Pistas de skate em BH: veja 6 locais para praticar o esporte

As pistas de skate em BH estão espalhadas por toda a cidade! Por aqui é possível encontrar desde espaços amplos, até locais com obstáculos, rampas e bowls. Para melhorar, existem opções gratuitas, pagas e até mesmo um projeto itinerante que percorre Belo Horizonte ensinando o esporte às crianças. Vem conhecer esses espaços!

6 pistas de skate em BH para conhecer

  • Parque Lagoa do Nado;

  • Parque da Mangabeiras; 

  • Mineirão;

  • Spot Culture;

  • Projeto Natividade;

  • Bairro Buritis.

Depois que o skate foi incluído como modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o esporte ganhou uma visibilidade enorme e, consequentemente, mais pessoas viraram adeptas da prática esportiva. 

Mas, aqui em BH, as pistas de skate já existiam muito antes disso! Segundo a Confederação Brasileira de Skate, BH é a quarta cidade do país com o maior número de skatistas. E estruturas para comportar todo esse público são o que não faltam! 

Você prefere curtir um passeio de skate ao ar livre e em ambientes planos, ou gosta de se desafiar nas manobras em alta velocidade? Seja qual for o seu estilo, saiba que preparamos uma lista com pistas de skate em BH que atendem a todos os perfis de skatistas.

Mas além de oferecerem propostas bastante diferentes, a maior parte das pistas de skate que separamos são gratuitas! E agora que você já sabe quais são esses espaços, chegou a hora de entender todos os detalhes sobre cada um deles. Vamos lá!

Parque Lagoa do Nado

A pista de skate do Parque Lagoa do Nado não é exatamente uma novidade. A estrutura já existia a mais tempo, mas não era frequentada por falta de manutenção. Em 2014, o local passou por uma reforma gigantesca e foi transformado no mais novo skate park da cidade, com investimento avaliado em R$1,5 milhão de reais.

Desde então, tem se tornado um point para os skatistas de manobras do lado norte de Belo Horizonte. Porém, mais do que isso, o espaço também tem sido referência para atletas de toda BH, isso porque a pista mescla os estilos bowl e street em um só lugar.

A pista de pouco mais do que 1300m² possui outro diferencial: o espaço também é referência para quem gosta de andar de patins e praticar manobras na BMX, também conhecida como bicicross.

Em 2017, a pista de skate do Parque Lagoa do Nado recebeu o primeiro evento internacional do esporte em Minas Gerais: o BH Invasion. O campeonato contou com a participação de 100 atletas, vindos de dez estados diferentes e até mesmo de outros países.

Endereço: Rua Min. Hermenegildo de Barros, 904 - Itapoã.

Funcionamento: de terça a domingo, das 7h às 18h.

Parque das Mangabeiras

O skate park do Parque das Mangabeiras foi um dos primeiros a serem instalados em Belo Horizonte. O espaço mantém uma estrutura classificada como street, ou seja, lembra bastante as ruas urbanas e possui equipamentos como palcos, escadarias, corrimãos, rampa 45° e outros obstáculos.

Mas para deixar o espaço ainda mais completo, em 2014 foi inaugurada uma mega rampa em formato de U, conhecida tecnicamente como Half Pipe. A pista atende aos padrões de competições internacionais e, para completar, conta com 4 metros de altura, o que faz dela uma das maiores do Brasil.

Para utilizar a mega rampa a dinâmica é um pouquinho diferente. Só é permitido um atleta por vez dentro do espaço e, além disso, é necessário emitir uma carteirinha de permissão. Os cadastrados ainda recebem um adesivo de identificação para colar no capacete.

Vale lembrar que as pistas de skate do Parque das Mangabeiras ficam dentro de uma das maiores áreas verdes da capital mineira e também possui quadras e playground infantil. Por isso, são perfeitas para quem gosta de praticar esporte e estar pertinho da natureza!

Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 580 - Mangabeiras.

Funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h.

Mineirão

80 mil m² para praticar esportes radicais à vontade! Essa é a Esplanada do Mineirão. O estádio de futebol mantém uma área de convivência bastante frequentada por skatistas de todas as idades. O local é bem familiar e também reúne praticantes de outras modalidades de esporte, como patins e BMX.

O local não possui propriamente uma pista de skate, mas seu piso completamente liso é ideal para praticar esportes sobre rodas. Além disso, o perfil do espaço lembra muito uma pista street, já que possui escadas, bancos de concreto e corrimãos. 

Para completar, a Esplanada do Mineirão conta com uma estrutura super completa. Além de iluminação noturna e banheiros, o local também possui lanchonetes e lojas esportivas, nas quais é possível alugar bicicletas e skates.

Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 - São José

Funcionamento: segunda a sábado, das 7h às 22h. Domingo, das 8h às 20h. Os horários podem ser alterados por conta de eventos e jogos que acontecem na Esplanada.

Spot Culture

O Spot Culture é uma das principais pistas de skate pagas em Belo Horizonte. O local é considerado um centro cultural completo, já que, além do esporte, também é referência para outros segmentos, como música e dança.

As pistas de skate da Spot Culture remontam a paisagem urbana do centro de Belo Horizonte, tem até mesmo uma escultura que faz referência ao famoso “Pirulito da Praça Sete”, o obelisco que é considerado marco central de BH. Além disso, o espaço conta com bancos de praças públicas, hidrantes, corrimão de estacionamento.

Mas as possibilidades de utilização do espaço vão muito além da pista de skate. O Spot Culture também opera como escolinha de skate. E o grande diferencial é que as aulas são ministradas em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Por se tratar de um espaço multiuso, o Spot Culture também conta com oficinas de graffiti, música, fotografia, moda e cinema, além de exposições abertas ao público. Pelo fato de se tornar palco para realização de eventos, o local também conta com restaurante.

Endereço: R. São Paulo, 978 - Lourdes.

Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 2h.

Academia do Skate

Já que estamos falando desse esporte, não poderíamos deixar de fora dessa lista a única pista itinerante de Belo Horizonte: a Academia do Skate. O projeto oferece aulas gratuitas para crianças e jovens ao redor de BH e da cidade metropolitana e conta com uma pista em formato de U, a half pipe.

Mesmo com poucos anos de atuação, o projeto já é visto como um dos principais programas infantis em BH, já que conta com equipamentos e profissionais treinados para dar suporte às crianças. 

A Academia do Skate oferece oficinas e promove competições que incentivam crianças e adolescentes a aprenderem a teoria e a prática deste esporte olímpico. Como ela funciona de maneira itinerante, a cada temporada a pista é instalada em um local ao ar livre em Belo Horizonte. O projeto já passou por importantes pontos da capital, como o Mineirão e o Shopping. 

Funcionamento: de quarta a domingo.

Pista de Skate do bairro Buritis

A pista de skate do bairro Buritis é um projeto de apelo popular, motivado pelos próprios skatistas do bairro. Por muito tempo ele ficou somente no plano das ideias, mas finalmente a proposta começou a sair do papel. Em 2022, a futura pista de skate do bairro Buritis está quase virando realidade!

A Associação do Bairro Buritis (ABB) se reuniu com a turma do skate e representantes públicos para iniciar o projeto. A ideia é que a pista seja instalada na pracinha localizada no encontro da Av. Dep. Cristóvão Chiaradia com Rua Moisés Kalil. O projeto está em seus primeiros passos, mas já existe uma expectativa para que a entrega da pista seja feita ainda em 2022.

Endereço: Av. Dep. Cristóvão Chiaradia com Rua Moisés Kalil.

Funcionamento: aberto ao público.


A essa altura você já conseguiu decidir em qual dessas pistas de skate em BH você vai fazer uma visita primeiro? Sabemos que escolher é difícil, afinal, cada uma chama atenção por um motivo diferente. Por isso mesmo vale a pena conhecer todas! E que tal aproveitar que você já está navegando pelo blog para conhecer atividades gratuitas em BH? Boa leitura!