Coleta de lixo no bairro Buritis: guia completo

O serviço de coleta de lixo no bairro Buritis é um dos mais completos na cidade. A região conta com coleta de lixo comum, projeto de lixo seletivo e até pontos de recolhimento de resíduos que não devem ser descartados de qualquer maneira. Esse guia vai te mostrar como funciona cada um desses serviços!

Você, que acabou de chegar ou já mora no Buritis há mais tempo, conhece e sabe como utilizar todos os serviços de coleta de lixo que a região oferece? Esse guia vai te mostrar que o que não falta para os moradores do Buritis são possibilidades para descartar seus resíduos.

Se você está chegando agora no Buritis, entender como funciona a coleta de lixo é uma das informações mais cruciais. Afinal, uma das primeiras questões que surgem é: quando e onde é possível descartar todas as caixas e plásticos que foram usados para embalar os pertences no processo de mudança?

Já para você que mora no Buritis há mais tempo, o que fazer quando seu tablet estraga, não tem conserto e não pode ser descartado com os demais resíduos, já que possui materiais poluentes em sua composição?

Enquanto alguns bairros de Belo Horizonte sofrem com serviços deficientes para coleta de lixo, o Buritis possui várias opções para descarte de lixo comum, seletivo ou poluente. Siga a leitura e descubra como aproveitar cada um deles!

Coleta de lixo comum no Buritis

Não precisa se preocupar se o caminhão de lixo passa ou não em sua porta, pois a coleta de lixo comum é realizada em todas as ruas do Buritis, já que o bairro é classificado como área de urbanização formal. Porém, os moradores e comerciantes precisam se atentar ao fato de que o Buritis não é atendido pelo serviço de coleta em todos os dias da semana, por isso, o ideal é se programar para não perder o dia e o horário da coleta.

Dia e horário da coleta de lixo comum no Buritis

  • No Buritis, os dias destinados à coleta de lixo comum são terça, quinta e sábado. A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), empresa responsável por realizar a coleta de lixo em Belo Horizonte, define os dias de recolhimento de acordo com a necessidade de cada região.

  • A coleta de lixo comum no Buritis começa a ser realizada no bairro às 8h, por isso, a recomendação da SLU é para que os sacos de lixo sejam deixados nas lixeiras ou calçadas às 7h da manhã. Assim, você garante que seu lixo seja recolhido e não corre o risco de seus resíduos ficarem expostos por mais tempo do que o necessário, causando poluição. 

Como denunciar lixo jogado na calçada?

Não existe nada mais desagradável do que passar por uma rua com resíduos orgânicos espalhados pela calçada causando mau cheiro e atraindo animais, não é mesmo? Isso normalmente acontece quando moradores e comerciantes desrespeitam o dia e o horário de coleta, e acabam colocando o “lixo para fora” muito tempo antes da hora indicada pela SLU para o recolhimento dos resíduos.  

Se o lixo fica exposto à rua por mais tempo do que o necessário, aqueles resíduos atraem animais em busca de comida que, por sua vez, acabam rompendo os sacos de lixo e espalhando os resíduos por toda a via, causando poluição e mau cheiro. Por isso, o ideal é se programar e colocar o lixo na calçada apenas nos dias e horários indicados pela SLU

Quem tem o hábito de fazer o descarte de lixo em dias e horários impróprios, causando poluição, pode receber multa da própria Prefeitura de Belo Horizonte. Para denunciar empresas e condomínios que não estejam causando poluição nas vias públicas, basta abrir um protocolo através do número 156

Coleta seletiva no Buritis

O Buritis é uma das referências em coleta seletiva em Belo Horizonte. Já que em 2004, a Associação de Moradores criou o Projeto Recicla Buritis, o qual teve como objetivo incentivar os moradores e comerciantes a adotarem a separação de lixo orgânico e reciclável dentro das casas e empresas.

Mas o Projeto Recicla Buritis não foi implementado apenas com o objetivo de causar menos poluição ao meio ambiente e fazer com que os resíduos retornassem à cadeia produtiva. Um dos principais focos do projeto foi gerar fonte de renda para diversas famílias de catadores. Desde então, o destino de todo o lixo reciclável do Bairro Buritis é a COOPEMAR, cooperativa responsável por dar vida útil aos resíduos encarados como lixo.

Veja como funciona a coleta seletiva no bairro Buritis

A coleta seletiva no Buritis funciona através da dinâmica porta a porta, ou seja, o caminhão de lixo da SLU passa por determinadas ruas do bairro, recolhendo o lixo reciclável deixado pelos moradores e empresas na calçada e nas lixeiras. Confira no figura abaixo se a rua faz parte da coleta seletiva no bairro Buritis.

coleta de lixo no Buritis

Dinâmica da coleta seletiva no Buritis 

  • Atualmente, boa parte do Buritis é atendida pela coleta porta a porta, mas algumas ruas ainda não possuem o serviço. Para saber se o caminhão de resíduos recicláveis passa onde você mora, confira nossa lista de ruas atendidas pela coleta seletiva no bairro Buritis

  • A coleta seletiva no Buritis acontece sempre às segundas-feiras, a partir das 8h, exceto quando feriados acontecem nesse dia da semana. 

O que pode ser descartado na coleta seletiva?

A coleta seletiva é responsável por recolher todos aqueles resíduos que podem passar pelo processo de reciclagem e retornar à cadeia produtiva. Por isso, dentre todos os tipos de resíduos, aqueles que podem ser utilizados na reciclagem são: papel, vidro, plástico e metal.

Contudo, existem boas práticas na hora de realizar a separação desses resíduos recicláveis, de modo a contribuir com a saúde e o trabalho dos funcionários dos serviços de coleta e de reciclagem. 

Confira alguns cuidados que devem ser tomados ao praticar a coleta seletiva

  • Lave com água e sabão os objetos recicláveis que puderem ser higienizados dessa forma;

  • Adesivos com cola, papel carbono  não podem ser descartados junto aos papéis recicláveis;

  • Espelhos não podem ser descartados junto ao vidro;

  • Latas de tinta não podem ser descartadas junto aos metais. 

Coleta de lixo eletrônico e especial no Buritis

Vale lembrar que existem materiais que não se enquadram no descarte de lixo comum ou reciclável. Esses materiais normalmente possuem substâncias poluentes que exigem um manejo adequado e especializado. Por esse motivo, o ideal é separá-los e procurar por um local que faça a coleta desses resíduos. No Buritis existem dois locais que recolhem lixo eletrônico, pilhas, baterias e óleo de cozinha: os supermercados Super Nosso e Verdemar. Confira o que pode ser descartado em cada local!

Lixo eletrônico e especial recolhido no Supermercado Super Nosso 

  • Celulares;

  • Tablets;

  • Pilhas e baterias;

  • Óleo de cozinha usado;

  • Embalagens de spray aerosol.

Lixo eletrônico e especial recolhido no Supermercado Verdemar

  • Óleo de cozinha usado;

  • Pilhas;

  • Baterias.

Agora que você já conhece todos os serviços de coleta de lixo no bairro Buritis, já sabe o que fazer agora com aquele material que estava abandonado aí na sua casa, né? Além disso, nunca é tarde para começar a dar o destino correto aos resíduos que produzimos todos os dias! Que tal seguir a leitura e conhecer o posto de coleta de resíduos orgânicos instalado dentro do Parque Aggeo Pio?