Os restaurantes de comida mineira em BH são alguns dos mais visitados da cidade. E tem pra todos os gostos! Enquanto uns são guardiões das mais tradicionais receitas da culinária de Minas, outros dão um show de contemporaneidade ao trazer releituras de clássicos pratos. Conheça abaixo todos os detalhes sobre restaurantes de comida mineira em BH, do tradicional ao contemporâneo.
Tropeiro, angu com quiabo e costelinha, galinhada, polenta, tutu de feijão e por aí vai! Se deixar, essa lista vai longe, afinal de contas, o que não faltam são pratos com DNA mineiro correndo pelas veias. Por isso, hoje vamos falar sobre restaurantes de comida mineira em BH, que valorizam e dão super destaque aos ingredientes e ao modo mineiro de cozinhar!
Se você acha que em time que está ganhando não se mexe, vai gostar de conhecer os restaurantes de comida mineira raiz que separamos. Esses espaços levam a tradição ao pé da letra, por isso, até comida preparada no fogão à lenha você vai experimentar.
Caso seja adepto da inventividade, os restaurantes de comida mineira em BH, com pegada contemporânea, vão te surpreender super positivamente! Separamos espaços que estão ficando famosos por reinventar os aclamados frangos com quiabo, sem deixar escapar a potência do sabor. Vamos conhecer?
Essa dica vai para você que não dispensa a boa e velha comida mineira tradicional! O Chalé da Mata é um dos restaurantes situado no bairro Buritis, mas que atrai visitantes de todas as partes de BH!
Na época da construção do bairro, o espaço ainda era somente um bar. Os anos passaram e o local passou por uma reformulação. A ideia foi transformar o ambiente em um restaurante de culinária mineira, cercado de natureza e perfeito para ir com a família. Assim foi feito!
Ele fica localizado em uma das ruas mais arborizadas do Buritis, bem próximo de uma reserva. É bem comum topar com alguns jacus e miquinhos a caminho do restaurante. Chegando lá, você vai encontrar um bufê de encher os olhos de qualquer um que ame pratos típicos de minas.
Rabada com agrião, torresmo de rolo, frango com quiabo e costelinha de porco são alguns dos sucessos da casa. Mas não para por aí, viu? O bufê de self-service é tão diverso que fica até difícil de escolher. As opções de pratos estão sempre mudando e, no fim, sua refeição é cobrada por quilo.
Mas não são só os pratos do Chalé da Mata que remetem à Minas Gerais e à fazenda, a vasta área verde e a decoração do local também ajudam a oferecer a sensação de que os clientes estão em um verdadeiro sítio. Além da decoração rústica, o restaurante ainda conta com um pequeno riacho, viveiro de pássaros e playground.
Endereço: Av. Eng. Carlos Goulart, 1123 – Buritis.
Quando o assunto é manter as crianças entretidas, o Xapuri é especialista nisso. Para começar, o restaurante fica localizado em um espaço muito amplo, bem próximo à natureza e repleto de elementos capazes de despertar a curiosidade dos pequenos.
O Xapuri conta com um espaço kids em um local aberto e bastante arejado. Por lá, as crianças podem se divertir em uma casinha da árvore, escorregador e um brinquedo de madeira inspirado nos trens de ferro mineiros, o qual combina com a decoração mais rústica do restaurante.
Mas a diversão não para por aí! O Xapuri também oferece um contato maior com os animais de fazenda através do passeio de charrete. Nesta atividade, um profissional gui as pelo centro de equitação do restaurante, através de um passeio de charrete.
Vale lembrar que o Xapuri é um dos restaurantes de comida mineira mais premiados de Belo Horizonte, por isso, a gastronomia também é um dos pontos altos para as famílias que estão em busca de desfrutar da culinária de Minas.
Endereço: Rua Mandacarú, 260 – Trevo.
O tradicional e o novo em um mesmo lugar! A Cozinha Tupis é um dos restaurantes que garantem uma nova vida ao famoso Mercado Novo. Atualmente comandada pelo chef Henrique Gilberto, do bufê Rullus, a cozinha produz uma releitura de um famoso prato belorizontino, o Kaol. Ele é uma mistura de couve, arroz, ovo e linguiça, criada nos anos 1960 no Café Palhares.
A versão do chef Henrique, com chips de arroz, ragu de linguiça, couve manteiga e gema ralada, é uma experiência gastronômica única. O ambiente descontraído, aliado à parceria com a Cervejaria Viela, proporciona uma variedade de cervejas artesanais, com a Session IPA e a Irish Red Ale se destacando como as favoritas.
Os pratos, que se renovam diariamente, refletem a iniciativa de resgatar o espaço e valorizar a culinária local. Além disso, a proposta contribui para revitalizar a área, atraindo uma clientela jovem e antenada.
Endereço: Av. Olegário Maciel, 742 – Mercado Novo.
O Birosca S2, localizado em Santa Tereza, é um cantinho pitoresco com decoração vintage, que guarda não apenas a glória do reconhecimento gastronômico, mas também a luta pela consolidação na cidade e pela presença feminina na cozinha. Bruna Martins, com paixão desde criança pela culinária, lidera o restaurante que se destaca pela comida mineira autoral e afetiva, mantendo-se como um ícone gastronômico em Belo Horizonte.
Bruna Martins abriu o restaurante Birosca S2 em Santa Tereza aos 22 anos, com a proposta de valorizar a gastronomia através de receitas caseiras que resgatam a cozinha familiar. No seu espaço, apenas mulheres são contratadas.
Quando o assunto é cardápio, não dá para deixar de destacar o prato Bodas de Fubá. Ele destaca ingredientes como pacu, cascudinho e tucunaré. Bruna busca valorizar o peixe de rio, lançando o projeto em parceria com pesquisadores, historiadores e sociólogos para incentivar o consumo dessas espécies. O menu apresenta pratos criativos, como o tucunaré defumado e o tartar de pacu curado, explorando sabores autênticos e resgatando ingredientes icônicos da culinária mineira.
Endereço: Rua Silvianópolis, 483 – Santa Tereza.
O Restaurante Dona Lucinha, localizado no bairro da Savassi em Belo Horizonte, é um ícone da culinária brasileira, dedicando-se a preservar o sabor e a cultura alimentar dos tempos coloniais de Minas Gerais.
Com um cardápio inspirado na pesquisa da cultura alimentar local, a cozinha reflete o período do ciclo do ouro e dos diamantes, incorporando técnicas afro-indígenas e portuguesas. A fundadora destaca que o ingrediente principal é o amor.
Após a pandemia, o restaurante se reinventou, oferecendo um cardápio à la carte com diversas iguarias mineiras. Pratos como feijão tropeiro, frango com quiabo, mineirinho com molho de rapadura e carne moída são destaques, proporcionando uma experiência gastronômica autêntica.
Fundado em 1990, o Dona Lucinha preserva a cultura mineira em um ambiente aconchegante, com uma estrutura de época e detalhes em madeira, ideal para refeições em família ou com amigos. Atualmente, o restaurante mantém sua matriz original em Belo Horizonte e uma filial em Indianópolis, São Paulo.
Endereço: R. Padre Odorico, 38 – Savassi.
Agora que você já sabe quais são os principais restaurantes de comida mineira de BH, é hora de agendar o próximo almoço com a turma! Mas, antes de ir, que tal conhecer os principais restaurantes do bairro Buritis? Tem muita coisa legal para descobrir. Boa leitura!
Buritis
Tem agência dos Correios no Buritis? 6 sorveterias no Buritis para provar self service e gelatos Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis Padarias no Buritis: veja as 5 melhores opções do bairro Minas Tênis Clube e UniBH abrem a primeira escola de esportes do BuritisBelo Horizonte
Halloween BH 2024: 5 festas temáticas para variadas idades Dia das crianças em BH 2024: veja 7 atrações culturais e de lazer! Le Cordon Bleu em BH: a prestigiada escola de culinária chega ao Buritis 4 floriculturas de BH que oferecem de jardinagem à arranjos Novo hospital oncológico de BH pode abrir as portas no terreno do antigo Raja Grill