uma das principais cafeterias na região do Buritis. E boa parte da sua fama tem um motivo. O espaço fica localizado no 9° andar de um edifício e oferece uma varanda com vista para o bairro Buritis.

O principal objetivo desse estabelecimento é oferecer grãos com qualidade. O Sterna Café BH é uma cafeteria que oferece uma cartela variada de cafés nacionais, extraídos de acordo com técnicas internacionais. Além de diversos pratos para café da manhã, almoço ou lanche da tarde.

Os grãos de café do Sterna vêm do sul de minas, mas a cada mês uma nova experiência gastronômica é oferecida, já que grãos de outros países são trazidos para o estabelecimento e passam a integrar o cardápio. E por falar em cardápio, vale a pena fazer um destaque. Além dos diversos pratos de confeitaria, o Sterna Café oferece ótimas opções de almoço, com opções à la carte padrão e pratos do dia. 

Endereço: R. Des. Edésio Fernandes, 144 - Estoril

Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 19h.

A Pãodequeijaria

Para um tradicional mineiro, não existe maneira melhor de comer um pão de queijo se não for acompanhado de um bom cafezinho passado na hora. Por isso, queremos te apresentar um lugar,  cujo carro chefe é essa dupla infalível: a Pãodequeijaria.

Como o próprio nome já diz, a Pãodequeijaria é uma cafeteria especializada nessa iguaria tradicionalmente mineira. Para comer você encontra no cardápio uma verdadeira variedade de pães de queijo recheados. Alguns parecem até mesmo um sanduíche. A ideia é juntar a tradicional receita, com recheios mais contemporâneos. 

No menu ainda é possível conferir uma série de cafés especiais, outras bebidas quentes e uma criação que tem feito sucesso desde que entrou no cardápio: o doce de leite quente. Ele nada mais é do que uma variação do próprio chocolate quente. Mas, atenção! Os amantes de doce de leite correm sério risco de se viciar.

Endereço: R. Antônio de Albuquerque, 856 - Funcionários e Mercado Novo (R. Rio Grande do Sul, 499 - Centro).

Funcionamento: Funcionários (segunda a sábado, das 11h às 22h) e Mercado Novo (quarta a sexta, das 16h às 23h. Sábado, das 12h às 23h. Domingo, das 11h às 17h).

Gióia Dolce

Café colonial aos finais de semana e uma série de pães, bolos, tortas e biscoitos fresquinhos todos os dias. Essa é a Gióia Dolce, uma cafeteria que também opera como cafeteria, já que oferece um menu de cafés preparados com grãos especiais. Por lá você encontra clássicos como cappuccino, mocha, chocolate quente, affogato e por aí vai!

A Gióia dá um show quando o assunto é confeitaria. Sua vitrine é abastecida de doces, bolos e bombons todos os dias. Além disso, o local ficou bem conhecido por seus bolos e tortas de aniversários, que podem ser solicitados por encomenda.

Aliás, o café colonial da Gióia é uma verdadeira atração. Aos finais de semana, bem cedinho, a cafeteira prepara uma bancada repleta de bolos, biscoitos, pães, frutas, tortas doces e salgadas, bolinho de chuva, suco natural e todas aquelas outras delícias que uma boa mesa de café da manhã deve ter.

O café colonial da Gióia acontece aos sábados e domingos, das 8h às 11h. O cafezinho coado na hora e o leite são cortesia da casa, as demais opções ficam disponíveis em um modelo self service com balança.

Endereço: R. Eli Seabra Filho, 510 - Loja 6 - Buritis

Funcionamento: Terça a sexta, das 11h às 19h. Sábado e domingo, das 8h às 15h.  

Puah

A Puah é uma cafeteria e casa de waffles recentemente inaugurada no bairro Buritis. O espaço foi criado por um casal carioca que resolveu criar raízes aqui em BH. O espaço é super aconchegante e, o melhor, perfeito para diversas situações.

Se você gosta de tomar aquele cafezinho após o almoço, o Puah é uma ótima opção. A cafeteria tem um menu completo com clássicos como expresso e cappuccino, além  de outras bebidas que utilizam o café da preparação, como o coffee shake e o frapuccino. 

As porções são bem fartas e, o melhor, é que o Puah tem total controle sobre a procedência do café utilizado na cafeteria. Os grãos são especiais, vêm de uma fazenda do interior de Minas Gerais e são torrados por uma moradora do próprio bairro Buritis. Tudo entre vizinhos!

Ah, e não poderíamos deixar de falar sobre a especialidade do Puah, os waffles. Alguns valem até mesmo como uma refeição. Tem massas doces e salgadas e recheios que vão do simples ao gourmet. Nosso preferido é o Waffle Liegge com queijo canastra e goiabada!

Endereço: Av. Professor Mário Werneck, 2020 - Buritis

Funcionamento: de terça a sexta, das 13h às 20h. Sábado, 8h às 19h. Domingo, das 8h às 16h.

Academia do Café

A academia do Café é um espaço dois em um. Ao mesmo tempo que opera como escola de baristas, também é uma cafeteria bastante frequentada na região centro-sul de Belo Horizonte. O ambiente por lá é meio familiar. Tem até mesmo um mascote,a Margot. Ela é um cadela da raça Dachsund que encanta a todos que chegam por lá. 

Na  Academia do Café você encontra grãos importados de diversas regiões do Brasil. Alguns, inclusive, são importados até mesmo para o exterior. Se você tem preferência pelo método de filtragem do café, não se preocupe. Por lá você pode tomar café coado pela técnica clever, V60, prensa francesa e por aí vai!

Para acompanhar o café, prepare-se para quitutes diversos, como fatias de bolo, pães de queijo, quiche, biscoito de queijo, pão de mel, croissants, brioche, cookies e os famosos cinnamon roolls. Mas vale lembrar que a disponibilidade pode variar de acordo com os dias da semana.

Endereço: R. Grão Pará, 1024 - Funcionários.

Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 18h.

Mocca Coffee and Meals

Um espaço para reuniões de trabalho e encontros com os amigos e a família. O Mocca Coffe and Meals é uma cafeteria bastante sofisticada. A decoração parece ter sido criada para servir de ambiente instagramável. 

Como o próprio nome sugere, o Mocca Coffe and Meals é perfeito tanto para quem busca tomar somente um cafezinho, quanto para aqueles que preferem um brunch ou até mesmo um almoço. Os pratos vão desde comida caseira, até opções mais robustas e gourmets. 

O Mocca Coffe and Meals também se destaca entre aqueles clientes que buscam um espaço aconchegante e equipado para trabalhar ou realizar reuniões de trabalho. Eles oferecem ambientes especiais, tomadas, baterias, mesas e outras ferramentas necessárias para um dia tranquilo de expediente. 

Endereços: Alameda do Ingá, 16 - Vila da Serra. 

Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 21h. Sábado, das 8h às 21h. Domingo, das 8h às 20h.

Chegamos ao fim de nossa lista de opções de cafeterias em BH para você aproveitar. Deu para perceber que os espaços são bastante diferentes e oferecem produtos para agradar qualquer um, né? Esperamos que até aqui você já tenha escolhido qual dos estabelecimentos vai visitar primeiro. Ah! Que tal aproveitar que está navegando pelo blog para ver mais dicas de lazer em Belo Horizonte? Boa leitura!