Biblioteca em BH: conheça 5 espaços comunitários e gratuitos


Buscando por uma biblioteca em BH? Saiba que a capital mineira conta com um dos principais acervos públicos de Minas Gerais e outros espaços comunitários mantidos dentro de centros culturais, universidades e até mesmo locais de iniciativa privada. E o melhor é que todas essas bibliotecas são gratuitas e abertas à comunidade. Vem ver!

Principais bibliotecas em BH com acesso comunitário


  • Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

  • Biblioteca Central da UFMG

  • Biblioteca Comunitária da VPR Imóveis

  • Biblioteca Pública Infantil e Juvenil

  • Biblioteca do Centro Cultural Lagoa do Nado

Ler E-books por meio das telas de computadores, tablets e celulares ou recorrer às páginas impressas dos livros de brochura com folhas de papel? Se você não abre mão do modo de leitura mais tradicional e acredita que poder folhear um livro faz toda a diferença, veio ao lugar certo! 

Viemos te mostrar que, apesar da era tecnológica, ainda é possível encontrar uma variedade de bibliotecas em BH que oferecem ambientes perfeitos para uma leitura tranquila ou uma tarde de estudos com os amigos e, além disso, também disponibilizam um acervo que vai dos livros didáticos aos ficcionais. Afinal, livros ainda são artigos caros para boa parte da população belorizontina, mas as bibliotecas comunitárias vêm para facilitar esse acesso! 

Na lista que você pôde conferir acima, reunimos grandes e famosas bibliotecas em BH e outros espaços menores e menos conhecidos, mas que oferecem uma proposta muito bacana de biblioteca compartilhada para os moradores locais que estão ao seu redor. Agora é hora de conhecer todos os detalhes sobre cada uma delas. Vamos lá!


Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

A Biblioteca Pública Estadual Luiz Bessa faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, pois está localizada em uma região conhecida por reunir museus e centros culturais. O espaço conta com o principal acervo de Minas Gerais, com cerca de 570 mil títulos disponíveis, dentre eles livros, revistas, jornais e conteúdos em braille.

O prédio da Biblioteca Pública Estadual foi inaugurado em 1961 e, desde então, já tornou-se palco para realização de atividades que vão muito além da leitura. Por lá, é possível desfrutar de um teatro com capacidade para mais de 200 pessoas, uma sala de cursos e palestras e até mesmo uma galeria de arte.

Por ser um dos importantes espaços culturais de BH, a Biblioteca Pública recebe mais de 400 mil pessoas por ano. Mas o espaço conta com um serviço muito bacana para aqueles que querem ler algum livro do acervo mas não podem se deslocar até a biblioteca: o Caixa-Estante. 

No projeto Caixa-Estante, espaços como hospitais, creches, asilos, centros de detenção e APAEs podem solicitar o recebimento de determinadas obras do acervo da biblioteca, as quais serão emprestadas por um intervalo de tempo.

Mas se você pode ir pessoalmente à Biblioteca Estadual, melhor ainda! A entrada no espaço é totalmente gratuita e não exige agendamento prévio!

Endereço: Praça da Liberdade, 21 - 3º andar

Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Sábado, das 8h às 12h


Biblioteca Central da UFMG


Se engana quem pensa que somente os alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) podem ter acesso à famosa Biblioteca Central. O prédio fica dentro do Campus Pampulha, o maior da universidade, e possui quatro andares. Por isso, diariamente, o espaço recebe alunos das faculdades, colégios técnicos e toda a população de Belo Horizonte que estiver interessada em encontrar livros didáticos ou obras literárias raras.

Cada andar da Biblioteca Central da UFMG possui um objetivo diferente. Veja abaixo:

  • 1° andar: espaço para leitura com a disponibilidade de algumas obras literárias para empréstimo. Mezanino com exposição de arte;

  • 2° andar: cabines individuais para estudo e acervo de livros didáticos do Instituto de Ciências Biológicas;

  • 3° andar: salão de estudos com mesas compartilhadas, cabines de estudo individuais, coleção de um acervo pessoal criado pela famílias de importantes escritores mineiros;

  • 4° andar: acervos bibliográficos raros, histórias sobre as bibliotecas da UFMG.


Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Biblioteca Pública Infantil e Juvenil


A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil é uma das 22 bibliotecas gratuitas mantidas pela Secretaria Municipal de Cultura. O espaço funcionou por muitos anos dentro do Centro de Referência da Juventude, na Praça da Estação. Contudo, em março de 2022, o espaço ganhou uma sede em um prédio próprio, no bairro Serra.

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil (BPIJ-BH) foi a primeira aberta pela Prefeitura de BH, por isso, conta com acervo com mais de 19 mil obras, dentre elas gibis, livros e revistas. Porém, as funcionalidades da BPIJ-BH vão muito além do empréstimo de livros. O espaço também é palco para oficinas infantis, rodas de leitura, contação de histórias e reuniões.

Agora, de casa nova, a Biblioteca Infantil Juvenil agora conta com um diferencial. O novo prédio da biblioteca, que já abrigou outros órgãos públicos de BH, oferece uma extensa área verde, onde será possível realizar brincadeiras, oficinas infantis e outras atividades ao ar livre.

A nova instalação da BPIJ-BH ainda não foi inaugurada oficialmente, a previsão é que todos os materiais sejam transferidos para o novo espaço ainda no primeiro semestre de 2022!

Endereço: Rua Professor Estevão Pinto, 601 - bairro Serra.


Biblioteca Comunitária da VPR Imóveis

Já ouviram falar de uma biblioteca dentro de uma imobiliária? Parece curioso, mas essa iniciativa tem feito sucesso no Buritis! A Biblioteca Comunitária da VPR Imóveis foi criada em 2018, com o objetivo de oferecer livros de diversos nichos para a comunidade do bairro, uma região repleta de escolas de nível fundamental, médio e universitário.

Todos os livros que hoje fazem parte do acervo foram doados por moradores e empreendedores locais. Por lá, é possível encontrar obras de ficção, literatura, romance e livros de diversos nichos profissionais.

Para completar, além de oferecer um acervo de livros para empréstimo gratuito, a VPR Imóveis ainda conta com uma varanda muito agradável para aqueles que gostam de se sentar à sombra e aproveitar uma leitura tranquila, enquanto toma um cafezinho.

Ah! A boa notícia é que utilizar a Biblioteca Comunitária da VPR é super simples! Basta ir até a loja, escolher um dos títulos e informar nome, endereço e telefone na recepção. O prazo para devolução do livro é de um mês, podendo ser renovado.

Endereço: Av. Prof. Mário Werneck 1311 - 3° andar.

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados, das 9h às 13h.


Biblioteca do Centro Cultural da Lagoa do Nado


Que tal pegar um livro emprestado e começar a lê-lo à sombra de uma árvore, em um dos parques mais completos de BH? Isso é algo que o Centro Cultural da Lagoa do Nado oferece aos seus usuários! A Biblioteca também é mantida pela Secretaria Municipal de Cultura, por isso, tem acesso gratuito!

O acervo da Biblioteca Cultural da Lagoa do Nado não é muito amplo, mas o espaço é um verdadeiro complemento para todos os outros equipamentos de lazer e cultura disponíveis no Parque Lagoa do Nado. Dentro do local ainda é possível encontrar pista de skate, trilhas ecológicas, academia da cidade e quadras de peteca.

Endereço: Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã.

Funcionamento: de terça a domingo, das 7h às 18h.



Gostou de conhecer mais detalhes sobre as bibliotecas em BH que oferecem serviços de forma gratuita? Agora basta escolher qual desses espaços está mais perto da sua casa, escola ou faculdade! E que tal aproveitar que está navegando em nosso blog e conhecer outros tipos de espaços para se conhecer e atividades para se fazer em Belo Horizonte? Boa leitura!