Serra do Curral: conheça 3 atrações do grande símbolo de BH


A Serra do Curral é considerada um dos maiores pontos turísticos e um dos principais cartões postais de Belo Horizonte. O espaço conta com mais de 400 mil m², que se dividem em 3 grandes áreas. Juntas, elas reúnem atrações como trilhas de caminhada, espaços de convivência para a prática de esportes, mirantes e até mesmo uma tirolesa. Vem conhecer mais detalhes sobre cada um desses locais!

Principais atrações da Serra do Curral


  • Parque da Serra do Curral

  • Parque das Mangabeiras

  • Praça do Papa

Testemunha física da criação e do desenvolvimento da cidade de Belo Horizonte, a Serra do Curral é um dos pontos turísticos mais antigos da capital mineira. Mais do que isso! A enorme reserva verde mostra o quanto as paisagens de BH conseguem mesclar a natureza e a urbanização em um só espaço.

Em 1995, a Serra do Curral foi eleita pelos belorizontinos como o símbolo da capital mineira. E não foi à toa! As montanhas que compõem o ponto turístico podem ser vistas de diversos pontos da cidade. Na época do ciclo do ouro, a grandiosidade da serra indicava aos bandeirantes que eles haviam chegado ao Curral Del Rey. Hoje, a mesma grandiosidade foi transformada em uma verdadeira moldura para Belo Horizonte.

Mas o que alguns consideram como moldura, outros consideram como quintal de casa! E que quintal! O ponto mais alto da Serra do Curral fica há 1380 metros de altura. Além disso, conta com 100 km de extensão, começando na região do Barreiro, passando pelo bairro Buritis e terminando no Taquaril. 

Quem tem a Serra do Curral como quintal de casa acaba considerando o local como um refúgio, um mirante para avistar os horizontes da cidade e como a casa de grandes nascentes, como o Córrego do Cercadinho e o Ribeirão Arrudas. 

Na verdade, essa lista vai longe. Afinal, a Serra do Curral pode oferecer muitas atrações aos mineiros e aos visitantes. Seus 400 mil metros de extensão são divididos em três áreas: o Parque da Serra do Curral, o Parque das Mangabeiras e a Praça do Papa. São esses três espaços que vamos conhecer com mais detalhes. Vem ver!

Parque da Serra do Curral

O Parque da Serra do Curral foi criado com o objetivo de preservar a área tombada como patrimônio histórico pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e apresentar um pedacinho da serra aos visitantes. 

Um passeio por seus 4 mil metros de extensão oferece uma experiência incrível aos amantes da natureza. Afinal, por lá é possível encontrar mais de 125 espécies de aves e uma vegetação que mescla a Mata Atlântica e o Cerrado. Mas as atrações não param por aí! Veja abaixo como visitar os mirantes e as trilhas do Parque da Serra do Curral!

Trilha Serra do Curral

A pé ou de bike, com pouco ou alto nível de dificuldade! O Parque da Serra do Curral oferece trilhas para todos os tipos de visitantes! Crianças, adultos e até mesmo idosos são convidados a atravessar a fauna e a flora em busca de incríveis vistas e paisagens.

Algumas trilhas podem ser feitas sem acompanhamentos de profissionais, enquanto outras contam com guias do próprio parque. De todo modo, por lá você encontra banheiros, bebedouros e toda estrutura para se aventurar pela natureza com segurança.

Se você gosta de se aventurar, superar limites e testar seu preparo físico, vai gostar de conhecer uma das trilhas mais desafiadoras do parque: a Travessia da Serra. O passeio tem cerca de quatro quilômetros e, dependendo do preparo da turma, pode chegar a 4 horas de duração. 

Nessa longa caminhada, os visitantes podem chegar no ponto mais alto da Serra do Curral, a cerca de 1300 metros. A trilha tem pontos de subida e descida, conta com escadas e até parapeito. Mas a boa notícia é que todo esforço é recompensado com visões panorâmicas de toda a cidade!

Mirantes da Serra do Curral

Uma visão panorâmica de toda a cidade de Belo Horizonte, essa é a recompensa entregue pelos mirantes localizados na reserva ecológica, após a caminhada pelas trilhas. Ao todo, o Parque da Serra do Curral conta com 10 mirantes distribuídos por seus 4 mil metros de extensão.

Dos dez mirantes do Parque da Serra do Curral, apenas três podem ser acessados sem a necessidade de acompanhamento dos guias. Para ter acesso ao restante, é necessário agendar uma visita guiada com a administração do parque.

Além de conseguir ter uma visão de quase 360° de toda a cidade de Belo Horizonte, os visitantes dos mirantes da Serra do Curral também conseguem avistar outros grandes pontos turísticos da cidade. Não há quem não fique encantado ao ver do alto pontos famosos de BH e região metropolitana, como o Mineirão, o Parque Municipal, a imponente Lagoa da Pampulha e o Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

Parque das Mangabeiras

O Parque das Mangabeiras é o grande coração verde da Serra do Curral. Fundada em 1982, a reserva mantém preservada uma enorme parte de vegetação originária da Serra. O espaço ainda possui o importante papel de conservar 59 nascentes do Córrego da Serra, que fazem parte da Bacia do Rio São Francisco.

Mas além de seu importante papel de preservação ambiental, esse espaço também é referência em lazer e cultura para os belorizontinos. O Parque das Mangabeiras é a maior área verde de Belo Horizonte e um dos maiores parques da América Latina.

Seus 2,3 milhões de m² reservam um verdadeiro mar de experiências aos seus visitantes, afinal, suas áreas de convivência servem de palco para eventos públicos ou simplesmente são procurados por visitantes que querem se sentir mais perto da natureza. Confira abaixo outras atrações do Parque das Mangabeiras:

O que fazer no Parque das Mangabeiras?

  • Praticar trilhas ecológicas: roteiro do sol e roteiro das águas são os mais famosos;

  • Praticar esportes e atividades físicas no parque esportivo: o espaço possui quadras de peteca, tênis e pistas de skate, patins e BMX;

  • Utilizar os brinquedos infantis: playground, cidade de bonecas, escorregador e etc;

  • Visitar o Mirante da Mata: espaço onde é possível ver do alto a vegetação do parque e uma parte de BH.

Tirolesa do Parque das Mangabeiras


A tirolesa do Parque das Mangabeiras é uma verdadeira atração à parte! A Tirolesa Parque das Mangabeiras BH é a maior do estado de Minas Gerais, já que conta com mais de 800 metros de extensão e possui 70 metros de altura.

Na aventura, você desce no equipamento a uma velocidade de 100 km por hora e, de quebra, ainda consegue ter uma vista deslumbrante dos Parques da Serra do Curral e Mangabeiras.

A Tirolesa fica localizada no alto de um dos maiores mirantes de BH. A atividade começa no Mirante Mangabeiras e acaba com um pouso em plena praça de esportes, situada dentro do parque.

Praça do Papa

Para fechar as dicas sobre atrações da Serra do Curral com chave de ouro, não poderíamos deixar de fora esse pedacinho de BH. A Praça do Papa também fica aos pés da Serra do Curral. Desse ponto, ela parece um verdadeiro paredão interminável, responsável por proteger BH. 

A Praça do Papa é outro dos principais pontos turísticos mais frequentados de BH. Talvez pela proximidade com a Serra do Curral, ou talvez por ser considerada a maior praça de Belo Horizonte. O que importa é que esse espaço chama atenção dos visitantes por alguns atrativos:

O que você vai encontrar na Praça do Papa

  • Vista panorâmica de BH;

  • Pátio aberto;

  • Áreas de convivência.


A essa altura já deve ter batido a vontade de visitar a Serra do Curral, né? Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a planejar essa visita da melhor forma. Ah! Que tal aproveitar que está visitando o nosso blog para conhecer o segundo maior parque de BH?